Seguidores

2015/07/30

Lançamento longo e peixe aos pés!!!!

Num dos últimos fins de semana sai para pescar mais o Carlos, o resto dos predadores estavam impedidos por diversas razões e não puderam comparecer. 
Assim e como de costume, depois de bem acordar com um café, lá fui com o Carlos até ao pesqueiro na esperança de conseguir um peixe, coisa cada vez mais rara ultimamente.

Aparentemente o mar é uma fonte inesgotável mas na verdade qualquer um de nós pode facilmente se aperceber do decréscimo que tem havido a nível de capturas, os peixes grandes são cada vez mais raros e os de médio porte vão saindo a conta gotas.

As razões podem ser diversas, desde as mudanças climáticas à pesca excessiva, uma coisa sei que não é, a pesca excessiva por pescadores de spinning de costa, para mim essa não cola, mesmo sabendo da existência dos pescadores de balde, que fritam cachotes com tamanho de sardinhas sem vergonha sequer de comentarem isso, achando que fazem grandes pescarias e revelando uma grande pobreza de espírito. 

Mesmo esses pouco se podem comparar à pesca realizada a nível comercial, de forma legal e mais corrente entre nós de forma ilegal, com redes junto das praias, meijoeiras, trolls, palangres e cordas, tudo sem rei nem rock, uma autêntica festa sem que as autoridades façam alguma coisa contra e mesmo depois de denuncias nada fazem.

Por outro lado união europeia já anunciou medidas para o centro e norte da Europa, nomeadamente aumento da medida mínima de captura par 42cm e redução do numero de exemplares capturados diariamente, assim como a proibição da pesca de arrasto na Mancha durante os meses da desova de Dezembro a Abril, altura que os armadores locais faziam 70% da sua receita anual, uma completa matança à larga escala que felizmente alguém teve a coragem de por cobro.

Por cá e por terras de nuestros hermanos é o pagode do costume, por falta de dados científicos não pode ser emitido um parecer e não se podem tomar medidas, ou seja, a união europeia não tomar medidas para Portugal e Espanha porque não há dados científicos que justifiquem essas medidas... porreiro pá... ao que chegamos!!!

Entretanto a costa portuguesa e espanhola vai sendo dizimada sem dó nem piedade, há poucos dias um barco capturou 8 toneladas num cerco em Porriño na Galiza, é legal? Sim é legal, é esse o problema, é o mar sem rei nem rock!!!

Eu vou fazendo o que acho que me compete, capturo o que me interessa, devolvendo o que o que é inferior aos 42cm e vou dando o exemplo, mas cada um sabe o que deve fazer e cada um é senhor das suas responsabilidades, não critico ninguém, apenas dou o exemplo do que acho que é correcto e que nos beneficia a todos.

Mas voltado à nossa saída de pesca, ainda o sol não raiava e já de canas ao ombro eu e o Carlos caminhávamos pelas pedras, até aquele ponto mais fora, mais longe, mas mais perto do peixe.

Eu estava com vontade, como sempre, mas há dias que se sente que vamos entrar em acção a qualquer momento, sente-se que vai acontecer e acontece.

Assim foi, sabia que tinha que andar ali peixe, fomos a eles com vinis e passeantes, durante algum tempo insistimos nos black minnow, depois passei aos passeantes, meia dúzia de lançamentos e o Carlos diz, eles estão a trás daquela pedra... bem... ele tem razão mas ali passeantes é para ficar no mexilhão, só resta uma opção... para ali black minnow que não prende, força neles Carlos!!!

E assim foi, lanço por cima da pedra e na recolha trago o black minnow até aos meus pés... a pedra onde estávamos afundava abruptamente mesmo junto aos pés a direito até cerca de 2 metros de profundidade... pois vocês já estão a ver...

O robalo atacou o vinil um palmo antes de sair da água, ali mesmo aos meus pés, vindo do fundo com grande pressa, com toda a força e disparou para o fundo... cana vergada, a bater com as cabeçadas do peixe e um combate rápido, o peixe tão perto não tem como reagir e foi colocado a seco facilmente.

Se já ali estava, se veio a seguir os passeantes e ali ficou, não sei, o que é certo é que estava ali, mesmo junto a nós, por isso nunca desistir dos últimos metros, é uma regra que um dia compensa, mas muita gente a descura porque acha que ali perto já não anda nada, enganam-se...

Era um belo robalo com cerca de 2 Kg, ali mesmo por baixo dos nossos pés, mais parecia uma sessão de light rock fishing.

Mas foi filho único e algumas dezenas para não dizer centenas de lançamentos depois demos o dia por encerrado.

Há uns tempos que temos tirado peixe, algum de nós tem sempre um prémio, parece que estamos a regressar aos velhos tempos, vamos ver o que o Verão ainda nos reserva... eles andam ai!!!

Divirtam-se!!!


Cana: APIA Foojin'R Grand Swell 100MX
Carreto: TwinPower 4000 Ci4
Multi: Varivas ShoreCaster PE#1.5~0,20mm
Mono: Varivas Shockleader 0,405mm
Clip: Fiiish Strong
Amostra: Black Minnow 25g Kaki

7 comentários:

  1. Boas Armando,

    bem vindo à comunidade Europeia !

    As Majoeiras terem licença precisamente na época da desova, diz tudo ! Enquanto não dizimarem tudo não descançam e depois vêm com estas leis, como tu disseste e bem, para cima dos Lúdicos como se nós fossemos os grandes responsáveis, atiram areia para os olhos do cidadão comum que nada percebe de pesca com essa intenção.

    Essas leis são para o domino público, esse é o alvo e não os pescadores que são em pequeno numero e pouco "barulhentos".

    Quanto ao peixe, nem sei o que te diga, o ano passado foi o meu melhor ano de peixe grande, nunca apanhei tantos peixes grandes como no ano passado, foi um ano mesmo bom.
    Este ano para mim está a ser o pior de todos porque tem estado muito vento, mesmo muito e nem me digno a sair de casa no entanto o pessoal que vive mais perto do mar tem lá ido e..... já ouvi dizer que se têm safado pois, de vez em quando, só se faz sentir vento forte do lado da terra e não no mar.... vai uma pessoa entender isto.
    Só sei que das 15 ultimas vezes que fui, 13 delas estava vento no mar, na terra e no céu....

    Bom peixinho, boa petinga ;)

    Na pesca passa-se por todo o tipo de situação, situações por vezes que contadas ninuem acredita ;)
    Já tive situações similares e outras que eles só atacam qdo chega à rebentação e nós pensamos que estão pero mas não, vieram a perseguir a amostra e depois ao chegar à rebentação é que atacam.

    Também estou com fé mas é no final do Verão e principios de Outono.... Vamos ver o que Neptuno nos reserva...

    Grd abr e Péssimas Pescas !!!

    ResponderEliminar
  2. Boas Armando,
    Infelizmente e como pude constatar por estes dias as ilegalidades praticadas pelos profissionais vão de Norte a Sul do país, é simplesmente uma vergonha e as autoridades nada fazem...
    Parabéns pelo belo Labrax.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas amigo Armando!
    É sempre assim, só tiras peixe quando eu não estou...é de duvidar!
    Parabéns aos dois pescadores...o próximo sou eu!!!
    Em relação aos robalinhos de palmo fritos nem comento ...dia sim dia não tenho um vizinho que enaltece tais capturas ....
    Um abraço e deixem algum peixe para mim!

    ResponderEliminar
  4. Bem hajam predadores.

    Não vos conheço pessoalmente mas acompanho os vossos relatos e não consegui ficar apenas pela leitura deste último.

    As medidas anunciados pela EU não vêm por acaso. Partiram de campanhas muito fortes da comunidade de pescadores lúdicos ingleses, por intermédio de associações ( http://www.ukbass.com/ ; http://www.anglingtrust.net/), para reividicarem medidas urgentes de proteção ao nosso tão amado robalo. Para já só aplicadas ao mar do Atlântico Norte. Os pescadores lúdicos ingleses defendem, baseados em estudos realizados, uma mudança nas políticas de pesca de forma a previligiarem cada vez mais a pesca lúdica em detrimento da pesca profissional. Argumentam que os cerca de 884.000 pescadores lúdicos gastam cerca de 1.23 biliões de libras e suportam cerca de 10.400 empregos diretos. Indiretamenete movimentam cerca de 2.1 biliões de libras e suportam cerca de 23.600 empregos. Comparativamente a pesca profissional associada à pesca de peixes de interesse lúdico rendeu 35 milhões de libras em vendas diretas de peixe e não terá ido além dos 100 milhões de libras .

    1.200.000.000 contra 100.000.000. A pesca lúdica em Inglaterra é 12x mais valiosa para a economia do que a pesca profissional.

    O estudo teve um custo de cerca de 400.000 libras e as conclusões estão disponíveis no endereço - http://randd.defra.gov.uk/Default.aspx?Module=More&Location=None&ProjectID=17675&FromSearch=Y&Publisher=1&SearchText=sea%20angling&SortString=ProjectCode&SortOrder=Asc&Paging=10

    Se tivermos em conta que a pesca lúdica tem todas as condições para ser uma pesca sustentável contráriamente às "artes" habitualmente utilizadas pelos profissionais temos outro argumento muito forte a nosso favor. Para além disso o vício da pesca só existe porque é como todos sabemos uma atividade de enorme interesse social pelo convívio que habitualmente proporciona, possibilita a prática de uma atividade física em contacto com a natureza, permite acesso a alimento fresco e de enorme valor gastronómico.

    Por cá como todos sabem não há estudos, e o inquérito que está a decorrer na dgrm vale o que vale...

    Muita coisa tem de mudar para os stocks voltarem aos níveis que alguns de nós conhecemos. A primeira coisa e a mais importante a fazer passaria por criar uma associação a nível nacional para termos a chance de sermos ouvidos e fazermos valer a nossa força.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas Armando,
    antes de mais muitos parabéns pelo belo peixe, só os apanha quem a vai!!!!
    As ilegalidades e abusos que presenciamos, sem que nada aconteça já todos presenciamos, não só com os robalos mas com muitas outras espécies de peixes e moluscos, os pescadores lúdicos são meros bodes espiatórios no meio disto tudo.
    Como dizes e bem, devem aumentar o tamanho legal para captura dos robalos, deviam ser realizados defesos sagrados nas alturas das desovas e o policiamento devia existir para multar e sensibilizar que não cumpre com as leis, ai talvez o futuro fosse mais risonho, nós cumprimos a nossa parte e vamos chamando à razão, quem pensa de maneira diferente mas é uma tarefa inglória.
    Grande abraço e que venham mais desses peixinhos, sejam ferrados longe ou aos pés.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Estou indeciso em 2 canas qual seria a melhor compra Apia 100mx ou Daiwa morethan?
    Cmpts

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Onde costuma ir pescar aqui no norte?

    Estou-me a iniciar e não sei bem para onde ir..

    ResponderEliminar