Seguidores

2012/02/03

A segurança do pescador de spinning


A pesca como desporto comporta uma série de conhecimentos técnicos necessários ao seu sucesso no entanto além de isso devemos ter em consideração um factor muito importante, vamos entrar num meio que não dominamos com um elemento que pode rapidamente mudar e tornar a situação grave, o mar.


O conhecimento do mar só se consegue com anos de experiência por esse motivo os nossos primeiros contactos com o mar devem ser cautelosos, com muita observação de todos os factores envolventes, usando de toda a prudência, no entanto quanto mais conhecemos o mar mais nos aventuramos, aumentando o risco, dai a maior parte dos acidentes junto ao mar se darem com pescadores experientes.
 
Devemos ter sempre presente que o excesso de confiança pode acabar mal, com perda de material ou mesmo com uma queda ao mar que pode ter fins trágicos.

Quando um pescador vai pescar para o mar tem sempre diversos cenários perante ele onde o perigo se esconde atrás de cada um de diferentes formas.

As marés nem sempre são iguais e por vezes escondem correntes mais fortes que resultam em algumas situações de surpresa com ondas que vêm surpreender quem está na costa concentrado na pesca e se esquece um pouco do perigo que tem pela frente.

As condições do mar na costa pode mudar em alguns minutos, temos que ter sempre presente que por muito que se avance mar dentro temos que ter a saída sempre pronta, de forma rápida e segura.

Sempre que pretendemos passar para uma zona mais fora devemos observar bem o comportamento do mar por uns largos minuto, vendo como bate a onda, se varre ou se a zona é realmente segura, muitas vezes uma zona parece boa mas vemos que lá veio uma onda que varreu tudo, o que seria se lá estivéssemos?

Na areia temos que ter atenção se estivermos numa praia de grande declive, ai podemos ser surpreendidos por agua que vem por trás, por uma onda que parece inofensiva mas quando sobe a areia têm uma força que pode nos derrubar e depois arrastar mar dentro.

A segurança no mar começa em terra, em casa para ser mais preciso, devemos informar para onde vamos e a que hora devemos chegar, devemos saber bem as horas de cada maré, a sua amplitude, as correntes e os ventos que vamos encontrar, assim como vão variar ao longo do dia, existindo vários sites on-line que nos dão essa informação como é o caso do wind guru ou da Tabua de marés , um vez no spot devemos sempre antecipar o movimento das marés as horas de viragem e as alterações das condições climatéricas.

Uma grave imprudência cometida por muitos pescadores é sair para pescar só, principalmente de noite, não é uma atitude de quem se importe com o seu próprio bem!

Devemos ter um conhecimento muito bom do spot durante o dia, em caso de queda podemos sempre servir-nos das visões que temos do spot à luz do dia para nos podermos orientar em eventual queda durante a noite.

Devemos utilizar um telefone portátil que nos pode ser útil em caso de emergência, seja ela qual for, além de podermos avisar lá em casa que estamos um pouco atrasados mas a caminho com um belo exemplar.

Além de tudo isto não nos devemos esquecer também que a resistência humana têm os seus limites e que devemos estar atentos aos sinais de fadiga do nosso corpo, evitando riscos desnecessários quando já estamos cansados no final de um dia de pesca. Será mesmo de ter sempre uma pequena garrafa com água, qualquer sumo, ou mesmo café para repor energias e despertar um pouco.

Para estarmos confortáveis e seguros devemos nos equipar para cada saída de pesca com vestuário adequado assim como transportar algum equipamento de segurança e primeiros socorros que fará toda a diferença em caso de azar.

Durante muitos anos pesquei com vadeadores e com botas de sola de felpo, é um conjunto confortável e seguro, principalmente se pescamos na areia ou em zonas rochosas sem risco de queda.


Para zonas de rocha onde se tenha que passar de rocha em rocha por vezes nadando um pouco os vadeadores não são aconselháveis podendo mesmo tornarem-se muito perigosos, ai uso um fato de neoprene quer seja de surf, de mergulho ou de kayak podem servir, sendo muito mais confortáveis e seguros se cairmos à agua, permitindo que se nade sem problemas.



 Actualmente prefiro pescar com um fato long John de kayak em neoprene, não tem mangas e fico com maior liberdade de movimentos, utilizo um corta-vento com fecho de neoprene na cintura, punhos e gola e dessa forma fico praticamente estanque.

Quanto às botas prefiro também uma de neoprene mas aplico-lhes uma sola de felpo pois assim além de leves e confortáveis comportam-se bem em zonas escorregadias.

A prevenção é muito importante, este capitulo sobre segurança vai ser aumentado com novos tópicos que ajudaram a estarmos mais seguros junto ao mar!

Temos que ter sempre presente que o mar é uma força natural poderosíssima e imprevisível, nenhum peixe vale uma vida!!!

2 comentários:

  1. Boas,
    Como faz isso de colar solas de feltro às botas de spinning! Isso não descola! Se puder e quiser de-me mais detalhes!
    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Abílio,

      O felto compra-se em qualquer loja de pesca, corta-se a medida das botas e no meu caso comprei um silicone extra forte, apliquei nas duas partes (bota e sola) depois juntei e prendi com uma molas, por fim apliquei uma fina camada de silicone a toda a volta da junção bota/sola de felto, cobrindo essa parte, fico bem, para andar na rocha é bom mas a areia acaba por estragar mais depressa, no meu caso durou um ano.

      Há quase um ano que uso outro tipo de bota, as NRS que encontra um artigo aqui no blog em http://spinbass.blogspot.pt/2012/08/nrs-workboot-wetshoe.html são muito mais seguras e confortáveis, dão uma boa aderência e que na minha opinião são bem melhores que o felto na grande maior parte dos casos.

      Cumprimentos

      Eliminar