Seguidores

2012/12/10

Ao Domingo há que ter fé !!!!

Domingo os predadores saíram mais uma vez ao spinning, tínhamos combinado o encontro bem cedo mas sem definir ainda onde ir, haviam muitas ideias mas pouco definidas, ninguém estava com fézada em nenhum lugar.

Ás 6:30 lá nos encontramos para o café de praxe, eu o Paulo e o Ricardo, o João desta vez não pode aparecer, logo ele que tinha sugerido um novo pesqueiro para explorar, acabou por ser o Paulo a sugerir o local a explorar, já lá tínhamos estado uma vez e com o mar que estava era dia de lá voltar, era a fézada do Paulo, o único com fé em algum spot novo.


Já no pesqueiro e depois de canas montadas fomos lançando, com o dia nascer, maré a encher e o mar pouco mexido com fraca amplitude, explorando esse pedreiro extenso cheio de recantos e pontos quentes mas também muito difícil.

Como não podia deixar de ser o Paulo abriu as hostes e capturou o primeiro, mais uma vez com a fatídica A40 que voltava a enganar peixe, que proporcionou uma boa luta até que o Paulo o pôs a seco, um robalo já de boa medida a mostrar que eles andavam lá, para animar a alvorada.

Eu estava a pescar com uma Feed Shalow Ayu, nunca tinha tirado nada com ela mas as pedras eram muitas e o risco de prisão e perder material era grande, dai a minha aposta naquela amostra para passar sobre as pedras mas sem prender.

Fui insistindo e cada vez alargando mais os lançamentos, conseguia trazer a amostra por entre aquelas pedras sem que prendesse, a corrente era pouca e ajudava.

À medida que ia conseguindo colocar a amostra onde queria ia arriscando mais e acabei com fazer um lançamento mais longo para junto de uma pedra que parecia estar a sugerir que ali andava alguma coisa e eis que surge o ataque...PEIXE, PEIXE!!!!

Mal comecei a recolher o peixe atacou a amostra e acabei por ferrar um robalo bem longe, sem saber se era grande ou pequeno, mas dava umas cabeçadas valentes e puxava com força, o Paulo ao meu lado gritava "É BOM, É BOM, ESSE É BOM", no meio da luta deu para perceber que era um peixe bom, lutou bem e com todas aquelas rochas por perto tive que manter a cana sempre bem ao alto e com a tracção no máximo para que não começasse a correr para os lados e prender a  linha nos cabeços mariscados que existiam naquele spot.

Controlei o peixe e coloquei-o a seco, era um bom peixe, tinha 46 cm, pela silhueta parecia um macho, será que as grandes fêmeas andavam por lá??? Eu estava animado com aquela captura, o dia tinha começado bem e ainda tínhamos muito tempo para pescar!


Insistimos mais um pouco mas eles já não queriam entrar ás nossas amostras e bem ou mal acabamos por mudar de local, o Ricardo já tinha marchado e estava numas pedras mais para norte, lá fomos para junto dele.

Chegamos junto do Ricardo e percebemos aquilo que já bem sabíamos, naquele local mesmo com mar mais chão não se brinca, o Paulo subiu na pedra para um local mais alto, eu e o Ricardo ainda ficamos em baixo mas por duas ou três vezes o mar deu-nos uma valente banhoca de cima a baixo, não dava para estar ali, tinha-mos que subir e foi o que fizemos ao mesmo tempo que chegava o Carlos mais o Bruno que se juntavam a nós, cheios de vontade!!!!

O spot era bom, tinha tudo para dar peixe mas eles não andavam por ali, ainda insistimos um pouco mas acabamos por voltar ás pedras do inicio do dia e foi o melhor que fizemos... bem ... o mais correcto será dizer o melhor que o Paulo fez, pois mal lá chegou fez meia dúzia de lançamentos e PEIXE, PEIXE, já tinha ferrado mais um, desta vez um pouco maior, ferrado mesmo aos pés.

Enquanto o Paulo retirava as fateixas da boca daquele belo robalo era a vez do Bruno gritar PEIXE, PEIXE, a cana a bater e o peixe a sair mas este pela medida foi devolvido ao mar, teria a medida legal mas o Bruno decidiu devolver e fez muito bem!!! Em baixo o video com essa devolução!!


A nossa manhã de pesca lá foi continuando, o Ricardo insistia e procurava o robalo dele, assim como o Carlos mas a sorte não os bafejou naquela manhã e acabaram por gradar.

Quem tinha tido a fézada era o Paulo, parecia que tinha combinado com eles um encontro por aquelas pedras e bastou ir um pouco para sul, para umas pedras bem promissoras para tirar mais um, esse nem o vimos a sair pois quando lá chegamos já ele estava a desferrar o peixe, era a manhã do Paulo, tinha ganho a aposta de ir para aquele local, a final o Domingo é um dia de fé!

Acabamos a manhã com estes peixinhos, nada mal para um local que era a primeira vez explorado como devia ser, valeu a pena e certamente iremos lá voltar para mais umas pescarias, assim que o mar esteja mais parado, tal como estava no domingo, fica a foto do Paulo com a sua pescaria!!


10 comentários:

  1. Safaram o chibo!

    Mas tu agora não eras adepto do catch and release? Ou esses estão dentro da tua fasquia.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      Não é de agora que sou adepto do Catch & Release, sempre fui e sempre que possível libertei todos os peixes abaixo dos 42 cm.

      O que alterei ultimamente foi que libertarei também todos os peixes acima dos 3 Kg, que ainda não tive a felicidade de capturar mas vão aparecer, por isso esta captura estava dentro dos limites que de acordo com a minha consciência decidi respeitar.

      No grupo a consciência de todos é muito semelhante e todos libertam peixe abaixo dos 42 cm sempre que possível, isto é, se não apresentar lesões graves provocadas pelas fateixas e se o pesqueiro permitir, este domingo foi o que aconteceu, o Bruno pescou um peixe de 36 cm e libertou-o de seguida, como podes ver no video, mas cada um decide por si e em consciência, não se pode impor nada a ninguém.

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Há!!!

      Tinha percebido que a fasquia era outra. :)

      Mas não te esqueças de enviar os de 3Kg, cá para baixo. :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas armando um domingo bem passado e com umas boas capturas para animar,grande abraço para ti e para o resto dos "predadores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,

      Muito obrigado!

      É bem verdade, foi bem passada esta manhã de Domingo, fosse sempre assim!

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Por acaso tambem gosto de domingo para ir pescar.... mas o que interessa mesmo é eles estarem lá. É assim mesmo armando ,em vez de ficar em casa ,ou ir ao shoping vamos à pesca ... abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais e se eles também não forem ao shoping é uma festa :))))

      Obrigado, um abraço!

      Eliminar
  4. Boas sr armando sem dúvida que foi um bom domingo de pesca não so pelas capturas mas também pela união do grupo que cada vez se torna maior está no bom caminho.Abraço sr armando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ass.bruno martins

      Eliminar
    2. Boas Bruno,

      Foi um inicio de Domingo 5*, a malta bem se diverte!!!

      Mas tão cedo não se pode lá voltar, o mar vai levantar e o próximo fim de semana é para ficar longe da praia, vem ai mar de 5 a 6 metros.

      Um abraço Bruno e vê se deixas do Sr de lado, tou mesmo a ficar velhote :)))))

      Eliminar