Seguidores

2012/12/05

Robalo com 6,25 Kg - Novo recorde - A pescaria do mês de Novembro

Quando vamos pescar tenho a impressão que devemos sair todos de casa da mesmo forma, no silêncio com um só pensamento, vamos a eles".

Tenho a sensação que todos nós pensamos em tirar aquele barrote que nunca saiu ou que já não sai há algum tempo, fazer uma boa pescaria, adivinhar onde eles andam e quando entrarão, perceber qual o melhor spot para cada hora e decidir por onde começar, eu pelo menos penso nisso e isso diverte-me tanto quanto tirar um peixe!

Quando estou em frente ao mar envolvido pela vontade de pescar muitas vezes dou comigo a pensar nas pescarias que fiz, nos locais onde saiu este ou aquele peixe, de bons momentos e com prazer revivo na minha imaginação momentos apaixonantes de grandes capturas, este Robalo não me sairá da cabeça tão cedo!

A manhã de 6 de Novembro correu de feição e permitiu pescar tamanho exemplar, um Robalo com 6,25 Kg, numa luta que me deixou sem folgo um peixe que tão cedo não vou esquecer, um novo recorde e um grande momento eternizado nesse video realizado com muita felicidade nessa manhã, mostrando que ainda há dias inesquecíveis de pesca.

Sou pescador há muito tempo, mas no mar sou pescador relativamente poucos anos, comecei pelo Mediterrâneo e posteriormente virei-me para o Atlântico, que esteve sempre perto mas que teimosamente não me virava para ele!

Uma coisa é certa, por muitos anos que tenha de pesca só sei que ainda estou a aprender e sempre estarei a aprender e a evoluir quer o meu conhecimento quer a minha postura como pescador, sobre essas postura falaremos mais adiante.

Este foi sem duvida o meu momento mais alto na costa Atlântica e são estes momentos que nos fazem sonhar acordado, que não deixam dormir na véspera de pescar, que nos fazem gradar vezes sem conta e correr em cada tempo livre para o mar, para lançar, lançar e voltar a lançar.

A minha evolução no spinning de mar tem me permitido de alguma forma conseguir uma consistência de resultados muito satisfatória, tenho tirado peixe com regularidade, mas ainda tenho muito caminho para percorrer, mesmo conseguindo pescar um Robalo de 6,25 Kg e 82 cm, o meu novo recorde e não sei quando o voltarei a elevar, mas isso nunca foi importante, o importante é elevar a minha própria atitude como pescador.

Todos nós somos diferentes, é isso que torna as sociedades tão ricas, todos teríamos celebrado tamanha captura de maneiras diferentes, eu de inicio vibrei e pulei de alegria com esta captura mas com o tempo senti um amargo de boca por terminar com a vida de um peixe com tantos anos de vida no mar!

Sempre fui defensor do pescar e libertar, vulgo "Catch & Release", sempre defendi a libertação de todos os exemplares abaixo dos 42 cm, a medida biológica do Robalo, para que possam procriar pelo menos uma vez na vida, é a minha maneira de ver a situação e a única forma de contribuir para a preservação do Robalo e assim dando o exemplo para que outros se consciencializem e o decidam seguir.

Respeito todos que pescam, que seguem a lei e capturam mesmo abaixo desse valor dentro do valor mínimo legal, têm pleno direito pois tiraram uma licença de pesca ao abrigo dessa mesma lei, mas será que com tanta informação não temos também a obrigação de nos informar e agir de forma a contribuir para a evolução do que possa estar errado?

A medida mínima está errada, em muitos países já se adoptou pela medida mínima de 42 cm por ser a biologicamente correcta, em muitos países existe defeso na época da desova para que se possa proteger este património que é de todos, por aqui as autoridades continuam a ignorar a ciência e conduzem os nossos recursos e patrimónios em direcção a um abismo do qual será muito difícil retornar,.

Como referi atrás esse amargo de boca que me fez pensar enquanto contemplava aquele belo Robalo, pensar no que ando a fazer e o que posso fazer como pescador.

Se conscientemente defendo valores, na prática devo aplicar essa consciência por isso tomei uma decisão com esta captura, a partir desta data libertarei todos os robalos com menos de 42 cm e todos acima de 3 Kg, poupando os que nunca reproduziram e também os grandes reprodutores.

Se adianta alguma coisa para preservar a espécie sinceramente não sei, alguma coisa deve adiantar mas o que é certo é que em consciência estou tranquilo e darei assim  o exemplo, condicionado pela minha própria evolução quer como pescador quer como homem, a final de contas eu só pesco para me divertir.

Sou da opinião que muita coisa deveria mudar na pesca para pudermos ver o futuro de forma diferente, tenho três filhos, gostava que um dia pudessem ter o mesmo prazer que eu tive a tirar um peixe assim, mas pelo andar deste país mesmo para pescarem vão ter que imigrar!!!

É triste mas falta muita coisa a proteger tamanha riqueza nacional, falta um defeso para o Robalo e outras espécies, falta limitação de capturas mais rigorosas, faltam mais profissionais com escrúpulos que cumprem à risca a lei em vigor, falta um maior civismo por todos nós que pescamos, faltam meios e rigor ás autoridades para exercerem um maior controlo e fiscalização, faltam políticos de coragem que saibam defender o mar que é um dos nossos grandes patrimónios, falta tanta coisa que nem sei como o mar continua a dar peixe, mas já todos começam a se queixar, ele é rico mas não é inesgotável.

Para quem ainda não viu o video e o relato podem abrir o tópico abaixo, foi a pescaria de Novembro e atrevo-me a dizer do Ano:

Atomic Rock Fishing 

Estas são as fotos desse peixe magnifico:







Divirtam-se!!!

16 comentários:

  1. Armando,
    Enquanto houver pseudo-pescadores a aplaudir as "grandes pescas" de peixe miudo que outros pseudo-pescadores fazem, as mentalidades nunca mudarão porque esses aplausos funcionam como um incentivo para os pseudo-pescadores continuarem a delapidar o património maritimo.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PêJota,

      Eu não quero entrar por ai, todos temos o direito de escolher o próprio caminho, desde que seja legal.

      Apenas apontei o caminho que escolhi, sem que com isso queira mudar ninguém, é um exemplo para reflexão, mas ficarei contente se pelo menos esses pescadores reflectirem e se interrogarem sobre o que andam a fazer, talvez um dia mudem!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns pela captura! Vai ser difícil ultrapassar esse record. Eu ainda não cheguei lá e nem sei se vou chegar. :)

    Eu também sou adepto do catch and release. Mas fiquei sem perceber libertas menos de 42cm e mais de 3Kg? Bom a atitude é boa, mas também sabe muito bem além de desfrutar da luta de um predador desta envergadura saboreá-lo até ao último osso.

    Lá que os pescadores lúdicos respeitem os tamanhos mínimos os quais deviam ser superiores tudo bem, mas dai a não levarem nada para casa...:)

    O defeso do robalo, concordo, claramente, mas para quem? Só para os lúdicos? Tens consciência de quantos robalos de bom porte chegam às lotas neste País? E já para não dizer que nuestros hermanos às vezes chegam-se para cá.

    Qualquer barquinho, apanha mais kilos numa faina do que eu e tu juntos a nossa vida toda, portanto...

    É como o defeso do sargo no PNSACV, porque só aqui? Não deveria ser em todo o País? E os profissionais, apanham sargos que não estão a desovar, a sério... Não compreendo além disso aqui não se pode pescar Quarta-feira e porque não é para todos e para todo o País, isso sim é criar reservas, enfim, agora tem que ser para todos.

    E digo mais, eu não infrinjo a Lei, mas à muito menino que qd chegar a defesa do Sargo quer lá saber...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      Obrigado pela mensagem, as tuas preocupações são as de muitos e fico muito contente por te preocupares em pescar com legalidade, é uma virtude que muitos não querem sequer saber!

      Eu sou da opinião que a lei deve ser igual para todos, de norte a sul, dos profissionais aos lúdico, por isso um defeso seria para toda a gente, assim como medidas mínimas e dias de pesca iguais para todos, outra coisa não faz qualquer sentido num pais democrático que já não sei se somos, actualmente existem muitos pesos e medidas como tu bem referiste!

      Eu acho que a maior parte das nossas pescarias são de peixes entre os 800g, aproximadamente o peso de um robalo de 42cm e os 3 Kg.

      Os peixes dentro desse intervalo levarei para casa, pois também gosto muito deste delicioso peixe, ainda por cima dentro destas medidas o Robalo tem um maior valor gastronómico, os grandes exemplares não são tão bons.

      Mas é uma questão de consciência, que ainda falta a muita gente e por isso é importante se dar o exemplo, é só isso que eu pretendo!!!

      É um assunto muito controverso mas devemos nos elevar e ver de cima as consequências, isto terá que mudar de outra forma tudo se perderá, por isso cada um deve agir em consciência e dentro dos seus valores, eu decidi o meu caminho e continuarei a colaborar para que um dia se possa alterar o estado actual da pesca.

      Condeno todos os que abusam, profissionais ou lúdico que não respeitam a lei, condeno as leis mal feitas por quem não sabe o que anda a fazer, condeno a falta de vigilância pela autoridade competente e ao mesmo tempo respeito todos que dentro da lei actual pescam, estão no seu pleno direito, mas deixo uma pergunta... se virmos um camião atravessado numa autoestrada continuaremos a conduzir a 120Km/h respeitando a velocidade legal até nele batermos??? Claro que não, pois atentamos contra a nossa própria existência, por isso será que temos direito de atentar contra a existência de uma espécie, mesmo respeitando a lei??? Acho sinceramente que não!!!

      Einstein disse um dia que é mais difícil mudar um preconceito que um átomo, disse uma grande verdade, e a pesca está cheia deles!

      Um abraço!!!

      Eliminar
  3. Grande robalo armando parabens ,é destes que a gente gosta..... abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!!

      Um abraço!

      Eliminar
    2. Manuel Silva06/12/12, 23:53

      Mais uma importante reflexão e contributo para melhorar a nossa consciência coletiva enquanto pescadores desportivos. Parabéns.
      Identifico-me inteiramente com as suas reflexões e princípios Armando. Há vários anos que liberto todos os robalos abaixo das 500-600gramas. Recordo-me mesmo como, de início, essa conduta era motivo de brejeirice dos colegas, num gesto de reprovação. Mas, ao contrário do que pode parecer, devolver uma vida ao mar gera uma satisfação comparável ao da própria caputura, redobrando o prazer que retiro da pesca. Sei, por experiência própria, como é difícil incutir estes valores nos demais, mesmo, por vezes, no nosso circulo próximo de companheiros de jornada.
      Lamento (mas não condeno) a atitude geral daqueles que colocam no saco tudo o que apanham na ponta do anzol (que são, na minha zona, praticamente todos)e entristece-me ainda mais perceber que só uma nova geração de pescadores poderá trazer um pouco mais de consciência cívica e ambiental.
      Boas pescarias!

      Boas pescarias!

      Eliminar
    3. Boas Manuel,

      Gostei do que escreve e acaba por revelar uma grande verdade...

      "...ao contrário do que pode parecer, devolver uma vida ao mar gera uma satisfação comparável ao da própria captura, redobrando o prazer que retiro da pesca..."

      ... com a qual estou plenamente de acordo.

      Eu preocupo-me comigo pois tal como disse não podemos nem devemos condenar ninguém.

      Devo me preocupar com as minhas acções e com os meus exemplos, se formos capazes de mudar nós próprios já temos uma grande vitória e passamos a dar um exemplo que seguramente continuará a ser seguido e a mudar outras pessoas!

      Muito obrigado, um abraço!

      Eliminar
  4. Preciosa captura. felicidades y un saludo.

    ResponderEliminar
  5. Parabens, excelente mesmo.

    Estou de acordo em preservar o robalo(e não só), pois deve ser excelente capturar um desses, infelizmente , ainda estou a zero, mas como bom "pastor", irei respeitar tudo e todos, julgo que temos empresas de material de pesca que poderiam fazer mais workshops culturais de pesca, a cultura da pesca lúdica deveria de alargar-se, aparece uma nova camada de pescadores que deveriam de aprender a ler e a respeitar.

    Boas pescas
    Urbano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Urbano,

      Estou de acordo com essa reflexão, quem vende e quem vive da pesca deveria se preocupar muito mais com a preservação das espécies, realmente não acontece, não querem assumir posições nem se tornarem polémicos com medo de perda de receitas.

      São todos grandes adeptos da morte lenta, a isso estão condenados se nada fizerem nem contribuírem para a mudança!

      Novas mentalidades estão sempre a formar-se e só com exemplos e formação se consegue alguma coisa, por isso as nossas acções têm grande importância por poderem ter essa força de mudar e moldar novas mentalidades que poderão ajudar a mudar este paradigma da pesca um dia!

      Continue a insistir, vai ver que a persistência compensa, como compensa pescar e libertar o que não tiver medida, por isso há que insistir e um dia sentirá essa adrenalina de ter um robalo a lutar na ponta da linha!

      Um abraço!

      Eliminar
  6. Boas,

    Eu não faço parte do forum e não pesco no mar, mas sempre faço realease, desde que me lembro de começar a pescar, pai desde 12 anos idade.

    Mas há espécies que eu não liberto, perca-sol nos sítios em que é praga, mato as todas que apanho e recentemente o peixe gato.

    Carpas,Barbos só para cima de 1,5KG é que tiro foto, e depende da época posso levar para casa ou não.

    Por exemplo o Achigã é um especie que já vir ser infrigida a lei de todas as formas e feitios seja na forma ilegal de apanhar ou no tamanho. Eu só levo os superiores a 1KG, mas lá está cada um tem a sua mentalidade e se há pessoas que acham que por pescarem com perdelhas e afins e apanharem 5 achigas de 10 cm são reis ... Enfim são mentalidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo,

      Fez muito bem em participar, a sua opinião é também importante, a final o nosso maior problema está nas águas interiores e ai deu para perceber que tem uma atitude digna e respeitadora do meio ambiente.

      O principal problema está nas espécies introduzidas que desequilibraram os habitats existentes, juntando a isso uma pesca sem consciência, o dito rapa tudo, que só contribuiu para agravar a situação.

      Eu por normal só pesco ao spinning ou à pluma, trutas e achigã principalmente e aqui por cima já sai muito lucio perca, que tenha o tamanho que tiver não liberto pois além de ser invasora e ter sido introduzida ilegalmente é altamente voraz e arrasa com tudo o que houver à volta.

      Muitas massas de água estão já contaminadas com este flagelo o que é uma pena, primeiro foi a introdução de achigãs em algumas massas de água indevidamente(tinha sido correctamente introduzido em alguma barragens), depois os lúcios perca e ultimamente a chegada desse grande predador que é o siluro, as espécies autóctones estão seriamente ameaçadas, prevê-se por exemplo que a truta estará extinta na Península Ibérica dentro de 100 anos o que se calhar até é muito tempo, já para não falar do salmão, sem que as autoridades se preocupem, uma vergonha!

      Continue com essa postura e com determinação alguma coisa havemos de conseguir!

      Um abraço!

      Eliminar