Seguidores

2012/12/04

Nem de propósito, um barco naufragou!!!!

Pois é, nós alertamos no domingo, ninguém quis saber, hoje um dos barcos que anda naquela zona naufragou e podia ter acabado em tragédia!!!

QUANDO É QUE A PÕEM TERMO A ESTA POUCA VERGONHA????



.....................................

FONTE: O PUBLICO

Dois pescadores naufragaram em praia de Matosinhos
João Ribeiro 04/12/2012 - 12:11

Foram transportados ao hospital em estado de choque e com sinais de hipotermia, informou a Polícia Marítima, acrescentando que os meios de resgate chegaram junto dos náufragos cerca de quinze minutos após o alerta.


Um barco de pesca com dois homens a bordo virou-se esta manhã, ao largo da praia do Cabo do Mundo, em Perafita, Matosinhos. O alerta foi dado às 9h38 e os dois pescadores estão a salvo.

Segundo fonte da Polícia Marítima contactada pelo PÚBLICO, o barco andava na faina, na zona de rebentação, quando se virou, em circunstâncias que não foi possível apurar. Os meios de resgate da Polícia Marítima chegaram aos dois náufragos cerca de quinze minutos após ter sido dado o alerta.

De acordo com a mesma fonte, um dos homens encontrava-se agarrado ao barco, enquanto o segundo, munido de uma bóia de salvação, foi resgatado já perto da praia, na direcção da qual o mar o foi levando. Os dois pescadores estavam em estado de choque e foram transportados para o hospital, com sinais de hipotermia. Ainda segundo a Polícia Marítima, o barco foi rebocado para o porto.

Acorreram ao local elementos da Polícia Marítima, apoiados por um bote e um veículo automóvel, bem como elementos do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia.
Fonte: O Publico
.................

Este é o panorama que ninguém quer por fim, um barco de pesca bem perto das rochas, no domingo por duas ou três vezes quase virava na onda.

Hoje ou este ou outro barco voltou lá, mesmo com um mar bem mais forte, quase nos 3 metros, talvez para recolherem a rede ou o palangre, podia ter sido uma tragédia, o dinheiro sempre a comandar a vida, enquanto ela existe!!!!




4 comentários:

  1. Manuel Silva04/12/12, 22:02

    Pois, aqui para a minha zona (Nazaré-Figueira da Foz)a conversa é a mesma e, volva não volta, voltam-se mesmo....
    Assisti, da costa, vezes sem conta, ao enorme risco a que uma "equipa" destes profissionais se submetia frequentemente, na rebentação, sobretudo na zona de S. Pedro de Moel. Quantas vezes não dissémos, entre companheiros: "qualquer dia é dia de Sta. Maria!"
    E foi mesmo. No ano passado, deu-se a tragédia e um homem com mais 40 anos de mar lá ficou, salvando-se o filho. Mas pensam que este aprendeu? Não senhora. Regressou e pratica os mesmos erros do pai.

    Quem tem um pouco de experiência de mar, sabe que todo o cuidado é pouco. E, mesmo com todo o cuidado, há ainda que contar com a pouca sorte!
    Boas pescarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Eu não percebo porque razão têm que estar tão junto da costa quando têm um mar inteiro para explorar com o barco.

      Eu se saísse de barco certamente teria bons pesqueiros para pescar sem ter que arriscar a vida em cima das rochas junto da rebentação!

      Tal como diz, todo o cuidado é pouco e mesmo assim é preciso ter sorte, estes tiveram sorte, mas mesmo assim tenho a certeza que amanhã já estarão lá outra vez!!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. A ganancia pelos robalos mata muita gente no mar ,e nao volta a dar infelizmente.....

    ResponderEliminar
  3. Manuel Silva05/12/12, 22:23

    A razão do arriscar junto à linha de costa é simples e conhecida: a concentração do robalo nessa estreita franja de mar que separa a linha da costa da primeira coroa de areia paralela à mesma. E mesmo quando esta fronteira é pouco definida, pela presença de obstáculos naturais (afloramentos rochosos), ou simplesmente inexistente, continua a ser uma área de forte abundância de comedia, arrastada pela rebentação e os ventos dominantes, ou resultante do mero instinto de sobrevivência das espécies que constituem o alimento habitual do robalo. Quem como eu também faz/fez mergulho, sabe que, por vezes, o robalo concentra-se, não é na 1.º centena de metros a contar da costa/praia, é na 1.º dezena!.
    Naturalmente, os pescadores profissionais sabem disso e são impelidos, diria eu, pela mesma tentação dos seus perseguidos; isto é, todos em direção à praia!
    Mal comparado (ou talvez não...), é essa mesma razão que nos lá leva a nós!

    Claro está que muitas perguntas ficam por responder: onde está a autoridade marítima? Equando está, porque é que a sua atuação não se mostra eficaz, sendo a reincidência destes profissionais, perfeitamente conhecidos e identificados, sistemática?

    Boas pescarias

    ResponderEliminar