Seguidores

2013/06/18

Robalo... por onde andas???

Este fim de semana voltamos aos treinos, digo treinos porque é realmente o que parece, temos andado a treinar lançamentos e pouco mais, mas vontade não faltava e tínhamos boas previsões quer de mar quer meteorológicas.

Sábado começamos bem cedo o nosso dia, o encontro estava marcado para as 5:30 nas bombas do costume para um café e à hora marcada lá estávamos, eu mais o Paulo e o Carlos, todos os outros estavam de serviço e não puderam aparecer, café tomado, duas de letra e logo de seguida avançamos para um dos pontos a explorar.


Já no spot encontramos os amigo José Cunha que já dava banho às amostras mas ainda sem resultados, deu para perceber que o mar não era nada do que estava previsto, o período da onda era maior e a ondulação bem mais forte que os 1,2m anunciados pelo Windguru e Instituto do Mar.

Por vezes a ondulação atingia valores acima dos 3m o que nos obrigava a estar sempre com um "olho no burro outro no cigano", mas sem grande stress lá nos fizemos à sorte a ver o que nos estava reservado.

Amostras de molho e cada um pelo seu lado foi explorando o spot, muda amostra, muda de caneiro e nada, até que ouço o Carlos a anunciar o primeiro peixe, o Carlos com a sua max rap tinha enganado um robalo de 43cm, já tinha safado a grade e era bem bom para a seca que temos passado nos últimos tempos.

Pouco depois sinto um toque mas o peixe andava de faca e garfo e não quis ferrar e passado pouco tempo foi o amigo José Cunha que sentia um valente toque mas sem conseguir também ferrar o peixe.

Eles andavam lá, não parecia que fosse peixe grande e os ataques não eram francos por isso os toques sem ferragem.

A manhã foi passando, a maré subia para o seu máximo e mudamos de spot, fomos bater mais uns caneiros e nada, voltamos a mudar mas tínhamos mar a mais, estava forte de mais para amostras, com correntes que não deixavam nada trabalhar, nem para zagaia dava e por isso demos a pesca por terminada, com o Carlos a levar a melhor com a sua captura.

Este é um ano "sui generis", com poucas capturas e a sensação que o peixe desapareceu, aqui pela zona tem sido mesmo muito difícil, com toda gente a se queixar do mesmo, não há peixe, o pouco que sai é a conta gotas e com muita raridade.

O mar anda esquisito, não se vê viva alma, não há petinga nem peixe miúdo, não se vê camarão nem caranguejo,  quem faz mergulho diz que parece um deserto debaixo de água, são as consequências do inverno rigoroso que por aqui tivemos.

Esta semana voltamos a ter mar levantado acima dos 3m a fustigar a costa com nortada limitar quem quiser pegar numa cana de spinnig, é realmente um ano mau, mas pode ser que as coisas mudem com a entrada do Verão e a água a aquecer acima dos 17º, já falta pouco, vamos lá ver se isto muda e anima um pouco a malta, é caso para se dizer... Robalo... por onde andas???





21 comentários:

  1. Nada Armando hay que esperar, por Galicia estamos en la misma situación "pocas y pequeñas"

    Un saludo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,

      Tenho reparado nisso, é um mal geral e temos mesmo que esperar.

      Vamos ver se aquece com o Verão que está ai à porta mas tenho muitas duvidas que melhore, vamos acreditar que sim, a final de contas a fé e a perseverança são as melhores qualidades de quem pesca.

      Um saludo.

      Eliminar
  2. Boas armando é como diz o miguel o mal é geral tivemos um inverno como há nunca por mais que custe......é a natureza e ela é que sabe de certeza dias melhores virão,um grande abraço para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,

      Vamos ver se é mesmo assim, na verdade espero que melhore mas tenho sérias duvidas, às vezes penso que a natureza pouco pode fazer contra a situação actual da pesca.

      Quantas espécie já desapareceram e a natureza nada fez.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Alô Armando!
    É verdade que as coisas andam mal, e fica sabendo que não é só aí, cá por baixo também anda péssimo...
    E olha que não é da agua fria, pq aqui já anda a rondar os 19º Eu já nem vou à pesca, como de costume
    no verão paro um pouco e com estas condições de ventos e falta de peixe ainda mais... E também por aqui
    o fundo do mar está deserto, tenho colegas de trabalho que fazem mergulho e queixam-se do mesmo...
    Como já tinha comentado anteriormente está a tornar-se preocupante e nada podemos fazer a não ser esperar...
    Saúde da boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Lembro-me bem do teu anterior comentário, é mesmo preocupante a situação, o mar, o rio, é por todo lado, no Douro já devia estar a dar peixe com força e eles vão saindo a conta gotas, nunca visto igual, nem mesmo pelos mais velhos lobos do mar

      Se o remédio é esperar menos mal, mas custa.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Olá Armando,

    Este ano está mesmo muito mau, para colocarmos um peixe a seco temos que “gradar” meia dúzia de vezes ou mais.

    Vou tentar amanhã ao fim da tarde...pode ser que o peixe encoste?!!! :)

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      É verdade meu caro e acho que até está a ser optimista lol

      Eu talvez faça um amanhecer até à hora do trabalho, agora com os miúdos de férias é mais fácil e temos que insistir, o mar parece que vai estar bom para o fim de semana e o vento só vai deixar pescar de manhãzinha.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. É assim Armando, é só mesmo uns treinos, isto anda mal...
    O que vale é o meu Kayak para ir mariscar, senão a coisa táva preta...:)
    Vamos ver! Mas olha que aqui a àgua é mais quentinha e nada...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel,

      Mesmo assim sabe bem treinar lol era melhor com peixe mas temos que nos resignar,isto anda uma seca por todo lado.

      Se calhar nem o aquecer da água vai resultar em algo positivo.

      Um abraço.

      Eliminar

  6. Boas grande Armando..:-) Isso está complicado amigo, a mãe natureza é tramada e ás vezes por mais que sejamos persistentes, ela simplesmente não quer nada connosco...mas deixa estar que dentro em breve, o Verão chega, a temperatura da àgua sobe e o peixe acaba por aparecer..:-)
    Parabéns ao carlos pelo belo peixe e não esmoreças, pois quando menos esperares vais dar com eles...-)

    Um grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis,

      Deus te ouça, Deus te ouça...

      Isto ainda vai "descomplicar", há que ir tentando e um dia, tal como dizes, "tauuu" lá está um na ponta da linha!

      Aproveita bem essas pescarias pela costa africana, que pelo que nos têns mostrado por ai peixe não falta!

      Um grande abraço.

      Eliminar
  7. Boas Armando,

    continuem os treinos... tenho a impressão que, se o mar baixar 2 a 3 semanas consecutivas no Verão... Vai dar PEIXEIRÁDA e da grossa ! hehehe

    Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Matos,

      Vamos continua, ou melhor, temos que continua e olha também penso que se tivermos mar calmo um tempinho tudo volta ao normal, vamos lá ver!

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Boas Armando,

    O mal é geral , mesmo assim já foi uma jornada que deu para sentir peixe e ver a cor deles...resta-nos continuar a insistir para ver se conseguimos dar com alguma surpresa ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,

      A surpresa vai aparecer quando menos se esperar, por isso não dá para baixar a guarda, há que ter sempre tudo pronto para esse encontro imediato e ... insistir, insistir, insistir.

      Um abraço.

      Eliminar
  9. Olá Armando,
    Parece que o mal é geral. Aqui pela areia a coisa não vai melhor, apenas um ou outro peixe isolado e pegam mesmo na borda. Andam é bravos, dão uma luta dos diabos. Não se vê comedoria. Espero que isto vire. Haja fé.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa José,

      O mal é esse, sem comedoria pela costa o robalo não se chega às nossas amostras, há que dar tempo ao mar para repor o que estragou neste inverno bruto que passou, por isso há que ter fé realmente, tenho a impressão que ai na areia o verão vai ser explosivo.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Boas,eu apena tenho 13 anos ,e recentemente adquiri material de spinning,ja pesco há 5 ano,mas preferiro o spinning,vou morar para gaia ,sabe de algum pesqueiro na foz do douro mas no lado de gaia .
    abraço e boas pesca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo,

      Eu conheço Gaia mas em termos de pesqueiros muito pouco, sei que é uma zona excelente para pescar e o melhor a fazer é ir visitando as zonas e perceber por onde se pesca, trocando impressões com os pescadores locais, de certeza encontrarás bons conselhos e farás grandes amigos.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. boas Diogo em gaia so conheço o spot perto da reserva.
      também ando a procura de novos spots tanto em gaia como no porto.

      tenho ando pelo marégrafo e pelo cais novo tenho ando a seco...

      caso alguém conheça outros spots e quiser partilhar agradeço

      Eliminar