Seguidores

2012/07/08

O barrote ficou lá

Hoje foi mais um dia de pesca, desta vez com a companhia do meu amigo João Pinho e para surpresa minha  o meu cunhado Tó Zé apareceu mais o meu sobrinho para experimentarem o spinning.

O dia começou bem cedinho, a enchente era por volta das 7h e queria pescar a ultima da vazante e a primeira da enchente.



Começamos a pescar e passado pouco tempo sai o primeiro, um robalo quileiro, os peixes estavam fora a cerca de 50 metros e num lançamento mais longo enquanto a amostra trabalhava dentro da onda vi o peixe vir de baixo e atacar, foi espectacular, bem longe, com muita força.

Fecha o drag, lutou um bocado e coloquei o robalo em terra, o dia começava bem!

O Gonçalo com um belo robalo de 44 cm
Passado mais um pouco mais um ataque, outra vez ao longe um robalo atacava a amostra dentro da onda bem decidido, dava mais uma vez para assistir ao espectáculo, era mais um quileiro irmão do anterior, algum trabalho para o por fora e lá veio ele.

O dia começava realmente bem, dois peixes acima dos 42cm, que saíram com uma Macua de 14cm A41, o meu cunhado e o meu sobrinho estavam entusiasmados e lançavam amostra atrás de amostra a ver quando a sorte sorria para eles.

A maré mudou, veio a primeira hora da vazante e mudei de local, mudei de amostra e coloquei uma saltiga laser sardine, precisava de mais um pouco no lançamento.

Comecei a bater a zona, animações lentas, twitching curto com pausas curtas e de repente TUUMMMM, BARROOOTTTEEEEEE, PEIXE PEIXE, gritei, o João estava a 10 metros e nem se apercebia do que estava na ponta da linha.

O robalo bateu com toda a força e levou linha, fecho um pouco o drag e começo a recolher, o bicho dava pancada atrás de pancada, a cana aguentava e tudo corria bem.

A fateixa da Saltiga 14 ficou neste estado, são Owner nr 4
Estavam novas e ficaram num caco, o que fazer? 
Vem à tona e vejo-lhe o lombo, era um bicho bem acima dos 4kg, nesse momento arranca a todo o vapor, que nem um comboio em direcção ao fundo e às rochas, tentei aguentar na duvida entre lhe abrir o drag ou segurar nele decidi segurar nele, se abrisse mais o drag era para perder tudo.

Era um peixe de respeito, vem uma onda maior e tento levantar o peixe e trazer-lo para a superfície, ele cede mas logo de seguida dá mais umas valentes cabeçadas e ... foi-se, FOI-SE, que sorte a minha perdi um bicho daqueles, já é o segundo este ano, o anterior tinha levado uma saltiga 17 na boca.

As fateixas cederam e perdi um bom peixe por esse motivo, estavam quase novas e eram Owner #4 originais, foi uma grande desilusão, depois de casa roubada trancas nas porta, coloquei-lhe uns Asari que tinha comigo mas eram demasiado pesados e a amostra já não trabalhava da mesma forma.

Troco de amostra e coloco um Saltiga Brown Back 17 e banhos com ela.

Pouco depois mais um peixe, recolhia lentamente, parei, arranquei e PUUMMM, mais um belo quileiro, deu um pouco mais de trabalho mas com calma foi colocado a seco, era o ultimo do dia e não chegava para tirar o amargo de boca do barrote que tinha perdido.



Foi mais uma manhã de domingo desta vez diferente com família por perto, 3 bons peixes de recompensa e um barrote perdido, poderia ter sido quase perfeito, não foi fica para a próxima, às vezes o peixe também ganha.



19 comentários:

  1. Boas Armando,

    Isso é que foi dar neles. Pena foi o "teimoso" que infelizmente levou a melhor. Por aqui hoje nada.
    Relativamente aos triplos eu mudo dos 46 para os 41, pois o formato não é tão retilineo o que em meu entender não os deixa abrir com tanta facilidade.

    Um abraço

    Jose F Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Pinto,

      Foi uma manhã divertida, o mar estava muito bom mesmo hoje!

      Vou ter que ver esta história da fateixas, obrigado pelo conselho, mas desculpem o desabafo que vou fazer, umas amostras deste preço com anzóis deste nível???? Sinceramente é grave e só tenho pena de me ter percebido da pior forma, raramente troco fateixas e hoje deu nisto!

      Abraço,

      Eliminar
  2. Bons peixes amigo,o barrote vem para a próxima um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ntyper, vamos ver, que a próxima seja para breve!

      Abraço,

      Eliminar
  3. Fica para a próxima Armando... com a tua insistência mais tarde ou mais cedo eles aparecem! Mesmo assim já foi uma boa pesca!! 3 peixes nos dias que correm é uma grande pescaria

    Quanto aos anzóis segue o conselho acima dado, mete uns st-41... esses st-46 são muito fracos, já me abriram uns e ainda há bem pouco tempo um grande amigo deixou fugir um barrote também por causa deles! Vê também os decoy, os gamakatsu ou os daiichi. Neste momento eu troco sempre os owner que vêm nas saltigas... para mim até são piores que os das west lab --'

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Hoje a pescaria tem um sabor agridoce, aquele robalo ficou-me bem atravessado!!!

      Vou ver essas fateixas que falas, esta semana vai tudo à revisão, não pode voltar a acontecer!

      Estes owner das saltigas são uma verdadeira porcaria, comeram-me bem, e só te dou razão, as Macuas têm anzóis bem melhores!!!

      Um abraço

      Eliminar
  4. Boas Armando!!!

    Grande pescaria!! pena o barrote que fugiu. Mas fica para a próxima :D

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jota, para a próxima vou lá buscar o barrote!

      Abraço,

      Eliminar
  5. Quando eles querem é sempre a dar, o grane fica para a próxima, foi pena ser perdido por fateixas com o valor que se dá pela amostra é mau acontecer por um componente...

    ResponderEliminar
  6. Boas João,

    Podes crer, uma amostra deste nível com esta miséria de fateixas, não sei quem anda a enganar quem se estes japonas se os low costs, mas uma coisa é certa com as macuas nunca me fugiu um peixe!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  7. Uma ocasião tranquei um peixe com uns 6Kgs (a "olhómetro" eheheheh) e abriu-me 2 fateixas iguais a essas. Troquei, imediatamente, pela Decoy YS21 e nunca mais tive problemas. Este Inverno tranquei um peixe com quase 10Kgs (9,8Kgs, para ser mais preciso), aguentei-o no recuo da onda, sem lhe dar linha, e as Decoy superaram todas as minhas expectativas. Mais! Como o anzol é tipo Chinu, não descasca tanto os flancos da amostra, como acontece com essas Owner. Em relação ao preço, é idêntico.

    Saúde, da boa ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica PêJota vou verificar esses Decoy YS21, em termos de peso serão idênticos? Eu já troquei os Owner por uns Asari que tinha comigo bem mais fortes mas o problema é que são mais pesados, a amostra passa a afundante e altera-lhe a natação.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Pessoalmente, optei pelas nº3. São ligeiramente maiores e mais pesadas que as Owner nº4 mas não notei diferenças nem alterações relevantes na amostra (trabalhar, afundar, etc), a não ser o lançamento, a ferragem e, como referi, não descasca tanto a amostra nem abre. Deve ter ficado, talvez, com 1 ou 2grs a mais (não pesei...) e nota-se um pouco no lançamento (ganha mais uns metritos). Quanto a ferragens, como são ligeiramente maiores, é mais efectiva e desferra muitissimo pouco. Como se costuma dizer: "Têm unhas para o peixe!". eheheheh Atenção, mesmo à mão, a fazer força, não abrem! Penso que são as únicas fateixas no mercado nacional com números impares... Comparativamente às Asari ou Owner, as Decoy dão 10 a 0! eheheheh

      Saúdinha ; ))

      Eliminar
    3. Boas PêJota, acabei de comprar essas Decoy assim como as Owner 41 e umas baratas mas resistentes que achei interessantes, amanhã juntamente com as VMC e as Asari vão todas a testes para ver quais aguentam mais e melhor, não há nada como experimentar mesmo.

      Muito obrigado, um abraço!

      Eliminar
    4. Armando se os VMC forem os sparkpoint eles realmente são bons a ferrar mas ao fim de meia dúzia de sessões tens que mudar que estão todos enferrujados, mesmo que laves com água doce em casa

      Eliminar
    5. Boas João,

      Só esses é que uso e já conheço o problema, se não fosse isso eram muito bons mesmo, por isso não gosto muito deles.

      Mas verdade seja dita quase todos enferrujam rapidamente, tem a ver com os materiais principalmente o carbono presente na liga, ou seja se queremos bem duros e resistentes vão sempre acabar por enferrujar mais!

      Abraço,

      Eliminar
    6. Desculpa, mas estive uns dias ausente e esqueci-me de referir uma coisa: as Owner ST-41TN riscam e descascam os flancos todos das amostras! Não sei se é por serem mais grossas e, consequentemente, "agarrarem" mais água e trabalharem ao nivel dos flancos, mas uma coisa é certa: a forma da fateixa e do bico da mesma riscam e descascam as amostras todas, dai ter referido que as Decoy são mais finas e o formato do anzol ser Chinu (bico do anzol ligeiramente virado para dentro). As Decoy, posso-te afiançar que não enferrujam! Para terminar, as Owner ST-41 nº4, por serem mais grossas, devem ter sensivelmente o mesmo peso que as Decoy YS21 nº3.
      Depois de efectuares os testes, dá feedback.

      Saúdinha ; ))

      Eliminar
  8. Boas Armando!

    Nos dias que correm uma pesca dessas é já um motivo de grande satisfação e alegria ...poderia ser bem melhor e seria a cereja no topo do bolo com o barrote que fugiu ..melhores dias virão e certamente virá também um igual ou melhor ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Inácio, esperemos melhores dias realmente!

      Um abraço,

      Eliminar