Seguidores

2013/01/29

Trutas & Salmões - Abertura do Rio Minho 2013

O sempre imponente Minho
O tempo passa depressa, quase um ano depois da ultima abertura da pesca à truta e salmão no Rio Minho voltamos a falar sobre este grande rio salmonídeo Português.

Mas para quem espera por uma abertura sabe bem que o tempo passa num abrir e fechar de olhos e chegou a hora de começar a preparar o material para mais uma temporada.

Este ano a abertura será geral a 1 de Março, mesmo no Minho que no ano anterior pode abrir as suas àguas a 15 de Fevereiro.

Com as chuvas que têm caído os caudais estão elevados e com certeza as trutas mariscas e os possíveis salmões entraram em força este ano, vem ai uma época com boas capturas, estou certo disso mas sejamos responsáveis.

2013/01/27

O primeiro de 2013

Este Janeiro insiste em ser chuvoso, ventoso e sempre com muito mar, spinnar tem sido difícil, a pesca não tem tido tréguas com o mar forte que tem estado.

Na ultima semana a bóia de Leixões chegou a registar vaga de impressionantes 14 metros, temporal e mais temporal, tempo muito bom mesmo para se estar no conforto da nossa casa.

Sexta feira o mar caía e na manhã fui ver como estava antes de seguir para trabalhar, estava com boas condições para o peixe encostar, mas nessa manhã apenas pude olhar para o mar e a muito custo virar-lhe as costas, era um dia com muito trabalho e não havia tempo a perder.

Passei o dia a pensar no que tinha visto na manhã, estava mesmo bom, o dia foi correndo de feição, foi-se terminando trabalho após trabalho ao ponto de conseguir terminar tudo a meio da tarde, ainda a tempo de fazer um final de dia.

2013/01/25

Finalmente temos mar...

Ultimamente o mar tem estado bruto, muito forte, afastando peixes e pescadores da costa, não permitido qualquer aventura ou atrevimento, águas barrentas, ondulação fortíssima, dias e dias a fio sem tréguas.

O meu tempo para a pesca também não tem sido muito, profissionalmente a ocupação tem sido grande mas a partir de hoje tudo acalma, inclusive o mar que baixou bastante.

Hoje ainda com alguns compromissos profissionais não quis deixar de passar pela praia e ver como o mar estava e gostei, o aspecto era bom e prometia, mas não podia perder grande tempo e tudo fica adiado para amanhã.

O mar estava com boa cor, as aguas ainda que tapadas já não estavam barrentas, caiam para o verde e a ondulação ainda que forte estava a baixo dos 2 metros, permitia pescar perfeitamente.

O aspecto era robaleiro, devia dar peixe, tinha todo o aspecto para isso, mas com tamanha tentação pela frente apenas pude pegar na câmara e filmar um pouco o que estava à minha frente.

Deixo-vos o video, eles andam ai....por pouco tempo, domingo o mar volta a crescer, há que aproveitar até ao final de amanhã.

2013/01/19

1º Aniversário do Predadores ao Spinning

Foi em Janeiro de 2012 que me iniciei nesta aventura "bloguista" começando a escrever por aqui as pescarias que ia fazendo com os meus amigos de pesca ao mesmo tempo que ia criando alguns artigos básicos.

Com o tempo pude-me aperceber que existe um grande numero de pescadores que procuram informação sobre o spinning mas pouco tinham pelo blog para os ajudar, fui criando alguns artigos que achei importantes para quem se inicia, alguns deles a pedido de muitos que me escreviam em busca de ajuda para se iniciarem nesta modalidade fantástica.

2013/01/18

Alerta Vermelho... ainda por cima!!!!

O tempo tem condicionado bastante toda a actividade nas ultimas semanas, mesmo assim algumas foram as vezes que nos encontramos frente ao mar, cheios de vontade mas sempre com o mesmo desfecho, grade, grade e mais grade, peixe nem vê-lo, mas por onde andam os robalos???

É um facto que se vê sair peixe nos vários trolls que os pescadores profissionais colocam ao longo da costa no entanto ao spinning eles não querem sair, não dão sinal da sua presença, pelo menos por estes lados já que para sul do Douro eles continuam a marcar o ponto e a fazer uns tantos pescadores felizes nestes dias com tempo tão complicado.

2013/01/09

Mar alto, dias difíceis... reflexões

Ultimamente o tempo para o blog não tem sido o que gostaria que fosse, quer por motivos profissionais, quer pela ausência de capturas e a desilusão com cada visita ao Instituto de Meteorologia ou ao Windguru.

Ainda que tenha pescado algumas vezes, ter sentido peixe graúdo que não ferrava, ver amigos a perderem peixes de bom porte, ver peixe e não conseguir lá chegar, de tudo um pouco tem acontecido, foi um fim de ano menos bom, tal como o ano que finou, mas o inicio não foi melhor, talvez pronuncio das tempestades que nos estão reservadas neste 2013.