Seguidores

2013/01/09

Mar alto, dias difíceis... reflexões

Ultimamente o tempo para o blog não tem sido o que gostaria que fosse, quer por motivos profissionais, quer pela ausência de capturas e a desilusão com cada visita ao Instituto de Meteorologia ou ao Windguru.

Ainda que tenha pescado algumas vezes, ter sentido peixe graúdo que não ferrava, ver amigos a perderem peixes de bom porte, ver peixe e não conseguir lá chegar, de tudo um pouco tem acontecido, foi um fim de ano menos bom, tal como o ano que finou, mas o inicio não foi melhor, talvez pronuncio das tempestades que nos estão reservadas neste 2013.



Mas se a politica pode sempre ser mudada, a pesca é mesmo assim, são as condições e temos que nos resignar e esperar por melhores dias, que se vislumbram já no inicio da próxima semana, parece que definitivamente o mar vai cair e permitir pescar depois de uma lua nova que activará com certeza o peixe mais preguiçoso.

Como disse mesmo com mau tempo sempre que podemos voltamos ao mar, mas poucos foram os dias de pesca, nessas vezes alguns ataques violentos acabaram com a frustração de deixar de sentir o peixe e para o Bruno ainda foi pior, viu o peixe a ir à vida dele com uma MaxRap 17 inteirinha dentro da boca (imaginem o tamanho do bicho), depois de uma luta feroz em que o mar acabou por dependurar o peixe pelo mono num bico de uma rocha, mesmo à nossa frente.

O mar não tem estado fácil, embora caia um dia ou outro tem sempre uma pancada grande e não oferece grande confiança, talvez o peixe sinta o mesmo, esteja à espera de dias melhores para encostar, talvez ande já entretido a desovar, talvez tenha se mudado para outras paragens, o que é certo é que anda desaparecido e mesmo saindo alguns peixes por essa costa fora é muito pouco ainda para o que seria de esperar, mesmo com mares fortes como temos tido.

São com certeza sinais do tempo, das mudanças climatéricas, da pesca excessiva, são alertas para a nossa consciência os quais não devemos ignorar.

Esperemos por dias melhores, a pesca também é saber esperar.

Aproveito para desejar mais uma vez um Bom Ano a todos e dar as boas vindas aos membros que se juntaram a nós ultimamente levando a lista de subscritores do Predadores ao Spinning a 141, sejam todos muito bem vindos a este espaço, em especial ao João Rico meu companheiro de PcA, ao Rei João e ao Encantador de Robalos que muito têm participado por aqui.


RAFA /JOSE.
Daniel Lopes
Nuno Rosas
João Rico
JCMallo
Entrespots
Cristóvão
Joel Machado
Jorge Urbano
o encantador de robalos
Cláudio Silva JET7
Rei João


José Teixeira
Rogerio Lima
Paulo Sousa

21 comentários:

  1. Olá Armando.
    É um facto que as condições metereológicas não têm sido animadoras, muito menos convidativas para pescar. A verdade é que aqui tens pelo menos um relato de dois bons peixes pescados nestas condições e olha que, apesar das mesmas, nós também temos feito boas pescas.
    Muitas vezes ficamos à espera que o mar caia, o vento passe e a chuva acalme e perdemos boas chances de capturar os grandes exemplares que vêm desovar nesta altura do ano.
    Subscrevo a tua opinião de pescar com consciência, especialmente nesta altura do ano, mas a verdade é que sortudo é aquele que apanha um peixe dos que ficam para a vida, quanto mais muitos... de qualquer forma revejo-me nessa tua postura.
    No fim do ano também fiquei com um peixe engraçado pendurado numa pedra com a linha presa nas percebas e é muito frustrante... paciência... ainda esta noite dormi mal por causa de um bicharoco que ontem se desferrou aos pés... faz parte.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José Pedro,

      Eu já vi que vocês andam de mão quente ;) é a recompensa pela vossa insistência e conhecimento.

      Infelizmente o pesqueiro por onde andava está coberto de troll e não podemos pescar por lá, continuam a colocar troll e redes a pouco mais de 30 metros da costa e deram cabo da zona, só no fim de semana passado em material perdido foi uma desgraça.

      Agora há que explorar outros pesqueiros, menos habituais mas também produtivos, muito mais complicados e menos seguros, há que ter cautela e esperar melhores condições o mar não tem andado meigo.

      Estou de acordo com o facto que a altura é a melhor e feliz daquele quem pesca um belo exemplar hoje me dia como aconteceu convosco no sábado passado, não será com certeza por culpa dessas capturas que isto vai mal, se virmos o que sai ao troll cada dia ai sim dá que pensar.

      Perder bons peixes faz parte da pesca, mas que custa custa :)

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Armando, vocês têm ligado à PM a denunciar o uso de artes ilegais junto da costa? Temos de o fazer, embora seja desmotivador pois a maioria das vezes é em vão... Experimenta dizer que tem sacos com pó branco dentro, que em minutos estão lá! É o que temos e quem extingue tudo o que nada...

      Abraço!

      Eliminar
    3. Boas José Pedro,

      Tem se ligado várias vezes, ninguém quer saber, mesmo como recebem as chamadas deixa muito a desejar, muito bla bla bla e pouca acção, talvez os meios sejam poucos ou a vontade não seja muita, mas na verdade não se cumpre com a lei.

      Por exemplo nenhum barco pode pescar em volta da monoboia, penso que uma milha de cada lado até terra mas como sabes todos os dias barcos a levantar troll nessa zona e nunca vi a PM a intervir, toda gente gosta de robalo no forno!!!!

      Sei que são profissionais, têm que ganhar a vida mas a lei é para cumprir pois em caso contrário passam a ser profissionais do crime, é a realidade que temos, ninguém quer saber com o argumento que existem coisas piores ou mais importantes, enfim, é a triste realidade "Tuga"!!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Temos de ser teimosos,e mesmo com más condições podes ter a sorte de cravar um bom peixe..... é claro que corremos o risco de perder o peixe ,mas o que vamos fazer... abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Encatador de robalos,

    Teimosia não tem faltado, sempre que se pode volta-se ao mar mas realmente não tem sido fácil, há que continuar a insistir, mas agora só para a semana!!!!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Bem temos que ir sempre com Fé. Com as condições mínimas, estar lá batidos e persistir...
    Quando não estão, pois pelos menos vimos com a consciência de que fizemos tudo, porque às vezes até andam lá e não estão em modo de ataque.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel,

      É mesmo assim, quando não dá não dá, melhores dias virão, a pesca é isso mesmo.

      Um abraço

      Eliminar
  5. Boas Armando!
    Pois o mar este ano não dá umas quebras para deixar a malta lá ir, há 3 meses que ando à espera de condições para ir a alguns pesqueiros e é impossível... enfim há que ter paciência e esperar.
    O peixe tem dias em que não se faz às amostras...
    Sorte é a de quem consegue tirar algum dos bons...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro,

      O mar anda como o tempo, invernal e é bem preciso, temos que ter paciência, tentar a sorte quando é possível e temos que nos resignar quando gradamos, faz parte da vida de quem pesca.

      O peixe na pré-desova é assim, ás vezes lá se decide e dá algumas alegrias, como em tudo na vida a sorte protege os audazes.

      Um abraço!

      Eliminar
  6. Boas Armando. Gostaria de deixar aqui o testemunho da importância que foi o contato com o vosso espaço net na pessoa do Armando para que me iniciasse finalmente nesta modalidade.

    Acabei por comprar o conjunto Biomaster, depois de muito ler e pesquisar e dos sábios conselhos do Armando! Agora, na próxima semana, vou experimentar e desfrutar dos primeiros dias de spinning - nunca mais chega o mar bom :D!


    Agora é muito mar e tentar avançar o mais rapidamente em termos de técnica. Obrigado pela ajuda que me prestou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,

      Parabéns pelo novo conjunto, espero que se divirta com ele e tire uns bons peixes, o mar cai esta semana mas levanta no vim de semana, há que aproveitar ao maximo em especial o próximo sábado de manhã, depois vai ser mar a crescer até aos 5 metros, ou seja, canas a seco outra vez!

      Um abraço!

      Eliminar
  7. Primeiro dia de mar, sempre com algum receio de parecer meio desenquadrado, mas lá fui testar as minhas amostras. Primeiro num local de alguma areia e pouca pedra, porque a confiança necessita de ser trabalhada. Amostras ao mar, toques zero, focado sempre num modelo específico das Marias, que achei que aquele mar estava mesmo a pedir. Isto baseado no conhecimento empírico de mil e uma noites de sites e youtube. Lanço, confiança a subir, vou para um pesqueiro que sei -pela caça sub - que é porto de abrigo de grandes robalos.

    Ao segundo lançamento um toque bom, puxada e seguro, sem puxar linha do drag, aí vem ele. Achei que era um peixe bom, mas sinceramente não estava preparado para o que aconteceria depois. Avisto o lombo ao longe, ok é peixe bom. Trago o peixe para junto de mim, num fundão e então avisto a cabeça. Era uma cabeça gigante de um peixe entre 4-6kg de peso. Percebi rapidamente que não podia içar o peixe naquele fundão e senti que me faltou a experiência. Quis trazer o peixe o mais rapidamente possível para perto de mim. Agora tinha o peixe num fundão, a 1metro de mim. Uma onda maior, tento baixar-me para o tentar apanhar e paf!, o nó parte. Desolação e a certeza do fraco spinnista que ainda sou. Na babuja do mar vai-se o robalo, a amostra e alguns dos sonhos de menino.

    Com a perda veio igualmente uma certeza. De que quero ser melhor e cada vez mais competente nesta forma de arte. Sim, porque quem chamar a isto pesca engana-se. Esta merda é arte no seu estado mais puro de compreensão. Que aquele Robalo sobreviva e conte a história de como enganou um fraco spinnista aos seus parceiros.

    Eu, por mim, já estou enleado nesta fantástica forma de pescar. Obrigado Armando, por ser um dos responsáveis por esta minha nova e duradoura paixão!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Perder um peixe é sempre desolante, um peixe grande então nem se fala. Contudo fique descansado porque não são apenas os pescadores inexprientes que perdem peixe... fique tranquilo que as capturas acontecerão naturalmente.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Boas João,

      Ter logo nos primeiros dias de pesca um "encontro imediato de ultimo grau" é aliciante e não é fácil cobrar um peixe desses em condições mais complicadas, acontece a qualquer um, quanto mais quando ainda estamos a dar os primeiros passos.

      Tenha atenção às linhas e aos nós, fluocarbono 0,40 a 0,47 (aconselho Seaguar Ace) e multi 0,18 a 0,24 (aconselho Sufix 832) ligados por um bom nós (Albright melhorado é o melhor a usar) aguentam quase tudo.

      Quando temos um peixe assim sem lhe chegar é preciso não o deixar levar o fio ás rochas e tentar aproveitar a ondulação para o trazer aos nossos pés, quando isso é possível, pois um peixe desses a peso é para se perder.

      Sei que é difícil quando se começa manter a cabeça fria numa situação dessas mas assim tem que ser, quando entrar num pesqueiro que ainda não conhece bem pense primeiro como vai tirar o peixe da água, assim quando ferrar um tarolo desses automaticamente reage conforme pensou e tudo se torna mais fácil, pense sempre que o peixe já anda lá, tal como lhe aconteceu muitas vezes é logo ao primeiro lançamento ou segundo lançamento que ele ataca e nós ainda a frio se não soubermos o que fazer de imediato arriscamos sempre a perda do peixe.

      Estou certo que será uma forte motivação para novas jornadas assim que o mar caia, nos próximos dias temos muito mar e pouca pesca, não lhe posso dar os meus parabéns pelo peixe, mas desde já parabéns por ter iniciado com toda essa emoção.

      Fico contente que este espaço tenha contribuído para esta sua nova paixão, é uma pesca difícil de se largar depois de se entranhar por isso desejo-lhe as maiores felicidades e vá dando noticias das suas capturas.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Verdade, Paulo, mas vou continuar a perseguir a vontade de ser um pescador de excelência nesta forma de arte! Muitas horas de mar e muita força de vontade é o que é preciso. Pode ser que um dia nos encontremos numa dessas marés :)

      Um abraço!

      Eliminar
  8. Obrigado pelas palavras! O que me aconselharam - nesta zona de muita pedra - é pescar directo, com fio 0,19m ligado ao clip, através do nó Albright.

    Dizem, porque são zonas de mar batido e com poucos dias de àgua lusa. Por outro lado o fio mais fino, apesar da dificuldade da retirada do peixe facilita o lançamento. Acha um erro?

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João,

      Pescar directo só aos achigãs e muito raramente, penso que quem lhe aconselhou tal não faz a mínima ideia do que pode acontecer no mar.

      Acredite com um metro de fluocarbono como terminal esse peixe não se teria perdido.

      É um erro pescar sem terminal, não porque o peixe veja o multi, esse nunca será problema, o problema é que nenhum multi filamento tem resistência ao choque e ao corte como o mono de fluocarbono, para isso foram criados monos em fluocarbono por várias marcas, além de ser praticamente invisível.

      Use sempre um terminal, não tenha receio de usar 0,40 a 0,50 há quem pesca ainda mais grosso e não deixa de enganar o peixe, tudo depende da zona que se pesca, sendo muito rochosa deve ser um multi forte e resistente 0.40 para cima, para aguentar as pancadas na rocha.

      Um abraço!

      Eliminar
  9. Caramba, foi uma coisa que eu perguntei vezes sem conta, mas o dono da loja de pesca insistiu que todos os pescadores aqui usam assim.

    Estranhei realmente, quando cheguei a casa e, como é hábito, tentei descartar o fio com o nó (não costumo aproveitar nós de pesca para pesca) e com um toque duma faca de serra, com pressão mínima o fio cortou. Fiquei logo a pensar que, tocando o fio no mexilhão ou qualquer bico de pedra...já era. E foi o que aconteceu, realmente.

    Vou comprar um 0,45 ou 0,50. O fundo onde pesco é quase sempre altamente rochoso, mas como conheço bem onde os camalhões de pedra se encontram, só perdi a amostra na boca do robalão;

    Um metro,então de fluor, será o suficiente?

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia João,

      Na realidade quem o aconselhou, fez-lo mal! A resistência à abrasão de um multi é muito inferior á de um mono e muito menos à de um fluor. Portanto como disse o Armando, em zonas de pedra sempre baixada de fluor.
      Em relação ao comprimento, eu pesco sempre ai com uns 80cms (0,45mm chega e sobra).

      Eliminar
    2. Também já perdi peixe com esse erro...fiz ligação directa com o multi por preguiça de montar nova baixada após ter partido a anterior, fisguei um bom peixe e quando o ía a retirar da água já perto de mim o multi parte e lá foi ele...agora faço sempre as baixadas.

      Quanto ao nó o que mais gosto é o mahin

      http://www.berkley.be/videosinformatietips-mahin_knoop-283.html

      rápido de fazer,baixo perfil, muito resistente (pela minha experiencia mais que o albright) e a vantagem da ponta de mono ficar do lado oposto dos passadores no lançamento interferindo menos com o lançamento

      Abraços

      José Cabrita

      Eliminar