Seguidores

2014/08/05

Um eterno sabor!!!

O tempo para pesca e para o blog tem sido de facto muito pouco, peço desculpa a todos os seguidores do blog por tanto tempo de silêncio, mas como devem compreender outras obrigações falam mais alto, principalmente o trabalho que não tem dado tréguas junto com a desilusão da falta de peixe que se regista este ano.

Mesmo em casa o tempo tem sido pouco e para compensar já tinha prometida uma pescaria aos meus miúdos depois de entrarem de férias e mal tive oportunidade lá me organizei e preparei um dia de pesca para todos.

A receita era simples, amostras, canas e carretos com fartura a contar com a presença dos meus miúdos Filipe e Francisco e do meu companheiro de pesca de há mais tempo, o meu sogro Nelson, grande apreciador da pesca ao achigã.

Organizamos bem o dia, saímos de casa depois das 8h, pois os miúdos ainda não aguentam grandes sacrifícios e lá fomos para um dia de pesca. Pelo caminho o sono ainda importunava os mais novos enquanto a conversa se desenrolava animada entre os mais velhos e depressa lá chegamos ao destino, um magnifico cenário para pescar uns achigãs.

Os mais novos não eram iniciados nesta historia da pesca, já tinham algumas experiências com as trutas mas os achigãs era uma novidade, tanto ouviam falar lá em casa nos verdinhos mas ainda não conheciam os trombudos e por isso estavam curiosos e expectantes com o que os esperava.

De inicio teve que haver muita ajuda, montar canas, carretos e escolher a amostra certa para o momento, eles olhavam para tudo o que eu fazia como os olhos bem arregalados, curiosos e a absorver tudo com grande entusiasmo, depois veio o momento dos primeiros lançamentos, algumas correcções, uma ou outra dica e pouco tempo depois já estavam sós com as suas canas a fazerem bons lançamentos, com animações a velocidades alucinantes e umas vozes mais velhas de lado..."devagar... pára... pausa... arranca... toques ligeiros" e eles lá foram corrigindo, mas passado pouco tempo viam-se amostras a rasgar a água a grande velocidade outra vez...

Eu e o meu sogro observávamos o cenário, as zonas com estruturas, as zonas de rip rap, a vegetação e a boa quantidade de pequenos achigãs que se observavam um pouco por todo lado, mas a hora não era a melhor e sabíamos que só da parte da tarde o dia iria aquecer, mas tínhamos tempo, agora a atenção era para o mais novos, ir capturando o que fosse possível até chegar a esse momento mais tarde.

O dia desenrolou-se da melhor forma, foram-se capturando uns achigas pequenitos, pouco maiores que a amostra, mas o tamanho foi crescendo, começaram a sair uns palmeiros e outros já maiores, perdendo-se já da parte da tarde alguns de bom porte enquanto o meu sogro tirava o maior do dia.

Ainda deu para ferrar um com uma cana Ultra Light  e velo a saltar mesmo à nossa frente bem no ar soltando-se de seguida, foi ai que os miúdos perceberam o significado de azia na pesca lol.

Mas valeu a pena, ver cada um deles a tirar o seu peixe e a repetir, a terem o gosto de ver um achigã a rebentar com um popper à superfície, lutar com ele até que o conseguiam por a seco ou a lidar com a frustração de perder um já ferrado, depois de três ou quatro valentes saltos fora de água, que experiência fantástica.

Ainda mais foi ver a sua alegria e entusiasmo a libertarem o peixe que acabavam de capturar, aproveitando para lhes explicar mais uma vez a necessidade de se libertar os peixes... eles compreenderam com muita naturalidade, a final o catch e release não era nenhuma novidade e bem sabiam que era também a pensar no futuro deles.

O dia foi fantástico, um dos meus dias mais felizes a pescar, inesquecível e registado em tudo o que foi possível num video que relata algumas capturas do dia, não vale a pena mais qualquer palavra, 3 gerações juntas num dia inesquecível que soube muito bem... querem melhor sabor que este??


6 comentários:

  1. Grande Armando..:-) Parabéns a todos por esse dia de pesca maravilhoso em família. Muito bom amigo e tenho a certeza que eles vão recordar para sempre esses momentos :-)

    Um grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  2. Bem jogado Armando já estamos a precisar de novos elementos na equipa, por isso toca a treina-los...

    Pelo video dá bem para materializar na nossa mente o excelente dia que passaram juntos e em familia.

    ResponderEliminar
  3. Boas Armando,
    ai está um dia em família muito bem passado, estes momentos são espectaculares 3 gerações a fazer uma jornada de pesca em conjunto, são momentos difíceis de esquecer principalmente para os mais pequenos que desfrutaram da sua 1ª experiência piscatória, quase de certeza que vão querer repetir.
    Um abraço e bons lances seja em família ou com amigos.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Desde já deixe Que lhe diga que foi o seu blogue e a forma como transmite a sua paixão pelo spinning que me convenceu a experimentar essa pesca. Para isso preciso de material que aqui em braga não tenho acesso. Pode me umas dicas de lojas onde possa adquirir o mesmo. Ou lojas online. De preferencia que não me aldabrem!
    Obrigado
    Rui

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Se me quiser dar exemplos de canas ,carretos e linhas para um iniciante no spinning , agradeço.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    É impressão minha ou o mês de agosto não é bom para o spinning?
    Vejo todos ao meu lado a tirarem robalos quileiros a pescar à bóia e eu só trago grades para casa.
    Numa loja de pesca disseram-me que o robalo só quer isco vivo (pilado) e realmente tenho visto outros pescadores de spinning de saco vazio.

    ResponderEliminar