Seguidores

2015/07/14

Robalo ao primeiro lançamento!!!!

Este fim de semana foi um bom exemplo de como devemos encarar a pesca e as previsões que nos são fornecidas.

Sexta feira o Windguru e IMPA previam uma manhã de sábado com vento norte moderado/forte, o que seria limitativo à pesca com amostras pelo que enquanto falávamos para combinar a manhã de sábado alguns estavam com pouca vontade de se levantarem cedo para depois não poderem pescar.



O Paulo era o mais renitente, não queria mesmo ir, dizia ele "oh pá tá muito vento, que é que vamos lá fazer???", mas depois de falarmos lá o convenci a aparecer.

O vento de manhã é sempre uma incógnita e muitas vezes ele só aparece mesmo lá para as 9 ou 10h da manhã, por isso o melhor é acordar, ver se há condições e rumar ao mar.

Sábado assim fizemos, acordamos bem cedo, havia condições e lá nos encontramos uma hora antes do nascer do dia, o vento era como eu previa, inexistente e contrariava as previsões do Windguru e IPMA, estávamos com sorte, a aposta já estava ganha, só faltava darmos com eles.

Enquanto tomávamos um café, discutíamos onde ir esticar as linhas, as condições eram excelentes, previa-se um mar com 1,2m e período curto enquanto a maré baixa estava marcada para as 6h, por isso dava para explorar uma pedras avançadas onde temos tirado uns peixinhos, num dos spots por onde temos andado.

Era um palpite meu e lá fomos, o Paulo com pouca fé, enquanto o Carlos de mão quente estava cheio de pica.

Connosco estava também o Bruno que regressou para umas férias e como não podia deixar de ser, mal pôde pegou na caninha e juntou-se há malta.

Chegamos ao spot e o mar estava fantástico, ainda de noite e sem grande visibilidade mas já dava para perceber que tinha valido a pena acordar bem cedinho.

Rapidamente montamos as canas, o Paulo entretanto pergunta-me "olha lá, tens ai um BM Kaki a mais, isto hoje vai estar pró kaki" e eu respondo-lhe "...és um gradeiro do catano, vens à pesca e nem trazes vinis para pescar? Ou agora estás a ver se mudas a sorte com as minhas amostras?? hahahaha... toma lá pá, vê lá se usas isso como deve ser, hahahaha" .

Bocas para um lado e para o outro e lá avançamos cada um por seu lado, e enquanto a malta encontrava o caminho por entre as pedras, o Paulo adiantou-se, ao seu estilo, em modo predador, já só via o mar e o peixe a saltar, e záass lá fez o primeiro lançamento.

O sol ainda não tinha rompido o horizonte, mas a primeira luz do dia já permitia ver as condições que tínhamos pela frente, eram brutais!

O Paulo enquanto recolhe o primeiro lançamento dá um grande alerta... , PEIIIIXXXXEIIIIII, grande sortudo, com o meu vinil e logo ao primeiro lançamento, nem deu para aquecer hahahahaha!!!!

Foi tudo muito rápido, porque o Paulo é pior que o Kevin VanDame a tirar peixe, com todo o gás lá veio o peixinho cá para fora, e que peixinho!!!

Paulo Ribeiro com robalo de 62cm / Cana Major Craft Crostage 1002LSJ / Carreto Shimano Biomaster 4000SW
Linha Varivas Premium PE 2# / Mono Varivas Avani Seabass 0,405 / Amostra Fiiish Black Minnow 120 25g Kaki
Um belo robalo com 62cm, coisa cada vez mais rara, mas que ainda se vai cruzando com quem acredita e insiste mesmo quando as previsões não são as melhores.

O Paulo pulava de contente com a sorte logo ali ao primeiro lançamento, era um belo peixe e o dia ainda nem tinha começado... prometia!

A manhã de pesca continuou e deu para eu e o Carlos tirarmos o nosso peixe, (relato que vem no próximo post dos predadores), enquanto que o Bruno que ficou a seco, mas valeu, fosse sempre assim!!!

Eles andam ai... Divirtam-se!!!!

9 comentários:

  1. Parabéns Paulo Ribeiro, bela manhã de pesca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo tens perdido uns peixes ;) aparece! Grande abraço!

      Eliminar
  2. Bonito robalo!
    O primeiro Lançamento é sempre magico!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis, o primeiro lançamento é de facto mágico, é raro fisgar logo um peixe mas o Paulo teve a sorte de ir á frente :)
      Abraço!

      Eliminar
  3. Boas Armando,
    ora ai está a melhor maneira de se começar um dia de spinning, peixe ferrado ao 1º lançamento, o Paulo é um sortudo, ainda por cima com um vinil cravado he he he Parabéns ao Paulo.
    Ficamos a aguardar pelo resto do relato, para ver o que vos calhou na rifa.
    Aquele abraço e continuem a contrariar as previsões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      O Paulo teve a sorte grande, cravou um vinil, foi à frente e pescou, é caso para dizer que candeia que vai à frente pesca duas vezes :)

      O resto vem já de seguida...

      Abraço!!!

      Eliminar
  4. Bons amigos da pesca sou espanhol e eu pedir ajuda pela primeira vez visitou Portugal acho bonito e desejo de peixes em suas águas com o modo de fiação, captura e libertação , é claro.
    Eu vou para o Algarve ( Porches ), mas tenho viatura própria e querem fugir um par de vezes para tentar a sua sorte, mas naqueles areas'm cego, e eu não sei de nada , por favor me ajudar com algum cantinho que é pelo menos favorável para a fiação de pesca e que eles desfrutar destas belas praias e rochosa.

    muito obrigado

    ResponderEliminar
  5. Bons amigos da pesca sou espanhol e eu pedir ajuda pela primeira vez visitou Portugal acho bonito e desejo de peixes em suas águas com o modo de fiação, captura e libertação , é claro.
    Eu vou para o Algarve ( Porches ), mas tenho viatura própria e querem fugir um par de vezes para tentar a sua sorte, mas naqueles areas'm cego, e eu não sei de nada , por favor me ajudar com algum cantinho que é pelo menos favorável para a fiação de pesca e que eles desfrutar destas belas praias e rochosa.

    muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jesus Moreno,

      Podes escrever em castelhano, o português traduzido fica confuso e sempre será mais perceptível o espanhol.

      É difícil indicar algum ponto especial no Algarve para pescar, não é a nossa zona de pesca mas sei que todo o Algarve é muito bom em termos de pesca, quer robalo, quer anchovas ou mesmo corvinas, para não falar de outras espécies que podes encontrar.

      O teu maior problema vais ser encontrar um spot sossegado pois o Algarve agora em época alta estará cheio de turismo e as prais carregadas de gente não facilitam a pesca, no entanto procura estes locais:

      Do Ferragudo a Armação de Pera irás encontrar alguns pontos de pesca mais tranquilos, terás que ir em busca desses locais e num dos teus dias procurares onde será melhor spot para pescar.

      Além disso podes sempre fazer uma viagem até à costa atlântica do Alentejo, Costa Vicentina e ai encontrarás bons spots muito mais tranquilos, da Carrapateira ao Vale da Telha passado pela Arrifana vais encontrar locais magníficos, mais muito cuidado, alguns são bastante escarpados e será sempre preferível uma caminhada desde uma descida segura até ao spot pretendido.

      Por fim peço ao leitores do blog que se puderem ajudar o Jesus Moreno que lhe deixem aqui mais algumas dicas.

      Um abraço!

      Eliminar