Seguidores

2013/04/18

Insólito por do Sol...

Há dias que tudo acontece e ontem foi um desses dias, felizmente correu bem, mas o fim do dia foi realmente fora do normal.

Enquanto trabalhava já depois do almoço toca o telemóvel com a chegada de uma mensagem, abri e era uma mensagem do Bruno, com um peixe...



...mmm.... então o Bruno ainda está por cá???? pensei eu, toca a ligar de volta para saber o que se passava e ele estava junto ao mar, acabava de tirar um robalo de quilo e meio a meio do dia e continuava a senti toques, ainda há quem diga que nisto da pesca o peixe come de manhã e à noite... é que o peixe é diferente de nós e todos os outros animais, têm horas certas, não fosse o robalo um predador.

De facto nisto da pesca não há horas, nem regras, nem verdades absolutas quanto às horas de se pescar, pesca-se quando pode ou quando se quer, foi o caso do Bruno, foi só a meio da manhã pescar e foi bem recompensado contra todas as teorias.





























Enquanto falávamos olhava o windguro e a tabela de marés, tinha passado junto ao mar quando voltava do almoço e reparei que estava de feição, com esta aventura bem sucedida do Bruno, era de dar lá um salto à noite, já que não tinha podido no dia anterior.

Ao fim da tarde fui a casa peguei no material e eram 19h já estava junto ao mar, mas este já tinha crescido, que mar incrível, cheio de força e com poucas possibilidades para o pescador, o Bruno e o Carlos mandavam ferros para dentro dentro de agua,  estava bom para a zagaia, mas eu mesmo assim peguei num vinil de 40g e tentei a minha sorte.

Ainda estava a aquecer e toca o telefone, estava dentro do fato, deu uma trabalheira tirar e já não fui a tempo de responder. Era o João... ligo de volta, recuo uns metros e começo a falar com o João, "...está mau, o mar cresceu de  tarde e já está uma valente porcaria...já não vai dar grande coisa..." ao mesmo tempo coloquei o vinil numa poça que ficava por trás de onde estava, 1 metro abaixo da pedra e de cima via encantado o vinil a trabalhar na água enquanto ia falando com o João.

Olhei para trás para controlar o mar e senti o vinil a prender, prendeu mesmo, despachei o João e desci daquela pedras para ir buscar o vinil.

Dou dois esticões com a cana e nada, entro na poça chego-me às rochas, agarro no fio e começo a puxar, estava preso mas não o via, pensei que o mar tivesse subido e o levasse para dentro das rochas, continuo a puxar e então foi a vez do vinil começar a puxar... Ó meus amigos o Black Minnow pode ser muito bom mas não tem força para me puxar para... mmm ... Ó CARLOS ANDA CÀ QUE ENGATEI UM POLVO!!!!!

Pois é, um polvo, ele tinha visto aquele peixinho dentro de água e deitou-lhe a pata, só que o Black Minnow ferrou-o e ele não se consegui mais soltar, parecia mais uma cessão de Light Rock Fishing que spinning MH como era o caso, o polvo tinha 1200g e uma força incrível, já não era mau de todo!

O Black Minnow ficou todo revirado na pata do polvo
A pesca ficou por ali pois o mar não deixava, valeu pelo polvo e pela companhia, o fim do dia foi realmente insólito, sábado e domingo há mais, mas ainda vou ter que pensar bem

18 comentários:

  1. Grande Armando... tu até polvos tiras pah, agora só falta mesmo "aquele" atum...ehehehe
    O black minnow mais uma vez a surpeender a malta com uma captura insólita.
    Quero também aqui deixar os meus parabéns ao Bruno, que já há muito merecia esse peixinho!
    Abraço a todos os predadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então amigo,

      Grande??? só se for na cana :))))) a culpa foi do atum que não ferrou e trouxe esta mala-pata que não quer sair!!! Amanhã vou à bruxa resolver o problema :))))))))

      Olha de 4ª a Domingo é de aproveitar nem que seja o fim do dia, chegou o tempo de não ter mãos a medir, é agora amigo, nem se pensa duas vezes!!!!!!

      O Bruno esforça-se e lá vai indo, um de cada vez mas vai ganhando mão pois gosto não lhe falta.

      Um grande abraço meu caro!!!!

      Eliminar
  2. E em relação ao teres que pensar bem... já te disse como é! Com o mar conforme vai estar existem boas alternativas. É um desafio!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como viste o fim de semana foi sem stress, mas a vai preparando o "salva vidas" ;))) as Kimeras ainda não chegaram cá, mas nunca se sabe ;))))))

      De desafios gosto eu, bora lá, 5ª feira o mar está com 1,4m não deve ser grande problema!!!!

      Um abraço!!!

      Eliminar
  3. Boas,

    No verão passado também tive uma situação idêntica na Granja, com um vinil da Savage na água enquanto conversava com um amigo...o polvo é que era bastante mais pequeno.

    Entretanto estou com muita "fezada" para este fim de semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo José,

      Eu também estava com fezada mas ainda não foi desta que me livrei das #####

      Há que insistir e enquanto saírem uns polvos menos mal ;)

      Um abraço!

      Eliminar
  4. É o que te digo a tradição já é o que era... Esse black minnow, até polvos saca para fora...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      A tradição já não é mesmo o que era, tirar um polvo 4m acima do nível do mar não é normal, ainda por cima com um vinil, mas tal como sempre digo, a pesca surpreende-nos todos os dias!

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Boas Armando!
    Pois a pesca não é uma ciência exacta, embora tenha lógica em algumas situações...
    Eu também já tirei um Robalo com 5Kg a meio da tarde, mas isto é uma vez em cem.. se fizeres uma
    experiência e atacares 10 vezes durante o dia e 10 vezes ao crepusculo ou no romper no dia, com certeza
    vais ter mais capturas ou ataques com menos luminosidade...
    No entanto vai de pesqueiro para pesqueiro, um pesqueiro com fundura e abrigo para o peixe durante o dia
    é melhor que um pesqueiro de aguas rasas... se for um pesqueiro muito batido o peixe também não tende
    em frequenta-lo de dia mas sim pela calada da noite...a cor da agua também tem um papel fundamental,
    se tiverem tapadas será melhor de dia do que de noite, existe um Nº de situações a levar em conta e não
    há regras fixas, no entanto a lógica e as tendências mantêm-se...

    Em relação aos black minow, continuam a facturar :) e desta vez foi um belo de um polvo...
    Um abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      Pois, mas no meu caso é precisamente o contrário, por exemplo das dezenas e peixes capturados no ano passado apenas 3 pesquei na primeira hora de luz do dia, 30min antes e 30 min depois do nascer do dia, olhando à minha volta a situação é semelhante com o pessoal todo, no entanto reconheço que muita gente pesca mais nessas horas por isso ditas mágicas e muita gente pesca mais de noite.

      Penso terá a ver com os pesqueiros, concordo plenamente com o que escreves, mas também terá a ver com a nossa disposição para pescar e da nossa disponibilidade de tempo, é um conjunto de factores, mas o mais importante é acreditar que eles andam lá, ai habilitamo-nos a tirar um barrote a qualquer hora.

      Tal como dizes não existem regras fixas mas a lógica e as tendências mantêm-se, eu apenas acrescento individualmente!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  6. Ehehehehe!
    Esse vinil da Fiiish já não deixa dúvidas, é mesmo bom! Até polvos engana!
    O Urubu já comprou para ele e para mim, mas azul claro! :) Em breve vai a provas na água e tenho alguma expectativa de o ver na altura das algas - aí sim, deve ser especialmente bom...

    Quanto à melhor hora para pescar, quanto a mim é quando eles lá andam! LOL Os nossos maiores exemplares foram todos pescados com o sol na vertical, entre as 11horas e as 15h! As teorias valem o que valem...

    Abração e continuação de boas pescas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Pedro,

      Como tem o anzol empatado tipo texas não engata, o que de certo será como dizes, nos tempos das algas vai fazer uma grande diferença!

      Talvez por pescarmos perto temos as mesmas percepções, eu concordo plenamente, os meus maiores exemplares foram todos pescados entre as 10 e o meio dia, e muitos poucos peixes se pescam nas primeiras horas do dia, que por norma estamos lá de cana ao alto a lançar nos caneiros e fundões que bem conhecemos!

      As teorias valem o que valem é um facto, mas sem teoria nada se concretiza, ir à sorte com toda a certeza produz menos peixe que ir com algum planeamento e estudo.

      A pesca ão é uma ciência exacta e ainda bem, por isso é que é tão apaixonante!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  7. Grande caldeirada de peixe, essas amostras até parece que tem MEL :).
    Contunuação de boas pescas e parabéns.

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui,

      Parecem mesmo, o Ricardo é que tem apostado mais e acaba por ter estes resultados, acredita e tira, o vinil é bom mas o Ricardo também não perdoa!!!


      Um abraço!

      Eliminar

  8. Boas grande Armando..:-) a máxima é, só não apanha quem não lá vai...lol..o resto apesar de fazer lógica, quem manda é a natureza e essa amigo, é imprevisivel..:-)
    Parabens amigo pelo Polvo, que dá sempre um belo petisco, além do mais é sempre bom variarmos a nossa alimentação...hehehehehe
    Um grande abraço e até breve

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis,

      É uma máxima, máxima ;)))) plenamente de acordo, o problema é quando fazes dezenas e dezenas de saídas de casa às 5 ou 6 da manhã e por norma sabes que o peixe só vai sair lá para as 8 ou 9h em diante, começas a pensar se andas com o juízo todo ou se o perdeste ;))))

      A natureza é imprevisível de facto, mas a estatística sem ser exacta dá nos grandes pistas para melhor aproveitarmos o nosso tempo, é que eu ando a precisar de dormir ;))))))

      O Polvo marchou logo no dia seguinte, uns filetinhos à maneira com um arrozinho de feijão mmmm que maravilha, vou me dedicar ao rock fishing ;))))

      Um grande abraço!

      Eliminar
  9. Viva Armando.

    Realmente uma situação caricata,bom para o teu lado,e em boa hora tocou o telemóvel.

    Estou a ver que esse vinil e mesmo bom,vai ter que ser uma das minhas aquisições.

    Grande abraço e boa sorte para o fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Joaquim,

      Foi esquisito mas valeu, o vinil estava no sitio certo à hora certa.

      Um grande abraço!

      Eliminar