Seguidores

2012/11/07

Atomic Rock Fishing - Robalo 6,25 Kg


Este é um relato de dois dias de pesca, um dia em que fui pouco feliz e um outro em que a recompensa chega com toda a felicidade que pode haver no mundo da pesca, vejam o video, o relato desta vez está no fim!



Como sabem tinha ido pescar com os meus amigos no domingo, pouco tinha dormido e o estado de espírito para pescar era pouco.

No domingo enquanto eu andava a procurar o peixe os outros iam o tirando, primeiro foi o Paulo, depois o Ricardo e finalmente o João, todos bem prendados e eu mesmo ao lado nada pescava, pensava com os meus botões como é possível, isto é um sinal, vem ai recompensa grande para este dia, só pode.

E enquanto a musica ia tocando eu dizia "... não perdem por esperar, terça feira vou poder dar aqui um salto e vou tirar um barrote!!!" e assim fiz, acreditei e preparei tudo para a manhã de terça feira voltar aquele spot!

Terça comecei por levar um dos meus miúdos à escola e segui para o pesqueiro, estava tudo de feição, mesmo tendo passado a melhor hora para pescar acreditei que podia ser dia de festa!

O mar estava com 2 m e um ligeiro vento de sudeste não perturbara os lançamentos, bem pelo contrário, a água estava ligeiramente tapada, para o esverdeado,  tinha a lua à minha frente e o sol ainda por trás, lancei no meio dos dois, é lá que está a virtude!

Comecei com amostras de superfície e nada, mudei para zagaias e nem toque senti, fui à caixa dos vinis e animei-os com todo o cuidado mas nada eles não queriam nada, parei liguei a câmara e comecei a filmar, nisto coloco uma macua na cor MS03, uma sardinha holográfica com o lombo meio vermelho transparente e voltei a lançar no local da fézada!

Ao terceiro lançamento começo a recolher e ao vir a onda abrando e sinto um toque, o peixe comia como que a medo e eu ferrei e voltei a ferrar, pummm pummm pummm ele começava a jogar de cabeça, temos Jardel pensei eu!

Senti que o peixe era bom, olho a ver se a câmara filmava, estava com sorte agora tinha que o tirar cá para fora!

O peixe ao inicio não parecia muito grande mas alguns segundos depois arranca a todo o gás e põe o Twinpower a cantar, ZZZzzzzzzzz zzZZZzzzzzzzzzzz, o salitre saltava do drag e eu apenas aguentava o peixe  para não o deixar entocar, fecho um pouco o drag e ele volta a arrancar para junto de umas pedras para minha aflição, "...é grande, estou feito aqui em cima sozinho com esta besta a levar-me linha..." pensei eu.   

Foi quando voltei a dominar a besta, resisti à tentação de lhe fechar mais o drag, com aquele mar e as escoas que fazia o mais certo era perde-lo se tivesse o drag completamente fechado e lutei, agarrei na Daiwa e mostrei-lhe quem mandava, tive que o puxar com toda a força para evitar que passasse para trás da tal pedra, ai era a morte do artista, voltei a puxar e ele enfia pelo lado de cá, menos mal, estava mais a jeito!

Mantive a linha tensa e fui dominando o peixe, não o deixando sair de onde estava, enquanto por cima das rochas ia para um outro local mais perto de onde ele estava para o tentar cobrar! Vejo o mar e os sets de ondas não eram muito fortes, nem sabia se era melhor se pior e puxo mais uma vez o peixe para terra, ele num ultimo esforço volta a arrancar caneiro a dentro e ai foi o momento de lhe fechar o drag mais um pouco, ele parou, dava ainda algumas cabeçadas mas já estava bem à superfície  "... que besta meu Deus, ca grande barrote me tocou hoje, tenho que o tirar com calma!".

Aquelas pedras são bem polidas e cheias de limo nem um pé se pode colocar que se não ai vamos nós de escorrega até à água e com um mar de 2 m não era lá grande experiência, mas se escorrega a descer também escorrega a subir, fecho o drag de vez no fim de uma escoa e na onda seguinte puxo por aquele magnifico peixe com toda a força, veio até meio das pedras, aguentei a escoa e ele em cima da pedra estava exausto, rendido ao pescador que se preparava para o cobrar!

Mais uma onda e trago-o até mim, meto-lhe o grip e "JÁ ESTÁ" gritei eu, não cabia em mim de contente por ter conseguido pescar tamanho peixe naquelas condições, era um robalo magnifico, uma cabeça enorme, barrigudo e bem pesado, estava escuro da pedras, que maravilha de peixe pensei eu!

O peixe estava exausto, tinha lutado com tudo o que podia, era um digno vencido, um nobre lutador que já mais irei esquecer, eu estava quase em delírio  dirigi-me à câmara e falei para quem estava lá dentro, pois toda aquela luta vivia só e tinha que acalmar, olhei e voltei a olhar para aquele belo Robalo, tinha duas fateixas bem cravadas na boca e uma com um dos anzóis bem aberto, talvez tivesse sido o peixe, talvez tivesse sido a rocha, não sei, mas não cabia em mim de contente mas ao mesmo tempo olhava aquele belo peixe e senti então um misto de alegria e tristeza, é uma grande captura mas é uma pena acabar com a vida de um peixe com tantos anos de mar, só isto me deixa triste neste dia de pesca muito feliz!

 Divirtam-se!!!!

Um peixe magnifico!!!

27 comentários:

  1. Grande Armando, Bem dizias tu... "O barrote é meu" e foi mesmo. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,

      Eu bem te disse eh eh eh ehheheh heh

      Só foi pena estar lá sozinho, fiquei todo roto ao tirar aquela bisarma cá para fora, mas valeu a pena, temos que estar atentos aos sinais, eu avisei!

      Um abraço meu caro!!

      Eliminar
  2. Grande tarolo amigo...bem dizias que ias tirar um barrote, e não é que o tiras-te mesmo!! Viu-se no video que estavas fora de ti com tal captura, também não é para menos.
    Parabéns, mas o proximo é para mim :))
    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,

      Tu já sabes que o que eu digo cumpro eheh eh eh ehehe ehe, ele já estava reservado e saiu melhor que a encomenda!

      Meu caro foi incrível, que pena vocês não estarem lá para ver, eles andam lá amigo, eles andam lá....

      Um grande abraço!

      Eliminar
  3. Boas Armando !!

    Belo Tarolo eheheh Já deu para testar a cana :D
    Depois da outra pescaria em que só os viste passar ao lado, tiveste a recompensa!!

    Parabéns pelo peixe e pelo Video


    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jota,

      Já deu para testar mesmo, um teste deste até é difícil de arranjar lol mas tive sorte, segui a vontade e juntei-lhe o instinto e deu nisto, a cana portou-se lindamente, venham eles que ela aguenta-os na boa!

      Muito obrigado, um abraço!!!

      Eliminar
  4. Gostei da tua análise Armando.
    É a sensação de quem realmente preza o Mar...... sempre um misto....de adrenalina e de reflexão da magnificência da captura....
    É uma grande lição quando se analisa assim a Pesca Desportiva.
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raul a sensação quando se arrefece é difícil de descrever, acho que tem a ver com a sensibilidade de cada um, temos que saber respeitar aquilo que mais valorizamos, este Robalo era de grande respeito e além de me ter posto a pensar ficará para sempre na minha memória pela valentia que demonstrou!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  5. Bravo Armando!

    Há mais marés que marinheiros.... Hoje foi a tua maré.

    Esse conjunto já merecia assim um teste.

    Um abraço

    José F Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Pinto,

      É uma grande verdade, já dizia isso no Domingo e eis a minha recompensa!!!

      Foi um valente teste, o conjunto portou-se à altura e em nada comprometeu a captura, é incrível uma cana com 165g aguentar daquela forma, que power ela tem amigo!

      Um abraço!

      Eliminar
  6. Grande video e grande robalo!!!

    Noraboa

    Saudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos,

      Tudo junto foi difícil, às vezes temos video mas o peixe é pequeno, outras vezes temos um bom peixe mas o video não gravava, foi uma manhã feliz!

      Um abraço!

      Eliminar
  7. Boas Armando!
    Desta vez gozas tu com o pessoal :)
    Isso é que foi hamm, por incrível que pareça apanhaste esse peixe já com bastante sol, é difícil de acontecer mas não é impossível, o meu maior também foi às 14h e eu nem estava à espera...
    Um abraço e parabéns pelo barrote.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      Eu já tinha avisado, era impossível tanta "fome" não dar em fartura, foi o que aconteceu, domingo eu avisei que o barrote ficava lá para 3º feira e a brincar a brincar a profecia concretizou-se!

      Não sei porquê mas tenho predilecção para tirar os meus recordes a meio da manhã, já o anterior assim tinha sido, até a titulo de gozo jé me perguntei porquê que me levanto às vezes tão cedo lol

      Muito obrigado, um abraço!

      Eliminar
  8. Parabéns Armando ... o acreditar dá nisto .. e já agora pelo relato que contas mt bem trabalhado ....
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,

      Muito obrigado, é isso mesmo temos que acreditar!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  9. Parabéns amigo armando parabéns,bonito exemplar grande vídeo como sempre um grande e bestial documentário grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos, foi pena vocês não andarem por lá também!!!!

      Eles andam ai, um abraço!!!

      Eliminar
  10. ola Armando
    depois da pesca anterior alguém tinha de paga-las .
    revejo-me na emoção e na procura .
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sérgio,

      Um dia correu mal, outro correu muito bem, é melhor assim lol

      Muito obrigado!

      Uma abraço!

      Eliminar
  11. Wow!! Não perdeste pela demora! Quem fala assim não e gago! Esse tava mesmo encomendado ;) ahah

    Armando Muitos Parabéns pelo Novo Record Pessoal e pelo bonito Video ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,

      Foi sem deixar bater a bolas, aquele trazia o destino traçado, para minha felicidade!

      Muito obrigado, espero continuar a tirar uns bons peixes e colocar aqui uns bons vídeos, o recorde agora é que se calhar ainda vai demorar algum tempo!

      Um abraço!

      Eliminar
  12. Parabéns Armando,
    pela forma de viver a pesca,pela grande captura e pelo excelente relato.

    abraco

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,

      Muito obrigado, espero manter a mão quente para ir continuando a publicar aqui no blog bons relatos se possível com video junto!

      Um abraço!

      Eliminar
  13. Boas Armando.
    Bem que belo video, muito muito bom mesmo. Sem duvida um grande momento,
    Os meus sinceros parabéns.
    ABR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Bruno,

      Muito obrigado, vamos lá ver se consigo repetir um dia!

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Boas Armando Sousa
      Nao vai ser facil, capturar um exemplar desses com o sol bem lá em cima, é algo que um registo impressionante, mas faço votos para que se repita um dia destes.
      Abraço e continuação de bons momentos.

      Eliminar