Seguidores

2012/02/29

Robalo ao spinning com vinil


Depois de nas últimas semanas ter andado mergulhado no trabalho eis que surge uma folga para poder pescar!!!

O dia não era grande coisa, segundo o windguru o mar tinha levantado e estava com ondas de 1,8m, embora a actividade do peixe indicada na net era alta, mas o mar com essa ondulação não iria facilitar as coisas!!!


Tudo preparadinho de véspera e logo de manha está o caldo entornado, o cansaço dos últimos dias era tal que nem ouvi o despertador às 5:30 da manhã e acabo por sair ás 8h, os miúdos a sair porta fora com as mochilas da escola ás costas e eu de fatiota de pesca, pego no carro e lá me dirigi ao pesqueiro que tinha escolhido.

Chego ao pesqueiro já a maré estava a começar a vazar, mar bruto com ondulação forte e com fortes correntes, decididamente tinha feito bem em ter ficado a dormir, o mar não ajudava em nada.

Comecei com umas amostras mas não era dia para elas, troco por uma zagaia com um raglou atrelado e lá foi ela tomar banho bem longe da praia, lançamento atrás de lançamento, de espumeiro em espumeiro e nada, a manhã foi passando e o mar foi acalmando, mas não permitia aventuras, algumas pedras até estavam mesmo a pedir para saltar para lá mas o mar estava inconstante, ora acalmava ora vinham meia dúzia de ondas que varriam tudo!!!!

A manhã acabou por passar e nada, nem um toque, pensei ir embora, estava acabado e era mais uma grade para juntar á colecção!!!! Dirigia-me para o carro a pensar o que iria fazer de tarde mas sem deixar de pensar na pesca lembrei-me de uma pedra num outro pesqueiro que já andava para ir lá á algum tempo, e lá fui dar uma vista de olhos ao pesqueiro antes de ir embora!!!!!

Ao chegar a maré já tinha baixado um pouco mais e já dava para ir á pedra que eu tinha pensado, e assim foi, monto a cana e lá fui eu terminar o meu dia de pesca!!!

Já na pedra abro a caixa de amostras, olho para o mar e torci o nariz, "mmmm não, agora vou meter é um vinil", as aguas não estavam limpas mas com o sol a pino se calhar um vinil era o melhor para enganar o peixe que por lá andasse!!!!

Abro a caixa dos vinis, olho para os sandeel mas decido-me por um shaker da lunker city branco com pintas brilhantes, e meto o shaker a funcionar, estava a lançar a pouco mais que 50 metros, deixava afundar e fazia uma animação em dentes de serra, lancei meia dúzia de vezes e zásss, ai estava ele, tinha um robalo na ponta da linha, dispara a adrenalina, dispara o carreto com aquele barulhinho que todos gostamos, e começo a trabalhar o peixe, sentia que não era grande mas era bravo, dá uma corrida em direcção a um cabeço e antes que ficasse sem peixe fecho um pouco o drag e travo a investida, mostro-lhe quem manda e com cuidado trago para terra, como quem diz, para a pedra, e assim foi ao fim de uns minutos estava feito, tinha o peixe aos pés!!!!

Pouco passava da meia hora, o sol estava a pino e saiu um robalo, quem diria, mais uma vez se confirma que na pesca não há verdades absolutas!!!!

O mais importante é que tinha quebrado o enguiço, tinha acabado de pescar um robalo que pesava 2,1 Kg e media 52 cm, não era um record pessoal mas a satisfação foi grande e o animo levantou, afinal de contas já eram 9 grades seguidas e tinha dito a mim mesmo que se não tirasse um peixe até ao fim de Fevereiro em Março não punha os pés na praia, mas como ontem correu bem hoje já comprei mais uns vinis para Março!!!

Fica aqui uma foto sem que eu esteja presente, é o problema de se pescar sozinho:


Cana: Shimano Speedmaster Seabass 300H+
Carreto: Shimano Twinpower 4000 Ci4
Multi-filamento Berkley Fireline XDS 0,19
Mono-filamento Berkley Vanish 0,41
Vinil: Lunker City - Shaker 4,5”
Cabeçote: Flashmer articulado 25g

Boas pescarias,

Armando Sousa

2 comentários:

  1. Belo peixe Armando, e um relato carregado de emoção. Esse peixe já o merecias à algum tempo.
    Parabens.
    Grande abraço.
    Paulo Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo, quem porfia sempre alcança, foi muito bom tirar este com vinil, agora à que esperar que o mar acalme para continuarmos com as nossas pescarias,

    Um grande abraço

    ResponderEliminar