Seguidores

2013/07/24

Robalos à superfície...

Os últimos dias tem sido fantásticos em termos de pesca, em tempo de lua cheia o robalo encostou com
força e as capturas sucedem-se umas atrás das outras.

Fui com o Ricardo, o Paulo e mais dois amigos do Ricardo, o Pedro e o Hugo fazer uma pesquinha e ver se dava com eles mais uma vez.

O dia começou como de costume, bem cedo, antes do raiar do sol, o mar estava mais mexido, com pancada forte por ter um período maior, águas mais tapadas e ausência de vento, condições ideais para mais uma sessão de spinning.



Como tínhamos atacado bem com vinis na véspera decidimos continuar com a equipa que estava a ganhar, logo nos primeiros lances o Ricardo fisga um robalote e logo de seguida eu empatava o jogo com o robalo pouco acima da medida.

Pensamos estarmos diante mais um bom dia de pesca, o dia continuou e fomos lançando vinis por onde andávamos, mas as capturas teimavam em não sucederem, mudamos de spot e voltamos com a carga de vinil a ver no que dava, nisto o Paulo vê um ataque á superfície, "...eh malta eles anda a comer à superfície, acabei de ver um ataque ali á frente..." passado um pouco volta a ser avistado um ataque à superfície e o Paulo mais uma vez a dar sinal dele.

Não somos grandes fãs de superficiais mas perante tal situação pego num Patchinko  que tinha na bolsa e Zzzáaaaassssss, água com ele, o Paulo diz logo, vais tirar peixe com isso, mas na verdade não estava com grande fé, nunca tinha tirado um peixe à superfície aqui no Atlântico e a fé em passeantes nunca era grande mas tinha que apostar e tirar as teimas.

Lanço bem fora o Patchinko, amostra que sempre me fascinou pelo alcance que consegue, parece um míssil apontado ao mar e voa como nenhuma outra, começo a recolha com toques de ponteira para passear o cão e lá vinha ele, saltitão para um lado e para o outro com uma ou outra paragem, animo volto a parar e PUUMMMMM, robalo à superfície, foi fantástico, que violência que foi o ataque, deu logo para perceber que era um bom peixe, daqueles que ninguém gosta de perder.

Morethan ao alto a trabalhar e o Stella cantar, ZZZZZzzzzzzzzzzzz este era bom mesmo, fecho-lhe um pouco o drag e começo a rebocar aquela bisarma para a costa, foi uma luta fantástica, cabeçadas e mais cabeçadas, explosões de fúria à superfície, foi fantástico, um belo peixe que se bateu com todas as forças que tinha até que se rendeu aos meus pés, tinha engolido o Patchinko todo, esta foi uma captura brutal.....

Não cabia em mim de contente, era o meu dia mais uma vez, um belo robalo e desta feita à superfície, uma pesca que adoro mas que não tinha  grandes resultados ultimamente, talvez por não insistir assim tanto nela aqui no Atlântico pois no Mediterrâneo era bem diferente, mas a partir de agora isso vai mudar.






A manhã continuou com o Paulo e o Ricardo avançaram para uma pedra mais fora, não queriam ficar atrás e pouco depois o Paulo consegue o primeiro, um peixe de 44cm a dar uma luta espectacular, depois de se atirar à tão famosa Heddon Super spook que passeava á superfície.

Pouco depois o Ricardo consegue o segundo, mas desta feita era uma valente pica que se tinha encantado com um passeante.

Pouco depois foi o Pedro a estrear-se ao spinning, quando vi  cana a bater fiquei tão contente como se fosse um peixe meu, o Pedro está a iniciar-se nestas andanças do spinning e na segunda saída já esta a pescar, desta feita conseguiu enganar um bodião com uma Maxrap 17  não era o que ele gostava que tivesse saído mas foi o que o mar deu e valeu pela estreia.


O Hugo tentava a sorte dele mas não conseguia a desejada captura, mas não perde por esperar, quando não estiver a contar a cana vai começar a bater e vai-se estrear como todos com uma captura nesta fantástica pesca que é o spinning.

Pouco depois o Pedro volta a ter uma surpresa, desta feita pescava com um Black Minnow 120 e com vinil consegue mais um bodião, que tive o cuidado de voltar a fotografar e filmar a libertação, esta manhã estava tão entretido a pescar que nem fiz filmagens das capturas nem das libertações, mas fica aqui a do Pedro, dois peixes e uma das libertações, a mostrar que também ele sabe libertar e pescar com responsabilidade.




A manhã foi passando, tinha conseguido dois peixes e já pensava em regressar a casa para descansar, mas o Paulo ainda não estava satisfeito e algo o puxava para o mar, "...vamos até aquelas pedras que lá o mar está a trabalhar bem..." e assim lá fomos fazer mais meia horinha de pesca...

Mal chegamos ao spot o Paulo engata o segundo com a heddon, é pá eles andam ai, a malta insistia com toda a vontade mas eles não pegavam, pouco depois vejo o Paulo com a cana a bater era o terceiro, ele tinha razão e foi direitinho lá dar com eles outra vez, depois ainda insistimos mais um pouco mas demos a pesca por encerrada, não tinha sido muito mau... bem pelo contrário!!!

Desta feita o Ricardo com duas capturas e duas libertações empatou com o Pedro, já disse ao Ricardo que está a deixar arrefecer a mão lol, eu voltava aos bons peixes com um ataque espetacular à superfície, assim como o Paulo que conseguiu 3 peixes á superfície, se tínhamos apostado nos superficiais mais cedo podia ter sido melhor mas quem dera que fosse sempre assim.

E assim se passou mais uma manhã a spinnar entre bons amigos com peixe à mistura, só me resta fazer um formal pedido de desculpas ao Paulo e ao Ricardo lol, não os fotografei com os peixes, no meio da galhofa toda faltou isso, mas para a próxima não falha, que seja com um tarolo campeões!!!

PS. Não pensem que me esqueci do relato anterior, ainda falta muito para terminar os vídeos, mas Sexta estarão por aqui... divirtam-se!

12 comentários:

  1. Espetacular Armando!
    Já aqui tinha escrito antes que eu trocava 10 robalos pescados com jerks ou vinis por um pescado à superfície! É fantástico especialmente quando temos a sorte de ver a perseguição e o ataque/ ataques à amostra!
    Muitos parabéns, deixaram-me com vontade de ir passear o cão também! Loooool

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José Pedro,

      A superfície tem um fascínio especial na pesca com amostras, agora há que continuar a passear o cão, vale bem a pena!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  2. Desta vez foi a tua vez Armando!
    Parabéns pela captura!
    Deu cá uma adrenalina!

    Abraço e força com eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel,

      Muito obrigado, foi uma manhã que valeu bem a pena!

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Loucura Armando,

    Antes de mais os meus parabéns pela estreia à superficie com um bom exemplar.
    A pesca com o "saltão" é das minhas preferidas, é com cada uma. Pena que às vezes falha muito.
    Aproveitem enquanto eles andem ai :).

    Abraço e parabéns a todo o Team.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui,

      Foi mesmo louco aquele ataque à superfície, e tal como referes falha, realmente tive mais três bons ataques que falharam, mas este já foi uma boa recompensa.

      Um abraço!

      Eliminar
  4. Bonito robalo. En superficie sabe moito mellor.

    Saúdos e noraboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño,

      Soube muito bem este robalo, a superfície tem outro encanto!

      Un saludo!

      Eliminar
  5. Boas grande Armando, eu sou como o Zé, com passeantes é outra adrenalina..hehehe. Parabéns pela estreia e que esta pesca te de muitas alegrias..:-)
    Um grande abraço para a malta

    Luís malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,

      O mal foi começar, já sábado os passeantes voltaram a fazer estragos, é tudo uma questão de se confiar e os resultados começam a sair, já era fã em outras pescas e paragens mas agora que eles comem à superfície há que aproveitar e gozar esta pesca que é realmente fantástica!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  6. Essa amostra Pachinko é pena ser tão cara, eu por acaso não a tenho mas tenho outras também interessantes que t~em feito estragos igualmente. Concordo integralmente com a afirmação de que um ataque a uma amostra de superfície faz a diferença. Nunca mais se esquece.
    Cumprimentos
    Abilio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Abilio,

      A superfície é uma pesca espectacular, pena não termos por cá outros peixinhos para a usarmos mais tempo.

      Um abraço.

      Eliminar