Seguidores

2012/01/19

A minha paixão pela pesca ao spinning

Pensei como começar este blog e entre muitas ideias que tive achei que explicar como surgiu este gosto pelo spinning seria a forma mais lógica para começar, fui buscar memórias, nomes e lugares, uma bela viagem pela minha vida relembrando momentos de muita felicidade.

De pequeno comecei a pescar, tinha 7 anos e fazia férias na casa da minha avó, passava um rio a poucos metros e várias vezes via os pescadores junto ao rio, ás trutas, aos barbos, às bogas e às enguias, ficava sempre intrigado, como seria pescar???

Um dia os meus tios Zé e Paulo lá me levaram com eles, não para dar uns mergulhos e me divertir na água mas para pescar, siiimmmm ia pescar!!! Deram-me uma cana da índia de dois metros, tinha uma sediela com um anzol na ponta e uma pequena bóia feita de rolha com um palito enfiado no meio, peguei nela e lá fomos para o rio, os peixes estavam à espera.

Junto ao rio, sentado nas pedras dos moinhos, com algum nojo punha a minha primeira minhoca no anzol e depois zzzáaasss, anzol dentro de água e fiquei a olhar, á espera que algo acontecesse, a pensar como seria o peixe a puxar e de repente ... aconteceu, a bóia afundou, que sensação incrível quando vi pela primeira vez a bóia a afundar, "ferra" diz o meu tio Zé e eu sem saber ler nem escrever levantei instintivamente a cana e lá vinha um peixe na ponta da linha, era uma boga, tinha ai uns 10 cm e eu pulei de alegria com o meu primeiro peixe.

Foi assim que comecei a pescar e a ganhar gosto pela pesca, a brincar aos pescadores junto ao rio, com águas limpas e cristalinas, sem poluição nem stress no meio de um cenário fantástico.

Sempre que ia de férias era certa a pescaria e o gosto ficou, a pesca foi evoluindo, um dia o meu tio Luís ofereceu-me uma cana e um carreto Mitchell, foi quando me encontrei com o spinning, comprei umas colheres para pescar trutas com uns trocos que me davam para bolos, e comecei a spinnar, era muito mais divertido do que passar o tempo a olhar para uma bóia na esperança que afundasse, tinha acção, não se metia a mão em minhocas, não se usava qualquer isco vivo, ia-se atrás do peixe, à procura dele rio fora, e depois era a colher na ponta da linha que enganava o peixe e era muito mais dinâmico e divertido.

Mais tarde alguém me mostrou uns peixes novos Finlandeses a que chamavam Rapalas, tinham 5cm e 7cm e as trutas atiravam-se a eles, acabei por comprar uma Rapala Original de 5cm na cor da truta arco-iris, foi a minha primeira amostra, a partir dai as amostras foram ganhando espaço na minha bolsa de pesca até que um dia tudo mudou!

Convidaram-me para ir pescar outro artista, era de origem americana e diziam-me que além de ser trombudo não gostava nada de ser ferrado, que lutava como nenhum outro, fui conhecê-lo na barragem da Aguieira e passei um dos dias mais divertidos da minha vida a pescar esse grande predador que se chama Achigã.

A partir dai sempre que podia ia aos achigãs, deixei as trutas um pouco para segundo plano e o spinning com amostras era a minha pesca.

Veio o namoro, a universidade, o trabalho e o casamento, a pesca ficou um pouco de lado, durante alguns anos poucas foram as vezes que pesquei até que um dia o meu sogro Nelson me dizia que foi às trutas... mmm ... ás trutas.. pensei eu, onde é que eu já ouvi isto, parecia uma campainha na minha cabeça a despertar o meu gosto pela pesca, a final ainda cá estava.

Um dia lá fui com ele às trutas até ao Minho, pelo caminho contava-lhe do meu gosto pela pesca desde miúdo, como tinha começado até que lhe falei do meu amigo trombudo, ele não conhecia e duvidava logicamente das histórias que lhe contava.

A pesca passou a ser tema de conversa lá em casa e um dia lá convenci o meu sogro Nelson a ir aos achigãs, ele com as suas duvidas quis ter certezas, quis ver se era mesmo assim e lá fomos até Aveiro pescar uns achigãs, foi divertido, passamos uma bela tarde animada por alguns achigãs e a partir dai tinha um novo companheiro para a pesca e muitas foram as pescarias que fizemos juntos, boas capturas, belas paisagens e bons momentos juntos, a evolução continuou e com ele também muito aprendi.

Em 2005 a minha vida profissional obrigou-me a mudar de poiso e passei uns tempos pela Tunísia, com viagens constantes para cá e para lá, com pescarias pelo meio aqui pelo burgo e outras em terras magrebinas.

Por ai eu queria pescar uns achigãs africanos mas nem que rezasse a Alá eles apareciam, até que um dia um amigo italiano convidou-me a ir pescar umas “Spigolas” nome que eles dão ao nosso Robalo, como os achigãs estavam a 2.000 Km lá quebrei e fui fazer uma pescaria no mar.

Tinha vivido muitos anos junto ao mar em Leça da Palmeira mas pescar no mar nunca me tinha atraído, o spinning no mar era pouco conhecido e o Atlântico metia-me respeito desde que aos 16 anos ia lá ficando, talvez por isso o meu desinteresse.

O Mediterrâneo era mais calmo e um dia lá me aventurei com o meu amigo, fomos aos Robalos e mais uma vez me diverti, os dias de pesca repetiram-se e por lá pesquei Robalos, Anchovas e Barracudas, acabando por desenvolver ai a pesca ao spinning no mar, muitas foram as belas pescarias feitas pela costa Tunisina!

Hoje em dia tenho um grande interesse pela pesca do Robalo ao spinning que pela proximidade pratico com maior facilidade, no entanto divido as minhas pescarias entre as Trutas e os Salmões do Minho, os Achigãs das barragens e os Robalos do Atlântico, estes quatro predadores serão as personagens deste meu blogue que hoje inicio.

3 comentários:

  1. muito bom , Eu tenho 12 anos ainda , mais ja gosto muito da pesca, comprei minha cana faz uns 3 dias e to aprendendo ainda a pescar de spinning, comecei a gostar de pescar com uns 7 anos também e quero fazer igual a você viajar para varios lugares atras de aventura e muita hitoria para contar , Hoje ainda vou para rios pequenos aqui na cidade onde eu mora na bahia mais logo quero ir para outros lugares :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe,

      Muito obrigado, espero que este espaço o ajude a evoluir na pesca ao spinning!

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Boas
    Eu adoro pescar no mar no rio , ultimamente tenho vontade de pescar spinning no mar mas não tenho conhecimento de lugares para a pratica ¸ sou amador e ainda n experimentei o spinning eu sou de paredes será que há algum grupo de amigos do porto leça para poder experimentar
    ass pedro

    ResponderEliminar