Seguidores

2012/12/02

Só o polvo passava por tanta rede!

Hoje foi mais um Domingo de pesca entre amigos, desta vez estava tudo combinado com o João e com o Ricardo e lá nos encontramos bem cedo para um café.

O mar tem andado alterado ultimamente e não tem dado para pescar, hoje o mar caía para 1.8 e podia ser que eles encostassem, as águas tem andado muito tapadas, muito muito escuras e com um mar alto nem sequer se tem tentado!

Depois de escolhido o pesqueiro, montamos material e começamos o nosso dia de pesca!


A esperança era grande e fomos dando banho a algumas amostras, com isto o dia começa a nascer e com a pouca luz que nos ia iluminando começamos a descortinar uma triste realidade, toda a costa estava repleta de redes, mais de um quilometro de costa com redes colocadas a menos de 150 metros, o escândalo do costume começou, vem a época do robalo e os pervericadores começam, lançando redes onde não lhe é permitido, impunes sem que ninguém se importe com o que sucede!

Sei que são pais de família e que têm ali o seu rendimento, mas eu também sou pai de família e não é por isso que prevarico no meu trabalho para obter maiores rendimentos, enfim a triste realidade dos nossos invernos!

Mudamos de spot mas parecia que as redes estavam por todo lado, colocadas bem perto da costa, de uma forma a cobrir todos os caminhos que pudesse trazer o robalo até nós!

Com isto o Ricardo com tanta vontade que estava ainda conseguiu pescar um polvo, sim um polvo, porque era provavelmente a única coisa que passava por baixo daquelas redes.



O dia foi infrutífero, ainda mudamos de local mas o panorama era o mesmo, o peixe estava impedido de encostar e nós apenas dávamos banho às amostras!

Quando é que temos autoridades capazes de impedir que estas situações aconteçam, sei que os tempos são difíceis, que os recursos são insuficientes mas todos os anos acontece a mesma coisa, ninguém respeita a lei nisto da pesca, o que é verdadeiramente escandaloso, é um exemplo que nos devemos recusar a seguir!

Quando é que os profissionais percebem que as leis são para respeitar, quando é que seguirão as leis em vigor de uma forma civica sem que a isso tenham que ser obrigados???

Infelizmente é esta a Republica em que vivemos!

Em pleno dia barcos recolhem redes a cerca de 100 metros da costa!

15 comentários:

  1. Boas amigo Armando infelizmente e assim, ainda ontem (sábado ) eu e o bruno fomos dar banho as amostras e era a mesma coisa redes trolls ....enfim não respeitam ninguém,as vezes não e só necessidade e a ganância de querer sempre mais. Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Há...peço desculpa parabéns ao Ricardo pelo polvo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, já vi via facebook que o fim de semana correu bem ;) parabéns!!!1

      O cenário pela costa era negro, se assim continuar bem que é melhor encostar as canas ou então fazer uns quilometros para pescar!

      Eles que vivem do mar deviam ser os primeiros a dar o exemplo, a respeitar e a se preocuparem com o futuro, mas ifelizmente a realidade é outra e as autoridades pouco se importam!!!

      Se calhar tiramos uma licença de pesca só para dar banho as amostras, não era melhor nos avisarem????

      Um abraço!!!!

      Eliminar
  3. Infelizmente é em todo o lado, no Verão fiquei sem um passeante num palangre e nem o vi ....
    Mesmo ligando à PM, eles não respondem à chamada, talvez se lhes dissermos que apareceu um fardo de droga eles se interessem pelo caso. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rei João,

      É uma grande verdade, a PM normalmente não liga o que é muito grave!!!!

      Ás vezes não sei que faça, se denuncie ou se vá até casa e esqueça, só sei que a situação é lamentável e pouca gente se interessa!

      Um abraço!!!

      Eliminar
  4. Caros Colegas Spinning,

    Eu ja vi isso perto do caneiro,a rede vinha mesmo até à costa, em Gaia, informei-me na capitania, foi me dito por e-mail, isto:
    "Relativamente ao assunto exposto no seu email informo o seguinte:
    A pesca com artes de emalhar encontra-se regulamentada pela Portaria nº 1102-H/2000, de 22 de Novembro, alterada pelas
    Portarias nº 386/2001, de 14 de Abril e nº 759/2007, de 03 de Julho.
    Nas praias compreendidas entre o espaço de jurisdição das Capitanias do Porto do Douro e da Nazaré, é licenciada a pesca com artes “majoeiras”, no período de 01 de Outubro a 30 Abril do ano seguinte, exceto sábados, domingos e feriados.
    Este tipo de arte é calado na baixa-mar a partir da praia para o mar, sem auxílio de embarcação, não havendo portanto
    Uma distância mínima a resguardar de terra.
    Esta Polícia tem apreendido diversas redes ao longo da costa, quer por falta de identificação bem como por dimensões irregulares, pelo que continuará a envidar esforços no sentido de combater práticas ilícitas.
    Foi feita uma fiscalização ao local após a sua denúncia, todavia, na altura não foi detetada qualquer arte de pesca próxima de terra.
    Resta-me agradecer a informação prestada."

    Passados 15 dias, outra vez ao Domingo, lá estava a rede, e dono ao meu lado a pescar(surfcasting), sim dono porqur foi lá 3/4 vezes arranjar a rede, ou ver se tinha peixe.

    Neste tempo os gabinetes estão mais quentes.

    Quem pesca por desporto tem que ter paciência. ;(

    Urbano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Urbano,

      Muito obrigado pela sua mensagem, neste caso não eram redes da majoeira, essas como lhe respondeu a PM são colocadas "sem auxílio de embarcação, não havendo portanto uma distância mínima a resguardar de terra..."

      Mas as redes colocadas eram outras, colocadas com o dito auxílio à embarcação e por isso têm uma distância mínima legal de 1/4 de milha, que não sendo respeitado é uma prática ilícita como refere a PM.

      Como diz e bem os gabinetes andam quentinhos, pois a PM nem se vê cá fora!

      Queira-me desculpar mas não concordo em ter paciência por pescar por desporto, não é mesmo uma questão de paciência é uma questão de respeito pela lei que eu me preocupo em cumprir e respeitar e exijo que a mesma seja respeitada por todos, com civismo e cidadania, não nos podemos abandonar á lei da selva, essa apenas nos conduz a viver da pior forma!

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Boas Armando

      O meu "ter paciência", e no sentido irónico, pois eu também respeito as regras, sejam elas quais forem, e fico "furibundo", quando vejo coisas estranhas, enfim, antigamente dizia-se" anda meio mundo a enganar outro meio", agora julgo que anda 70% do mundo a enganar os outros 30%(os que respeitam tudo, ficam sempre a perder)

      Armando mas as redes de majoeira, também estavam ilegais, ao fim de semana, não podem ser colocadas, mas elas estavam lá, e ja são dois fins de semana depois da minha msg.

      Abraço
      Urbano

      Eliminar
    3. Boas Urbano,

      Eu percebi e também fico furibundo quando vejo que ninguém respeita a lei, é como diz, os que respeitam ficam sempre a perder, mas ganhamos uma consciência diferente e damos o exemplo, um dias este estado de coisas vai mudar, mas temos que ser nós a começar e a exigir, denunciar e mostrar que só temos todos a ganhar com isso!

      Eu conheço a realidade das redes de majoeira, dando peixe é todos os dias, porque sabem que passam impunes a maior parte das vezes.

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Essas redes... É uma vergonha... É assim nós para pescar, temos que ter licença, não podemos ir para spots, porque é proibido, quarta é para esquecer, sem colete é melhor não que comes logo, tamanho mínimos não respeitados ainda comes mais, queres fazer uma fogueira no meio da areia, Pimba, comes... E redes á isso não têm identificação... Atão fiscalizem... Até parece que não sabem os spots onde colocam as redes???

    Se sabem onde nós pescamos apeada porque é que não vão aos spots da redes, à hora que colocam? Já para não dizer que muitas vezs colocam de barcos sem qualquer luz, mais outra contra-ordenação. Lamentável. Eu sei para os pescadores profissionais a vida está difícil, mas para todos nós tb. E o respeito pelo habitat, onde é que este fica???

    Bom pelo menos ainda deu para ver qualquer coisa sair.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      É isso mesmo, os pescadores lúdico são chumbados de toda a forma e feitio e andam em cima deles que nem cães, mas o que era importante fiscalizar não o é e temos que aturar estes abusos todos os anos, até quando?

      A final pagamos uma licença, onde está quem olhe pelos nosso interesses?

      A vida não está fácil para ninguém mas assim cada vez será pior!

      Um abraço!

      Eliminar
  6. Boa noite a todos!

    Realmente é complicado pescar nestas condições...ninguem quer saber de nada...se não reparamos no que temos pela frente é sempre a perder material...o melhor é mesmo lançar uma corda e puxar as redes até á margem...
    Na próxima vez vou direto a capitania...
    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ricardo,

      Vamos lá os dois, conta no Sábado passar a manhã na PM :)))))) é que quando isto começa só acaba lá para Abril!

      O melhor é irmos até outras paragens e deixar passar a vergonha!

      O problema é que esta semana foi sem turbo ;))) no fim de semana os carretos vão cantar!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  7. É realmente dura a realidade por aqui também se passa o mesmo tem fazes aqui que o pessoal a trollar é cada tiro cada melro as amostras ficam lá todas é redes é aparelhos um autêntico cerco ao bichos enfim é a dura realidade da nossa sociedade só mesmo um polvo para se esgueirar a isso tudo grande abraço armando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,

      É realmente dura a realidade, é complicado fiscalizar tudo, era importante a sensibilização mas quando um pais cai na desgraça em que está a cair o nosso estas situações são normais, eu até compreendo, as pessoas precisam de viver mas deviam respeitar a lei, e exigir mais de quem governa.

      Um abraço!

      Eliminar