Seguidores

2013/10/07

Daiwa Tournament Shiner SL-F - Teste e comparação

As novas Daiwa Tournament Shiner SL-F foram a testes nos últimos dias, tal como disse tinha que as testar e verificar se as diferenças de preço que estão no mercado poderiam significar qualquer alteração das mesmas que comprometesse a eficácia comprovada das anteriores Saltigas.

Para o teste utilizei o material que tenho vindo a pescar ultimamente, a cana Daiwa Morethan AGS 107MH , o novo Stella 4000SW no qual tinha um multi Sufix 832 de 0,18mm.

Escolhi 9 amostras para testar, as duas novas Daiwa Tournament Shiner SL-F 17 e 14 em comparação com um conjunto de amostras já bem testadas e com provas dadas, as Daiwa Saltiga 17 e 14, uma Daiwa Shore line shiner 17, um par de Duo Tide Minow 17 e 14 slim e flyer e um par de Westlab Macuas.

Quando o teste foi realizado o vento soprava de Sudoeste, de alguma forma limitava os lançamentos, sem ser forte mas por vezes tinha rajadas mais intensas.

Para testar este tipo de amostras estas eram as condições ideais, as "saltigas" eram a amostra ideal para aguentar vento e estas tinham um dia desses pela frente no seu teste inicial.

Fiz vários lançamentos com cada amostra, estimado o alcance de cada lançamento pela contagem do numero de voltas do carreto depois de esticar a linha, multiplicando pelo valor de recolha por volta que no caso do Stella é de 0,94m.

Apresento os resultados em baixo para a média dos 5 valores máximos conseguidos com cada uma:

17cm
Daiwa Tournament Shiner SL-F 17...... 62m
Daiwa Saltiga F-G 17........................... 63m
Daiwa Shore Line Shiner F-G 17 .......  62m
Duo Tide Minnow Slim 175................. 62m
Duo Tide Minnow Flyer 175................ 66m
Westlab Macua 17................................ 54m

14cm
Daiwa Tournament Shiner SL-F 14...... 54m
Daiwa Slatiga F-G 14 .......................... 55m
Duo Tide Minnow Slim 145................. 53m
Duo Tide Minnow 145 Flyer................ 56m
Westlab Macua 14................................ 48m

Todos os lançamentos foram realizados com algum vento e por vezes com rajadas mais fortes que apanhavam a amostra a 45º, as Tournament 17 fizeram 3 "helicópetros" em 20 lançamentos e muito sinceramente parecia que realmente tinha um Saltiga na ponta da linha.

O comportamento das 3 Daiwas foi muito semelhante, não se notando grande diferença entre as novas Tournament e as anteriores. As Tournament realmente pareceram-me bem equilibradas e com a capacidade de lançamento que notabilizou das anteriores.

Realizei também um video com a natação destas novas amostras e depois comparei com as anteriores. Embora não notasse grande diferença pareceu-me que as novas Tournament têm um rolling mais pronunciado, de qualquer forma podem verificar o video que vos deixo, que começa pela natação das duas novidades e depois a comparação das Tournament Shiner 17 com as Saltigas e Shore Line Shiner 17.

Vejam o fim do video onde se pode ver em slow motion a natação destas 3 amostras, é ai com o movimento mais lento que me parece que a nova Tournament tem um rolling mais pronunciado.

De qualquer forma são muito semelhantes, falta saber se continuam matadoras como as anteriores mas isso só se vai saber com o tempo.

Entretanto divirtam-se!!!

7 comentários:

  1. Caro Armando

    Parabéns, simplesmente excelente este teste comparativo
    Já agora a opinião sobre as "novas" Tournament Shiner LH-F
    é a designação aqui para Portugal para as velhinhas DAIWA R55 F japonesas (que alias no Japão foram descontinuadas)

    Cumprimentos Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Jorge, relativamente ás LH-F não tive a oportunidade de as experimentar, eu gosto mais das amostras slim.

      Essa LH-F não me atraiu quando a vi mas o que conta é o peixe, ai deve ter os seus momentos chave, tenho que as experimentar.

      Um abraço,

      Eliminar
  2. Perguntava-me se haveriam diferenças ou não entre as designações e as amostras em si, mas pelos vistos, é tudo farinha do mesmo saco :)

    Bom review Armando, parabéns e obrigado pelos testes feitos e exposição dos resultados!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Cláudio, parece do mesmo saco mas a natação acho-a diferente, vamos ver como se comporta com capturas.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Amigo, primeiro que tudo quero Agradecer toda a exposição feita neste artigo. Muito boa gente deve pensar como eu, visto que ficamos com uma ideia desta amostra,assim quem pensar em comprar já o pode fazer com conhecimento do seu trabalhar. Mais uma vez Parabéns, è por esta e por outras que eu sigo este Magnifico Blog.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Jaime, espero que tenha realmente sido util, agora temos que as levar a banhos para ver no que dá.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boas Armando!
    Já não dá para ver o video!
    Aparece a dizer que é privado!
    Abraço e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar