Seguidores

2017/02/01

Predadores ao Spinning, o regresso!


Olá a todos, de volta, sim é verdade estamos de volta, hoje volto a ligar o modo blogger, volto a escrever neste espaço que tanto gosto, volto ao contacto de quem lia e seguia os predadores, volto a ter vontade de contar as nossas histórias, partilhar as nossas experiências e aquilo que vamos descobrindo.

Já por aqui tinha andado várias vezes, vai não vai, escreve, não escreve, risca e apaga, tudo foi sendo adiado e este artigo ficando para trás.

O bichinho da escrita é como o bichinho da pesca, nunca desaparece a quem o apanha.

Muitas vezes voltava aqui e tinha vontade de reactivar este espaço, mas por vários motivos fui adiando, mesmo quando muitos que seguiam o blog me escreviam a pedir para regressar à escrita, não fui capaz e fui adiando.


Mas os Predadores continuaram por ai, em modo silencioso, por essas praias fora em busca de uma belo dia de pesca, do grande robalo, daquela luta inesquecível, daqueles momentos únicos que se vivem a pescar, no meio de amigos e da natureza.

Ao fim de semana sempre que podemos lá nos encontramos, agora raramente todos juntos porque as vidas e obrigações vão mudando mas sempre que podemos lá estamos na bomba bem cedo para um café e depois rumamos ao mar à procura do sonho que trazemos na cabeça!

Os últimos tempos tem sido generosos, o peixe vai saindo a um ritmo que já não se via por aqui à uns anos. Se no inicio do ano as grades acumulavam-se como cromos repetidos, ultimamente tem-se realizado algumas boas pescarias, sem grandes troféus mas com belos peixes. O importante é que a amizade perdura, permanece acima de tudo e o prazer de pescar e pescar com amigos compensa qualquer grade.

Eu continuo embrenhado entre o trabalho. a família e a pesca, sempre que posso lá estou mas ao mesmo tempo tenho derivando um pouco por outras pescas, outros peixes, outras emoções. Este ano que agora começa será um ano de mais experiências, novas técnicas e vou vos deixando por aqui o que for fazendo, que se um dia vos servir para alguma coisa será dado como bem empregue..

A malta continua na mesma, uns com mais tempo para a pesca outros com mais tempo para a família, mas todos com a mesma vontade.

O Paulo baixou a competitividade (kkkkkk) está mais dividido entre pesca e família mas sempre que lá vai ou os robalos fogem a sete pés ou traz barrote.

O Ricardo continua a não perder uma oportunidade para ferrar mais um, sempre que pode lá está ele em cima de uma pedra em frente ao mar. O perigo é quando diz que só vai ali esticar a linha, estica de mais e lá ferra mais um e a malta fica a ver, tornou-se um tipo perigoso (kkkkkk).

O Carlos também tem faltado a alguns encontros, a falta de comparência não dá descida e o Carlos está cada vez mais certinho, com boas capturas e uma boa regularidade ultimamente, temos batido os dois muita pedra por esses sábados e feriados fora, então o ultimo 1º de Desembro foi uma festa.

o Bruno vai tentando a sorte sempre que por cá anda, como muitos outros teve que saltar a fronteira em busca de trabalho.

Por fim o João, que tem andado mais desaparecido mas não esquecido. Não foram fáceis os últimos tempos para ele mas espero que possa brevemente voltar aos treinos, faz falta nas nossas manhãs o humor do Johny.

Com menos vezes junto ao mar só se podia esperar menos pesca, um ano pior que o anterior e este ultimo ano foi em geral um ano fraco, algumas capturas mas nada animador, bem pelo contrário, é bastante preocupante o que se viu de escassez de peixe no primeiro semestre de 2016.

Animou bastante nos últimos 3 meses, talvez resultado dos defesos criados a norte, talvez por ser mesmo assim, mas uma coisa é certa, isto está a mudar.

O mar está a mudar e o tempo está a mudar, as vezes parece que as estações estão todas baralhadas, faz calor no inverno, frio na primavera, as tempestades que raramente passavam pela nossa costas marcam agora presença regular ano após ano, está tudo do avesso.

O que me parece é que o peixe é cada vez mais escasso, será da pesca excessiva, das alterações climáticas, sei lá por onde pegar para encontrar uma justificação.

O que é certo é que o planeta está  a mudar e aparentemente ninguém ou poucos se importam com os sinais que vão aparecendo.

Na pesca desportiva felizmente já se vê muita gente a mudar, muitos sinais de novas consciências e de diferentes formas de estar na vida e na pesca, um bem haja a todos pela força e coragem, num pais como o nosso não é fácil mas é esse o caminho, ainda é pouco, mas por muito pouco que seja é sempre muito positivo.

Só espero que esta consciencialização seja crescente e contribua para uma comunidade de pescadores desportivos cada vez mais consciente e activa em defesa de uma das coisas que mais gostamos que é a pesca.

O Ricardo Martinho com um belo Atum Rabilho
pescado e libertado no Ebro com material de spinning
Individualmente temos tido algumas novas experiências, principalmente na pesca embarcada no mar e em estuários, spinning, jigging, popping, novas experiências e novas técnicas que temos que ir estudando, praticando, desenvolvendo e aprimorando de forma a experimentar novas emoções, a final a pesca só vale a pena quando acompanhada de grandes emoções.

Com isso temos pescado alguma coisa por essa costa fora, muito peixe pequeno, peixe médio e algum peixe de porte.

Pescar um peixe de grande porte é uma grande satisfação qualquer um de nós, mas ter ainda uma maior satisfação na libertação desse grande peixe é uma extraordinária descoberta.

Não quero com isto condenar quem leva peixe para casa, seria uma hipocrisia da minha parte, eu
também o faço e como bom Português adoro um bom peixe no prato. Por isso contra mim falo, ainda tenho muito para evoluir mas o caminho está à minha frente e sei bem por onde ir.

Cada vez pratico mais o "Fish & Release" ou Pescar & Libertar,  a 100% em água doce, parcial e selectivo no mar. Mas libertar à primeira vista não faz sentido, quem vai pescar é para pescar e saborear o que pesca, mas acreditem, faz todo o sentido libertar, eu acredito que uma boa fotografia é a melhor forma de levar um peixe para casa!

Não fará muito menos sentido matarmos aquilo que mais gostamos? Eu acho que sim!

Muito à para escrever, muitas pescarias, muitas histórias, material novo, novas aquisições e revisões de material que vai durando estes anos de pesca.

Durante os próximos tempos irei actualizando os principais artigos com material mais recente e alguns artigos que fui escrevendo, uns já publicados outros que já estão alinhavados que só falta finalizar, por isso espero que continuem a gostar das nossas aventuras e da forma como estamos na pesca.

Está dado o pontapé de saída, o mote são novas capturas, novas emoções, novas espécies, novos spots e porque não, novos amigos!

Divirtam-se!



2 comentários:

  1. Temos actividade novamente :D
    Assim como eu, muitos aguardavam por isto novamente, os relatos, as historias, os ensinamentos...
    Obrigado Armando por voltar ao activo :)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando,
    Folgo em ver o regresso dos predadores à cena. Muitos aguardavam com expetativa os relatos das capturas e a camaradagem e amizade que se vê no vosso grupo.
    Obrigado pelo regresso.
    Forte abraço.
    Carlos Veiga

    ResponderEliminar