Seguidores

2018/04/10

Nó FG simplificado e Nó Peixet - Dois bons nós para o spinning

Muito se discute sobre qual será o melhor nó de pesca, é uma pergunta que cada pescador coloca e cada um acaba por ter as suas preferências.

Embora os nós estejam bem estudados relativamente à redução de capacidade de carga do fio que cada nó provoca, existem outros factores que se tornam necessários ter em consideração quando temos que decidir que nó vamos fazer.

O melhor é sempre conhecer muitos e ter sempre a melhor opção em cada situação de pesca, isto porque embora os nós reduzam a carga de rotura dos fios de forma diferente, a sua melhor ou pior facilidade de execução pode ser um factor essencial na sua escolha.


Por exemplo se estou a pescar num belo areal onde posso calmamente dar o meu nó favorito e pescar com toda a confiança com um FG ou com um Peixet. O que é bem diferente de estar numa pedra ilhada, exposto ao mar, com muita atenção a cada vaga, sem grande tempo para tirar os olhos do mar que deve sempre merecer todo o nosso respeito, nestas condições um Albright pode ser um bom remedeio, mais simples e rápido de dar e não nos expõe como um nó mais elaborado.

Mesmo assim existem nós e nós. Eu prefiro um nó especial, o nó FG simplificado, um nó que aprendi à uns anos num óptimo video que existia na net que entretanto perdeu-se.

E porquê o FG simplificado???

Em primeiro lugar porque o nó FG mantém entre 87 a 99% a capacidade de carga do fio, o que me permite abusar dele mais que outro qualquer, por outro lado um Albright apenas mantém 60 a 69% da capacidade de carga do fio.

Na figura ao lado podemos ver uma bateria de testes comparativos de vários nós sobre um fio de 23Lb, no fim o FG vence.

Aqui não à marcas, nem cores, nem clubes, é um nó sobre o mesmo fio, comparativamente a diferença é brutal, mas na verdade é quando experimentamos este nó que começamos a perceber porquê este nó é realmente melhor que muitos outros.

Este é um nó que foi desenvolvido para pescar peixes potentes, gt's, atuns, lirios, principalmente ao jigging, que depois foi adaptado e simplificado para spinning ligeiro.

Depois com o FG temos maior resistência, maior durabilidade e menor perda de material do que com qualquer outro. Muitas vezes saio de casa e volto com o nó que tinha feito. Posso usar com mais confiança melhores amostras e pescar com maior risco de prisão porque consigo ter uma melhor capacidade de remover material do fundo.

Por fim com o nó FG simplificado posso usar um terminal com 2 ou 3m que não tenho qualquer problema no lançamento, o nó corre nos passadores sem bater, de forma suave, sem perdermos capacidade de lançamento, permitindo pescar com um terminal mais longo nos pesqueiros mais complicados.

É um nó que aguenta bem, podendo ser usado em várias saídas de pesca, desde que não se fira o mono. Por isso aconselho a darem o nó em casa nas primeiras vezes, irem experimentando e criando o hábito e rotina de dar o nó para que depois seja fácil de o fazer numa situação ao ar livre, constrangido pelo tempo e incomodado com o vento.

Outro nó que me agrada bastante é o nó Peixet que aprendi com os franceses da Fiiish e que também mantém uma elevada capacidade de carga de cada linha, embora aqui não tenha testes específicos que me indiquem quanto, apenas por experiência própria posso afirmar que estará muito próximo do FG simplificado.

Sei que existem outros nós tão bons ou melhores que o FG mas são específicos para pescas mais pesadas, pelo que este me satisfaz plenamente.

Deixo-vos aqui um video que elaborei com a forma como eu executo o FG, primeiro com fios grosso para ser mais perceptível e depois com fios mais finos para poderem verificar com fica. Além disso fica no video também como faço o Peixet, um nó que também aconselho no spinning.

O tempo vai mudar, vem ai bons dias de pesca, divirtam-se!!!




2 comentários:

  1. Muito bom Armando, já disse no Facebook e digo aqui, por favor continua. Devias era mudar a capa do blog e meter uma foto do grupo ;). Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva caro Armando! É bom ter a sua companhia de volta. Mais um excelente vídeo demonstrativo de grandes pormenores que devemos dominar. Espero cruzar-me consigo brevemente assim que o tempo e as condições atmosféricas permitirem.
    Forte abraço para si e reto dos predadores.
    Carlos Veiga

    ResponderEliminar