Seguidores

2012/03/05

Pesca à truta em Penacova


Dia 3 de Março foi data de mais um encontro do fórum PCA (www.pescacomamostras.com), desta vez para uma jornada de pesca às trutas em Penacova, foi mais um excelente evento realizado pelo PCA onde o convívio e a camaradagem ponderaram.

O Mondego corria com um bom caudal, e o dia estava encoberto com uma temperatura amena a rondar os 15º, condições  reunidas para um bom dia de pesca



O dia correu muito bem, de inicio comecei por subir o Mondego em direcção a um açude, explorando todas as correntes e fundões, tendo alguns toques promissores!

Chegado ao açude, comecei por explorar algumas zonas mas sem qualquer sinal das nossas amigas trutas, ninguém tirava nada e então decidimos partir para jusante e explorar outras partes do Mondego.

Quando todos já deixavam a zona do açude eu olhei para trás e algo me chamou a atenção, notei um movimento brusco alguns metros à minha frente, e decidi explora a água onde tinha visto movimento.

Começo a lançar e ao segundo lançamento zássss, lá estava ela, uma bela truta fario para abrir a temporada, muito brava a dar uma boa luta, ainda não a via mas já sabia que vinha lá uma das grandes, ajusto o drag e tento a controlar, puxou 3 ou 4 vezes com força levando sempre a linha que eu ia recuperando e fui lutando com ela, trouxe-a à tona e já um pouco cansada com a boca de fora da água veio até mim, era uma belíssima truta, media, tinha 45 cm, não a pesei mas passava bem o kg e depois das fotos oxigenei bem e soltei aquela bela menina, que prazer fantástico, o dia estava ganho!!!!


Uma bela truta fario de 45cm

Depois segui então para jusante e para explorar outra parte do rio, ai tirou-se outra belíssima truta de 46 cm, devidamente devolvida à água, eu tive ainda alguns toques mas mais nenhuma captura.

No final do dia voltei ao mesmo açude da manha, faço alguns lançamentos e de repente lá andava ela, uma truta comia à superficie à nossa frente, lanço duas ou três vezes e zásss, ferrei, também era das grandes, lutou bastante e parecia ser ainda mais forte que a da manhã, como estava a pescar na zona baixa do açude não podia levantar a cana como devia, pescava quase à altura da água e o peixe aguentou-se mais, por 3 vezes levou-me linha e correu rio a dentro, com calma acabei por trazer a truta perto de mim, deu para ver as suas belas pintas e quanto era grande, bem grande, mas quando pensava que já estava cá fora ela arranca outra vez em direcção ao fundo e crava-me a fateixa numa estrutura do fundo e deixou-a lá preza enquanto se pirava para outras bandas, foi-se a truta, foi pena, agora podia ser famosa aqui no blog com uma bela foto nas minhas mãos!!!

Demos a pesca por encerrada, ainda não era noite mas fazia tarde para quem tinha que regressar ao Porto ou a Lisboa, olho para trás e vejo algumas trutas a comerem à superfície, era a hora mágica para a pluma, custou ir embora com elas assim mas valeu a pena, foi um grande dia PCA, um convívio que vale por mil peixes!!!

Boas pescarias,

Armando Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário