Seguidores

2012/04/13

Robalo com vinil em mar com alerta amarelo

Depois de alguns dias de mau tempo com muito vento e mar muito levantado, com alerta amarelo em toda a costa a subir até vermelho no fim de semana o animo andava em baixo e vontade não faltava para ir pescar.

O windguru dava uma janela de 6 horas com vento fraco esta manhã e o mar estava previsto com ondulação de 2 metros, as condições não eram as melhores mas como todo o fim de semana está previsto ser bem feio decidi ir pescar, juntou-se o meu amigo João Pinho que alinha sempre numa pesquinha nas primeiras horas do dia antes de começar mais uma jornada de trabalho.

Assim fizemos, fomos até ao mar bem cedo na esperança de não encontrar vento e de termos algumas condições para pescar um par de horas.

O dia começava encoberto com alguns choviscos que davam o mote para um dia frio e cinzento em plena primavera, isto das estações já não é o que era, depois de dias de verão em pleno inverno eis que chegou a tão necessária chuva com frio e neve em plena primavera!!!

Quando chegamos ao pesqueiro as condições não eram realmente as melhores, o mar estava forte com ondulação bem acima do desejável mas em contra partida não havia vento, menos mal, podia-se lançar!!!

Um esplendoroso arco-íris dava-nos as boas vindas, seria presságio de uma boa pescaria??? Tínhamos que esperar para ver.

Eu tinha a minha Shimano Aspire Seabass 270H para estrear, depois de uma curta experiência com uma no inicio do ano, devolvida á shimano por um problema nos passadores, foi me entregue uma nova no ultimo fim de semana e como ainda não tinha ido ver o mar, ia ser hoje, brevemente colocarei um artigo com todo o teste realizado a esta cana e a minha opinião pessoal.

As condições de mar e pesqueiro não eram as ideais para a Aspire mas mesmo assim não quis deixar de a experimentar, decidi que iria pescar com vinis mais uma vez e coloquei um Ultra Eel AYU da Storm na ponta da linha.

Comecei com uma animação em dentes de serra a meia água com uma amplitude pequena de movimentos e ao segundo lançamento záasssss, ai estava ele, ferrei e a Aspire começou logo a trabalhar amparando as cabeçadas do robalo.

O mar estava difícil e o peixe batia-se bem, não era grande mas era lutador, tinha o teste à Aspire começado.

A elasticidade do blank da Aspire respondia na perfeição, amparando as cabeçadas que o peixe dava enquanto que os arranques que o peixe fazia eram controlados pelo drag que estava regulado no ponto certo.

A luta não foi longa e depois de bem trabalhado no momento certo o peixe foi posto a seco, com algum esforço e muita adrenalina, o mar não estava para brincadeiras.

Saiu um robalo de 52cm com kilo e meio, nada mau para um dia destes, a cana portou-se na perfeição e estava ganha a aposta de ir pescar com estas condições.

Ainda pescamos por mais algum tempo mas nada mais saiu daquele mar que continuou a levantar impossibilitando a continuação da pesca, nada que nos chateasse, já eram horas de ir á vida, tínhamos um dia de trabalho pela frente e o vicio tinha sido saciado com mais um robalo!

Ficha técnica:
Cana: Shimano Aspire Seabass 270H
Carreto: Shimano Twinpower Ci4 4000SFA
Multi: Berkley Fireline XDS 0,19
Mono: Seagur Ace 0,40
Amostra: Vinil Storm Ultra Eel AYU com cabeçote original de 20g

1. "Continuamos a pescaria, experimentou-se outros vinis, o João ainda meteu umas amostras Akada e Storm mas nada, o peixe devia estar mais fundo e teimava em não sair."

Eu até meia cana mandei à água e nem à pancada eles apareceram mais. Sorte a minha que a linha aguentou e a amostra trouxa o elemento da ponteira de novo para terra. :-)

1. Eu quando vi o arpão a ir para a água até pensei que estavas a fazer caça "supramarina" lol lol lol, mas quando vi que estavas sem mascara é que percebi que era uma ponteira lol lol lol!!!

Um abraço João, aquilo acontece, à coisas piores, amanhã vais dar neles vais ver!!!

Eliminar
  2. Parabéns Armando, os vinis da Storm vieram para ficar e os resultados estão á vista.
    Existe umas cores que ainda não consegui arranjar em Portugal, quando as conseguir arranjar fico com a coleção completa.

1. Boas Paulo, e o mais bonito é terem sido assim descobertos e introduzidos nas nossas pesquinhas por nós, sem ouvir ninguém falar neles, nem seguindo nenhuma publicação, apenas acreditando nesses senhores da storm que tantas coisas boas fazem para água doce e pelos vistos as de água salgada seguem a mesma linha, muita produção lol lol lol

A colecção de cores até nem é importante mas têm cores nessa colecção que devem ser muito boas como a DGS e a DON que me agradam bastante mas ainda nãoas encontrei!!

Ontem estive a pensar e não me lembro qual foi a ultima amostra rígida que comprei, deve querer dizer alguma coisa!!!

Eliminar
  3. Bons vinis sem dúvida. Ando a fazer uns testes com eles.
    As cores mais difíceis de arranjar tentem no ebay ou em lojas espanholas que chegam cá na boa e os portes são aceitáveis. Abraço, Filipe.

1. Boas Filipe, testa e usa com força, eles produzem, bem animados, mais rápido ou mais lento em função da situação que temos pela frente, são efectivos e mais baratos que os Savagear, muito mais baratos!!!

Eu já andei a ver essas lojas talvez valha a pena, principalmente em grupo para se reduzir os portes!!