Seguidores

2012/09/23

Shimano Twinpower 4000 SWA


Muito se discute sempre sobre o carreto ideal, o carreto melhor para cada tipo de pesca, no spinning de mar passa-se o mesmo, qual o melhor ratio, qual a melhor recuperação, qual o mais protegido da água do mar e do salitre, qual o mais robusto, são sempre questões que todos procuramos responder mas na verdade muito difícil de se saber com toda a exactidão.

Por isso cada um acaba por escolher o que lhe parece melhor e todos acabam por terem razão nas suas escolhas,mesmo podendo umas serem melhor que outras, o que é certo é que da grande maioria dos carretos existentes para spinning no mar poucos são os que satisfazem plenamente, sem termos de entrar em loucuras tipo Stellas ou Vanstalls  ou Hypercustoms, loucuras pelo preço que estas grandes maquinas apresentam.


Uma coisa é certa, se não nos preocuparmos com o que compramos certamente não melhoramos a nossa compra, por isso passei os últimos tempos a analisar alguns carretos de entre os quais 4 se destacaram:

Daiwa Certate 3012H versão 2012
Daiwa Caldia 3012H
Shimano Biomaster 4000 SW
Shimano Twinpower 4000 SWA

Ou seja dois carretos de dois dos principais fabricantes mundiais, ambas marcas com relativamente boa assistência técnica cá pelo burgo, todos eles com a característica de serem SW mas com algumas diferenças.

O Caldia está para o Biomaster como o Certate está para o Twinpower, embora o novo sistema Magseal da Daiwa seja tentador, falta provar com o tempo que de facto é o melhor, e isso é o que abona menos a seu favor, enquanto que os Shimano já têm provas dadas, melhores ou piores sabemos com o que podemos contar, do Magseal ainda pouco se sabe, que aparentemente seja melhor, que teoricamente seja prefeito até concordo mas falta-me informação para afirmar que é de facto melhor.

Em termos de preço quer os Daiwa quer os Shimano estão a niveis semelhantes cá pelo burgo, ou seja têm preços proibitivos, mas na net encontram-se por vezes boas opurtunidades e temos que andar atentos, foi isso que consegui, uma boa opurtunidade de adquirir um grande carreto a um preço que não existe por cá.

Como já puderam perceber a decisão caiu sobre o Twinpower 4000 SWA, em primeiro lugar por ser já uma marca e modelo com provas dadas, muito rápido, muito robusto, SW que mesmo não sendo aconselhável mergulhar com ele aguenta muito bem as condições normais de pesca com uns banhos pelo meio, por outro lado o preço conseguido foi muito muito bom!!!!!!!!

É o meu segundo Twinpower, já tinha o Twinpower Ci4 4000 SFA que não é SW e é mais lento, estava contente com ele, sentia apenas necessidade de algo mais rápido e mais robusto para aguentar outras condições com o inverno que ai vêm.

Com o Daiwa Certate acima dos 400€ e os Caldia perto do preço do Twinpower nem pensei duas vezes e comprei de imediato!

Este é o novo brinquedo, já bem rodado, com alguns peixes pelo meio, sem ter ainda o gosto de um peixe de grande valor desportivo mas o seu a seu tempo!!!!




Características mais relevantes:
Bobine AR-C
Pick-up monobloco SR
Drag estanque e reforçado sobre um suporte rígido
Resistente à agua salgada com vários vedantes
Ausência de anti reverso
Relação de transmissão de 6.2:1
Recuperação de 95cm por volta
10 rolamentos S-ARB + 1 rolamento de agulhas
Peso 345g
1 bobine com capacidade de 230m de 0.25

Foi um mês a pescar com ele e embora não tenha ainda feito, como disse anteriormente, uma captura de valor significativo, tenho-me divertido bastante, nas primeiras 5 saídas a pescar nunca gradei o que me alegrou muito.

É um carreto muito mais rápido do que eu estava habituado e também mais pesado, no entanto com mar mais forte torna-se importante termos um carreto mais rápido pois permite pescar com condições mais difíceis, por isso venha o inverno sem medos!

Durante um mês testei-o e tirei as minhas primeiras conclusões, existindo qualidades e defeitos, os quais passo a indicar:

-Gostei de ter o corpo bem fechado sem anti-reverse por onde entra muitas vezes a areia e a agua que depois complicam bem o mecanismo, permite uns bons banhos mas atenção ao exagero!!!
-Gostei da pega e do braço um pouco maior, permite uma mais confortável pega e melhora o combate com o peixe!
-Gostei da saída de linha, semelhante ao outro TP que tenho mas por ter uma bobine mais estreita permite uma melhor saída!
-Gostei da rapidez da recuperação, quando temos ondas a atirar com a amostra para zonas rochosas evita muitos acidentes e prisões pois permitir recuperações rápidas da amostra se necessário!
-Gostei da suavidade típica dos TP que já apreciava no outro, permite grande sensibilidade e a velocidade que pretendermos a recuperar!

-Não gostei do sistema do braço, é articulado e cria salitre na articulação, temos que limpar regularmente!
-Não gostei de ter apenas uma bobine, embora já sabia que vinha assim é pena que se continue a vender carretos só com uma bobine, um perfeito disparate!
-Não gostei do o-ring que veda a rosca da manete, parece-me que pode entrar alguma água por ali por higroscopia pois aparentemente não veda por pressão mas por contacto!

Já à muito que se falava da shimano não vender por cá o SW 4000, agora já não é preciso mandar vir do Japão, nem adquirir um modelo 5000 que significa apenas mais peso, este Twinpoer 4000 SWA é um carreto muito bom para o spinning de mar praticado de costa, muito rápido, robusto, estanque e leve, certamente quem o adquirir não se irá arrepender .

Fica prometida uma análise mais detalhada mais para a frente com todos os pormenores deste carreto!

Deixo mais algumas fotos que apresentam alguns detalhes...

Twinpower 4000 SWA - aspecto geral

Máquina produzida e montada no Japão

Regulação do Drag, suave e precisa

Manete muito ergonómica e forte, permite uma boa luta



Sistema que veda o topo do rotor

Suporte da bobine


Adicionar legenda



Articulação da manivela com salitre, pena que não seja um corpo só, a isso obriga o sistema de montagem deste carreto

Inexistência de anti reverse

Porta de manutenção rápida, um parafuso plástico que permite um primeiro nível de manutenção 



9 comentários:

  1. Buenas compañeiro muy buena compra, si señor, yo me decidi por el biomaster SW, el 4000 tambien, es algo inferior, pero tambien lo compre con una oferta increible. Ahora solo falta ponerlo al 100%.

    Enhorabuena por la compra y que te de grandes piezas. Un saludo desde Vigo (Galicia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Esteban,

      Esse biomaster também esteve em análise e é um grande carreto também, que reboque boas peças também!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Perfeito! como sempre shimano é sinônimo de qualidade! - http://www.tucunarepesca.com.br/shimano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida, uma obra prima destes senhores, um dos melhores carretos para spinning que já provei!!!

      Há quem diga que shimano é shimano mas ninguém deixe de olhar também para os Daiwa, boas máquinas têm também à escolha!!1

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Boas Armando,
    Dei com o seu blog quando estava à procura de sites de pesca que tivessem o twinpower sw.Se for possível,pode-me mandar o link onde o comprou ?
    Aproveito para lhe dar os parabéns pelo espaço, nem só de peixe vive o pescador e as amizades que fazemos também são importantes.

    Um Abraço,
    Filipe Santiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Muito obrigado amigo Filipe Santiago, queira por favor contactar-me por mail para lhe enviar o link da loja!

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Muito Obrigado Armando.

      Eliminar
  4. Bom Dia

    Antes de mais parabéns pelo Blog e partilha de informação.
    Estou a pensar comprar um novo "4000" e uma nova cana; visto já ter uma SpeedMaster 300H CW 20-50 queria algo mais pesado e tenho estado a namorar o conjunto Shimano Biomaster 400 Sw montado na SeedMaster Power Game 60-120. O que acha deste conjunto?

    Desde já o meu agradecimento
    Eduardo

    ResponderEliminar
  5. grande maquina boa escolha parabens

    ResponderEliminar