Seguidores

2015/07/09

Do pequeno ao grande

Um destes dias fui mais o Ricardo esticar umas linhas por uma praia da Foz, não dava para ir cedo mas dava para tentar a sorte e isto da pesca ao spinning passa por tentar, tentar e tentar, acreditar que eles lá andam e quando eles marcam presença a recompensa vale todo o esforço.

Neste dia assim foi, à hora combinada lá estávamos juntos prontos para mais uma manhã, desta vez mais curta, mas isso do tempo é relativo, quantas vezes andamos uma manhã inteira e no ultimo lançamento temos a recompensa.



Começamos por uma zona mista de areia e pedras, fizemos meia dúzia de lançamentos e o Ricardo começou a aquecer o carbono, um miki para abrir já não era nada mau.

O Ricardo devolveu o peixe, eu disse-lhe "vais ver que vai-te trazer um maior" e ele responde pró peixe.. "vai lá à tua vida e diz ao teu pai que eu tenho umas belas gomas para ele".

Peixe devolvido e voltamos à carga, as condições eram excelentes, mar pequeno mas mexido a prometer peixe, batemos mais umas pedras e outros espumeiros e nada, nem toque, tudo seco.

Numa noite anterior o Ricardo já lá tinha perdido um belo peixe, uma ferragem brutal e quando se sentiu preso zangou-se e disparou mar a dentro, levando fio até arrebentar depois de roçar uma pedra, mas isso faz parte do spinning e por muito que custe só pode dar animo para continuar, tentando compreender onde se pode melhorar.

Neste caso o Ricardo acabou por ter que meter fio novo e depois de casa roubada trancas na porta, meteu o novo Rock Beat da Varivas que é mais áspero mas resistente à abrasão e ideal para zonas de pedra.

O tempo foi passando, fomos andando de pedra em pedra, a maré ia descendo e o meu tempo ia chegando ao fim, tinha outros compromissos e não dava para continuar, o Ricardo estava renitente em ficar, mas convenci-o a explorar a ultima zona, um misto de pedra e areia, com um belo espumeiro em frente, aquele spot prometia mas já não era para mim, tinha mesmo que abalar.

Eu segui o meu caminho e abandonei a praia enquanto o Ricardo lá ia explorar aquela ultima zona.

Passou meia hora e toca o telefone... "foste embora... olha... deu um belo peixinho hahahahaha" o Ricardo tinha conseguido enganar um belo robalo.

O spinning é mesmo assim, mikis, pesqueiros secos e de repente tudo muda e o dia ganha outro sabor, deixo aqui o video com a libertação e fotos das capturas.






Eles andam ai... divirtam-se!


15 comentários:

  1. grande devo estar a ver mal................já agora cheguem bem os peixes para a máquina para parecerem grandes................

    ResponderEliminar
  2. Eu já tinha saudades dos comentários anónimos cobardolas, é uma coisa extraordinária, mas ok, é pena, podia dizer o que pensa de forma clara e transparente, identificando-se e perguntando mas é mais fácil escrever da forma cobarde como fez, mas como disse atrás é tudo uma questão de educação e carácter, cada um é como é!

    Mas deixe-me esclarecê-lo bem, pois o meu caro anónimo não deve perceber muito de pesca e muito menos de fotografia, o peixe tinha mais de de 60cm e 3,5Kg e se vir bem a foto o Ricardo até tem os braços encolhidos, fica a foto tirada no parque de estacionamento quando o Ricardo passou para mo mostrar, se não é um peixe grande, bem, pode até nem ser para si, deve tirar muitos robalos de 5, 6 e 7Kg mas pela forma cobarde como escreve deve ser mais do género de levar tudo no balde, e a inveja não o deixa morder a lingua!

    Já agora sabe quanto media o pequeno?? É pena não ter falado nesse, pois já tinha a medida e mesmo assim foi para a água, mas a sua cobardia só revela inveja e não reconhecimento.

    É sem duvida uma pessoa de bem, educado e com grande carácter, admirável carácter! Escreva e apresente-se, identifique, aqui ninguém lhe bate nem lhe faz qualquer mal, mas penso que pela cobardia demonstrada dificilmente corrigirá a mão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pequeno nao tinha a medida nem de perto. 3.5 kg? so nos sonhos
      Cesar saraiva

      Eliminar
    2. Pois é César Saraiva, ganhou coragem... se é que esse é mesmo o seu nome ou pseudónimo.
      Deixe-me dizer-lhe uma coisa bem clara, não foi em sonhos, foi mesmo realidade acredite ou não, isso também pouco me importa e até não é o mais importante, o que é realmente importante é que o Ricardo pescou, tal como está neste post, um miki e um granjola, o tal pequeno e o grande que questiona e que por acaso até tinha 3,5Kg e pouco mais de 60cm, acredite ou não, mas esse é problema seu!
      Costuma dizer-se que quem desconfia não é sério, sinceramente não percebo o seu problema, mas se quer mesmo esclarecer o seu ponto de vista envie-me por mail uma foto sua com um belo robalo de 3,5Kg para poder comparar, fico a aguardar o seu mail... mas se calhar nem nos sonhos o vou receber!

      Eliminar
    3. Boa noite!
      Depois de todo este comentário apenas quero dizer que para alem do robalo pequeno ter a medida minima exigida por lei, nós predadores optamos pelos 42cm,
      Em relação ao robalo grande, realmente estavas enganado Armando, não tinha pouco mais de 60cm, mas sim 72cm...
      Já agora convido o sr Cesar Saraiva a fazer-nos companhia nas nossas saídas, é que deve estar enganado sobre o tipo de pessoas que somos.
      Um abraço a todos!

      Eliminar
    4. Boa tarde Sr. Ricardo,

      Caso o Sr. Cesar não aceite o convite eu aceito com todo o gosto, já que foi através do vosso blog/videos que me iniciei na pesca ao spinning, esse local realmente dá bons peixes, não vai há muitos meses vi a saírem desse local com 7 bons peixes o que me fez logo lembrar do vídeo "Domingo dos 7 robalos". Abraço e continuação de boas pescarias.

      Eliminar
  3. Boas Armando,
    Parabéns ao Ricardo pela bela captura do peixe e pela partilha da foto. Lá vão dando sinais de vida, temos que continuar a tentar. Não tenho tido a oportunidade de por lá passar, pois o trabalho chama ...
    Um abraço para ambos e continuação de boas saídas.
    Carlos Veiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Isto está a compor-se, o peixe tem marcado presença nos últimos fins de semana, algum já com qualidade, há que ir tentando. Para mim também não tem sido fácil mas sempre que há uma oportunidade... bora lá, só indo é que temos a hipótese de pescar um peixe!
      Um abraço,

      Eliminar
  4. Boas predadores, parabéns por mais um bom robalo! Sim, é um bom robalo! Grande! :) um forte abraço e continuem de mão quente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Sim era um bom robalo!!!

      Obrigado, força ai também!

      Abraço,

      Eliminar
  5. Já tinha saudades destes relatos!
    Dão mais vontade para saltar da cama cedo e ir dar umas varadas para a praia.
    Pode ser que nos encontremos por aí,
    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Já tinha saudades destes relatos!
    Dão mais vontade para saltar da cama cedo e ir dar umas varadas para a praia.
    Pode ser que nos encontremos por aí,
    um abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago,
      Tens que aparecer, estas ultimas saídas tem sido muito boas.
      Abraço,

      Eliminar
  7. É impressão minha ou essa pescaria ja foi à mais de 3 meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro Lemos,
      Não é uma pesca do ultimo fim de semana, não senhor, como sabe o blog esteve parado bastante tempo e entre as pescarias mais actuais que vamos fazendo vou recuperando algumas mais antigas que acho que devem estar aqui pela qualidade que tiveram, como sempre fizemos aqui nos predadores.
      Além disso quando o pesqueiro não é um dos nossos quintais normalmente não coloco de imediato aqui pescarias, por respeito a quem normalmente por lá pesca. Também não é nossa função informar onde anda o peixe, apenas que ele vai estando presente, e tem estado bem presente ultimamente, um pouco por todo lado.
      Abraço.

      Eliminar