Seguidores

2013/08/05

Robalos à dúzia

Ultimamente cada um de nós tem tido o seu dia de glória se assim podemos dizer, neste fim de semana foi a vez do Carlos a fazer um dia em cheio.

Encontrei-me bem cedo com o Paulo e o Carlos, o resto da malta estava ocupada com muito trabalho e sem tempo para pensar em peixes, mas não era o nosso caso, o encontro foi nas bombas do costume com café para acordar e depressa fomos para o spot escolhido, não havia tempo a perder porque sabíamos que eles andavam lá.


Eu tinha comigo a colecção completa de passeantes e popers para levar a banhos, e logo que chegamos ao spot escolhido deu para perceber que tínhamos boas condições pela frente, a vazante a coincidir com o nascer do dia, ausência de vento e ondulação no ponto para mexer um pouco as águas e activar o peixe.

Começamos com vinis, para ver se eles ainda estavam a acordar pelo fundo, ainda era de noite e passado pouco tempo apercebo-me de um ataque á superfície, o Paulo nem esperou por mais, mudou logo para a super spook e logo no lançamento seguinte crava o primeiro, vou para fazer filme e dei fé do lindo serviço, não tinha bateria na máquina pois tinha-me esquecido de a carregar, fonix grande galo, e agora não há nada a fazer, acabei por me concentrar na pesca e deixar a reportagem fotográfica para outro dia.

Entretanto mudo para um passeante e pergunto ao Carlos se não ia mudar também, pelo que ele me responde que não tinha trazido passeantes com ele e por isso ia continuar com os vinis, eu pensei que ele ia perder tempo mas estava completamente enganado, na verdade iria ser um dia em cheio para ele.

Logo de seguida engato um com uma miss carna enquanto o Paulo fazia o segundo, o Carlos continuava nos vinis calmamente e mesmo com a nossa insistência não aceitou os passeantes e lá continuou com os vinis.

Continuo no spot com o Paulo e os ataques sucedem-se, uma ferragem falhada, um que se solta outro que falha o ataque, a actividade estava no máximo, entretanto o Carlos vai um pouco mais para norte e logo de seguida dá sinal de peixe, era o primeiro dele, a cana batia bem e até parecia um peixe maior mas estava dentro do que tínhamos encontrado até então.

O Carlos lá continuou e pouco depois dá sinal do segundo e de seguida diz o Paulo "...olha ele têm outro..." e mais outro, rapidamente fez quatro capturas, eles andavam em grande actividade sem dúvida, logo de seguida o Paulo passa-se dos carretos por perder mais um e eu para não me ficar a rir levo uma valente pancada, cana vergada e logo de seguida o gajo solta-se, bem nem dava para acreditar.

A manhã foi passando, o Carlos foi tirando uns atrás dos outros, sempre com um Black Minnow 120 Kahki enquanto eu e o Paulo continuávamos com os passeantes a serem atacados mas sem grande sucesso, talvez o peixe que atacava fosse pequeno e por isso não o conseguíamos ferrar.

Vamos até junto do Carlos e mudamos para vinis, o Paulo engata um e quando vamos a ver era uma valente boga, sim uma boga tinha-se atirado ao Black Minnow, estes vinis provocam tudo, as espécies que já se capturou com eles é fora do comum.

Vou mais para norte para umas pedras que me agradam bastante e consigo um belo peixe com o Patchinko, tendo ainda tido mais dois ataques que nada resultaram.

O Paulo volta à carga e consegue mais um com a Hedon, não dava para definir um padrão exacto tal era a actividade, o peixe acabava por atacar a em toda a coluna de água.

A manhã foi passando e com várias capturas quase todas com direito a libertação, depois viemos até mais a sul fazer os últimos lançamentos daquela manhã e ai o Carlos mais uma vez engata um peixe e logo a seguir mais outro, era sem duvida o dia dele, sozinho tinha capturado 8 peixes, sempre com vinis, não indo em ondas de passeantes e com toda a calma soube fazer uma bela jornada enquanto o Paulo tinha feito 3 bons peixes e eu ficado com 2, todos com passeantes, sem contar com as libertações e os inúmeros ataques falhados e ferragens perdidas, vou ter que afiar as fateixas para a próxima lol.

Por sorte no ultimo spot deu ainda para fazer uma foto do Carlos com um dos últimos peixes, depois nem para uma foto de conjunto houve bateria, já junto ao carro ainda pensamos fazer a dita foto com telemóvel mas achamos melhor ficar assim.

Sei que colocar aqui um relato sem imagem de todo o peixe pode deixar alguns com duvidas, de facto lamento a falha, mas como sempre o que aqui deixo não é mais que uma verdadeira jornada de 3 amigos que se divertem a pescar, uma grande pescaria do Carlos e por ele tenho pena de não ter outros registo em termos de imagem, esta será sempre para ele uma daquelas pescarias que nuca se esquecem.

Acima de tudo valeu pela grande diversão e pelo ambiente vivido por nós com tamanha actividade do peixe e não quero terminar sem deixar aqui os meus parabéns ao Carlos... amigo já há muito que merecias um dia assim, em cheio, a mostrar que já sabes bem o que queres e só espero que brevemente repitas aquela teca de peixe... deixo-vos a foto do Carlos com um dos últimos peixes capturados ... divirtam-se que eles andam ai!



18 comentários:

  1. Boas Armando!!
    Pelo que relatas desta pescaria deve ter sido mesmo emocionante.
    Espero que continue a sair peixe.
    Esta para breve a minha chegada, espero ainda vir a capturar alguns robalos.
    Abraço e tudo de bom para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim,

      Foi emocionante para o Carlos que se fartou de dar neles lol, o peixe colaborou e quando assim é passasse sempre bons momentos frente ao mar.

      Desejo um bom regresso à pátria e que as férias por cá sejam com peixe e muita diversão!

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Olá.

    Parabéns a todos os participantes da pescaria.

    Além dos peixes capturados, estou em crer que tenha sido um bom dia de companheirismo, diversão e convívio.

    Estou a começar a estrear-me neste mundo fantástico, com a aquisição de algum material.

    Espero brevemente, também poder contar alguns episódios felizes de preferência.

    Aproveito para agradecer ao Armando Sousa, as preciosas informações que me tem dado, na escolha de material e dicas para este hobby.

    Um abraço, e boas pescarias.

    Óscar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Óscar,

      Muito obrigado, foi uma bela manhã de pesca com tudo o que isso deve representar.

      Espero que as dicas o ajudem e que em breve se estreie com uma bela captura, acima de tudo há que insistir e ir aprendendo com cada experiência em frente ao mar e sempre que necessitar de ajuda ou qualquer esclarecimento disponha, terei todo gosto em ajudar.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Boas Armando,

    Os predadores andam com a mão quente...parabéns pelas capturas.
    Cheguei ontem de férias e nos últimos dias ainda me safei.
    Agora espero que os Labrax ainda continuem encostados.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,

      O pessoal anda "on fire" lol, o peixe tem colaborado com alguns registos de bom calibre o que tem sido animador.

      Vamos ver se eles não se assustam, as laminárias estão por todo lado e temos ai o principal problema para ultrapassar, eles andam lá pelo meio.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Grande Carlos,

    Parabéns pelas capturas, tu bem mereces (se bem que nesse dia mijas-te na cueca aposto ahaha).

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo ele bem merece e nesse dia andava de fraldas lol

      Levamos foi um grande bigode e o resto é letra lol

      Um abraço a todos.

      Eliminar
  5. Ola grandes amigo obrigado pelo os comentarios, eu estava de sorriso de orelha a orelha.......uma manha em grande cheia de boa disposicao e companheirismo . Era a minha manha e eles andavam la mas sempre com a mesma equipa black minnow(lol......) desde ja obrigado a voces amigo predadores grande abraco ( bruno foi pena nao vires fica para a proxima) comprimentos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      O sorriso era tal que o sono foi-se lol, valeu amigo e espero que em breve repitas a façanha, já deu para perceber que se eles andarem por lá tu fazes-lhes a folha lol

      O Bruno vai ter que esperar, mas quando menos contarmos vai ser o dia dele... Bruno vê se apareces, o trabalho é bom quando se está de folga lol

      Um grande abraço companheiro,

      Eliminar
  6. Boas chamo me João Fernandes vivo no Porto faço pesca spinning a + ou - 1 ano não conheço ninguém que pratique este tipo de pesca gostaria de saber. se um dia destes poderei vos aconpanhar numa das vossas saídas abraco e boas pescarias para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,

      Envie um mail para o endereço no topo deste blog e depois combinamos.

      Um abraço!

      Eliminar
  7. Boas Armando, os meus parabéns à malta, pois tiveram um dia muito divertido e com o peixe a colaborar..hahahaha.
    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  8. Espero bem que aparecam voces sao fantasticos tudo de bom meus amigos perdadores abraço domingo ja vou dar neles.folga ja merecia digam qualquer coisa bruno martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Bruno,

      Vê se apareces, o peixe anda ai, é a tua vez de dares neles!

      Um grande abraço,

      Eliminar
  9. Grande pescaria Armando. Parabéns a todos os intervenientes.

    Infelizmente nunca fui abençoado por uma jornada dessas mas quem lá vai sempre tem essa esperança :)

    Um abraço,
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande André,

      Sê bem vindo por cá meu caro!!!

      Estas jornadas acontecem quando menos se espera, um dia destes vai ser a tua vez também!

      Um grande abraço,

      Eliminar