Seguidores

2012/05/15

Cachotes, truta e novo recorde


Sábado fiz uma manhã de pesca em conjunto com o meu amigo Paulo Ribeiro, as expectativas não eram grandes, mas mesmo assim vontade não faltava para tirar um peixe.

Começamos por um dos pesqueiros favoritos e fomos tentando a sorte, estávamos na ultima hora da preia-mar a agua estava cristalina e o mar quase chão, eram condições difíceis, mesmo assim tentamos vinis, jerks, superficiais, poppers, atiramos com tudo lá para dentro mas eles não queriam sair.

Passada uma meia hora sai o primeiro, era um cachote de 30 cm, bravo e irrequieto que não estava nada contente por vir apanhar ar, foi devolvido em óptimas condições para crescer e um dia mais tarde quem sabe dar um alegria a um de nós.

A pesca continuou e fomos alterando de pesqueiro, pedra depois de pedra, muda de praia, muda de amostra, nada se passava, até que chegamos a uma zona de rocha onde o mar trabalhava um pouco mais e fazia um bom espumeiro.

Eu fui para um pedra e o Paulo para outra, fomos lançando mas nada, víamos um espumeiro mais fora mas ainda não parecia que se pudesse ir para lá, mas o Paulo avançou e passados alguns minutos estava em cima daquelas pedras bem de frente de um belo espumeiro.

Naquele spot o mar estava a trabalhar muito bem, a maré estava a vazar e a uns 50 metros uns cabeços criavam uma espuma que eram indicio de actividade, disse para comigo..."não tarda nada tira um" e assim foi, ao fim de alguns minutos o Paulo tinha um robalo com mais de 30cm, ainda fora de medida e foi devolvido ao mar para voltar um dia mais tarde.

Fui ter com o meu amigo e juntos apanhamos uns bons banhos naquelas pedras onde mar até estava calmo mas juntavam-se duas correntes e por vezes batia por baixo da rocha e dava-nos um valente banho.

O dia estava bonito, muito quente e com uma maravilha de mar pela frente, os cachotes iam saindo mas faltava um bom peixe.

Continuamos a pescar até que o Paulo deu sinal, peixe, peixe, tinha cravado outro,"este é bom" dizia o Paulo, o peixe mostrava força e puxava a linha, o Paulo tratou de lhe cortar a investida e calmamente abeirou o peixe.

Quando ele dizia "não sei mas parece maior" o peixe vem á tona, a uns 5 metros de nós, não era um robalo, as pintas laterais denunciavam uma truta, que grande espanto "É UMA TRUTA, É UMA MARISCA" e o Paulo incrédulo punha a truta a seco, era de verdade uma truta marisca, daquelas que vou procurar para o Rio Minho, mas esta fez o caminho inverso, tinha vindo ter connosco, foi incrível esta captura!

O espanto foi tal que o Paulo não reagiu logo e não lhe deitou a mão, eu ainda ia para lhe pegar mas ela deu dois abanões, soltou-se e pirou-se mar dentro, depois de tão grande espanto uma desilusão ainda maior que não foi fácil de engolir, nem uma foto deixou tirar.

Fica o meu testemunho, uma bela truta marisca, com mais de 1 kg, tirada pelo meu amigo Paulo Ribeiro, que se atirou a uma Saltiga 14 cor sardinha, uma bela captura que se perdeu ingloriamente, mas outras virão.

Ainda continuamos a pescar e consegui mais um recorde no robalo, ao lançar uma rapala maxrap 13 falhei o lançamento e a amostra saiu para o meu lado esquerdo, passou na frente do Paulo e caiu na água a pouco mais que 3 ou 4 metros, passei a cana por cima do Paulo, começo a recolher e Záaasssss, peixe!!!!

Andava mesmo aos nosso pés, era bravo, bem bravo este, mas dava para ver que era pequenote, tirei para fora e fiquei espantado com o tamanho, tirei o robalo mais pequeno da minha vida, deu para rir pois aquele mikizito tinha dado luta e embora parecesse pequeno ninguém o fazia tão pequeno!
Deu para tirar a fotografia deste cachote pouco maior que uma maxrap 13, devidamente devolvido ao mar.

Foi pena pela truta perdida, que era uma boa captura, daquelas que não se esquece mas o Paulo qualquer dia vai tirar uma ainda maior, elas que se cuidem!!!

De resto foi uma manhã de peixe miúdo e mais um recorde, este pela sua pequenez, que pela bravura que já demonstrava certamente será um dos valentes daqui a uns anos, espero bem que cresça para dar uma grande luta quando já tiver uns bons kilos.

6 comentários:

  1. hahaha quando me disseste que era novo record pensei que tinhas tirado o peixe da tua vida... mas tens razão foi um record agora é só bater esse :)

    Ainda te deixo uma dica, é só juntares-te ás carradas de pescadores que na reserva do lado de Gaia com anzóis mosca tiram robalos de 5Cm em frente ás placas de reserva natural.

    Foi pena a truta mas é como dizes mais vão vir

    ResponderEliminar
  2. Boas João,

    Era o peixe da minha vida, só vou ter é que esperar ai uns 15 anos, mas já tá tudo combinado, ele gosta de fotografias!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ja tive um record desses por muito tempo...eheheh!

    Ja noutro blog vi um relato de uma truta marisca...curioso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Armando!

    Sejam grandes ou pequenos eles ainda andam aí e sempre anima as jornadas de pesca que já dá outra motivação... quando li Novo Record pensei mesmo que fosse sair um cabeçudo de óculos e barbas mas afinal era o record inverso =D
    Desconhecia que essas trutas podiam ser capturadas em plena costa!

    Abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inácio... eu fui o felizardo em capturar a marisca, mas o destino quis que ela volta-se ao mar sem sequer ter sido fotografada.
      Curioso é que uma semana antes de eu ter ferrado uma tinha lido num outro blog nortenho um relato onde saiu também uma marisca! Parece que elas andam cá por cima.

      Abraço

      Eliminar
  5. Bueno el escenario era propicio para clavar el pescado de vuestra vida Un saludo

    ResponderEliminar