Seguidores

2013/12/09

Robalos ... no fundão.

Os últimos tempos têm sido um pouco incaracterístico em termos de pesca por estas bandas, entre mares extremamente pesados no final de Outubro e inicio de Novembro aos dias de mar chão que temos tido ultimamente, poucos são os dias com condições ideais para pescar e peixe nem vê-lo.

Várias têm sido as saídas para pescar, nós insistimos e vamos lá mas poucos são os peixes que vão aparecendo, parece que está tudo seco, não há peixe, não se sente escama... este ano não está fácil de forma alguma.

Num outro dia encontrei-me com o Paulo, o Carlos e o Bruno, a fézada não era grande mas a vontade não faltava e depois do café para despertar lá fomos para o pesqueiro, ainda de noite, com um frio de rachar lá montamos as canas e começamos em busca deles.

Só com a ajuda da lanterna se conseguia avançar pedras fora em busca do local onde o mar melhor trabalhava e lá me instalei... lançamento e mais lançamento e nada, avanço um pouco mais para norte, e o Bruno seguia à minha frente, enquanto o Carlos e o Paulo avançavam para sul.

Lá comecei a lançar num espumeiro criado por uns fundos rochosos mas apenas sentia o toque do peixe pedra, mais nada se sentia, olho para o Bruno e ele encolhe os ombros e ri-se, como que a dizer... estava tão bem na cama a dormir.

O dia começava a abrir, ainda sem sol no horizonte mas já se via a amostra a cair bem à nossa frente, olho para sul e vejo o Paulo e o Carlos a uns bons 200 metros a entrarem mar dentro, aproveitando o assoreamento da praia que permitia avançar para zonas mais privilegiadas... 

O Paulo seguia para uma zona onde se via um fundão perto... mmmm aquele gajo é fino! ... pensei eu e digo para o Bruno ... "...olha eles conseguiram passar para ali, daqui a nada têm peixe..." e lá se continuo com o aquecimento, sim porque a única coisa que os lançamentos serviam era para aquecer porque a manhã estava bem fria... mas o mar estava uma maravilha, tinha que dar peixe...

Pouco depois vejo o Carlos ao fundo a esbracejar... "...Ó Bruno eles deram com eles, vamos mas é para baixo ver se ainda damos com algum lol...", recolhemos amostras e lá fomos,  de pedra em pedra até pormos o pé na areia, ali mais perto ainda tinha melhor aspecto, o Paulo e o Carlos tinham analisado bem e escolheram o local ideal.

Vejo o Carlos a recolher um peixe, olha o Carlos têm um... logo de seguida ... "olha o Paulo têm outro..." bem o peixe andava ali e eu a xonar lá em cima!!!! 
Fomos entrando mar dentro e ainda deu para ver o Paulo a fisgar outro e a perder-lo ao pés(como quem diz à cinta) logo de seguida.

Quando chegamos junto deles o Paulo já tinha três peixes e o Carlos dois, "e já libertamos dois cada um que eram pequenos e fugiu-me agora este..." diz o Paulo.

Fantástico, vinis dentro de água, e toca a tentar a sorte, lançamento mais lançamento e a final a festa tinha acabado quando chegamos, nem mais um toque houve.

O Paulo e o Carlos estavam de parabéns, foram eles que perceberam onde andava o peixe e conseguiram chegar a tempo de uma pequena festa... podia até ter sido melhor se tinham passado meia hora mais cedo.


Depois fomos tentando outros locais, via-se peixe mas não queria pegar, já não estava activo, mas tinha que se tentar, mas já estávamos a ficar com pouca água.

Fui um pouco mais para sul onde havia uma zona mais funda na qual o mar trabalhava um pouco melhor, tinha muito bom aspecto e lá fui eu tentar a sorte...

Lancei um pouco de tudo, vinis a amostras, passando por uma zagaia, conseguia ver peixe na onda e vi um par deles de bom porte, estava animado e ia tentando até que com uma saltiga sinto um toque, ferro e consigo engatar um peixe que arranca a todo o vapor mar dentro.

A Morethan dava sinal de um belo peixe, que corria para um lado para o outro, punha o drag do Stella cantar e animava aquela manhã tão fria. 

O peixe fazia um força brutal... este é bom pensei eu... que bela luta, o peixe não parava e continuava a fazer uma força tremenda para depois deixar de sentir cabeçadas e apenas força... ai queres ver que... pois... ora ai está... uma bela tainha/negrão com mais de 3Kg, brutal, enorme, engatada pelo lombo... xiiiiii só isto para me estragar o dia... olhei para o Bruno e estava amarelo lol incrédulo com tamanho disparate lol enquanto o Paulo e o Carlos vinham lá do fundo ver a bizarma que tinha saído lol

Pois é, o bom peixe não passava de um grande Negrão, que de inicio ainda me enganou e valeu pela adrenalina mas não há qualquer duvida, a Tainha é mesmo um peixe que sabe mal... mas como disse ao pessoal no momento, isto de tirar robalos com amostras é para tenrinhos kakaka ka ka, eu queria é ver a malta a engatar uma tainha daquele porte com uma amostra... não é para qualquer um... kakaka ka ka ka... 

Divirtam-se!!!

12 comentários:

  1. Boas Armando..:-) Parabéns à malta pelos peixes..hehehe..sempre valeu bater uma sola e levar com o frio..:-). Olha que um negrão não tem o mesmo sabor que as tainhas amigo, o negrão de alto mar é tão bom como o robalo, experimenta e logo vês..:-). Já vi pessoal trocar robalos por negrões e na altura não acreditava...hahahaha.

    Um grande abraço para a malta

    Luís malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Já foi bom não gradar,, eles se tinham lá chegado mais cedo um pouco tinha sido muito melhor...

      Pois... eu sei que o Negrão nada tem a ver com a tainha mas prefiro devolver, já não é o primeiro que me diz que faço mal, um dia experimento.

      Um grande abraço,

      Eliminar
  2. Viva Armando.

    Parabéns pelas pescaria, realmente depois dessa luta toda sair uma tainha foi um desilusão.

    Também já ouvi falar que esse tipo de tainha de fora nada tem haver com a tainha que anda por terra.

    Abraço e continuação de boas pescas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaquim,

      Acredita que mesmo assim vale a pena, um peixe é um peixe mas podia ter sido um valente cabeçudo, era outra satisfação ;-)

      Um abraço,

      Eliminar
  3. Boas Armando,
    Parabéns pelo relato da pescaria do fim de semana. Também tentei a sorte ontem logo ao raiar do dia. O frio era intenso e a sorte não esteve do meu lado. A grade foi certa mas passei uma excelente manhã.

    Abraço a todos e força neles!

    Carlos Veiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Muito obrigado, por acaso a pescaria não foi este fim de semana, foi anterior, o tempo tem sido pouco para escrever, este sábado ainda fui um pouco, das 6 às 8h e quando sai de casa o termómetro marcava -3º... até parecia que estava em Bragança, bbrrrrrrrrrrrrrrrrr... estava mesmo muito frio!

      Um abraço,

      Eliminar
  4. Boas Armando,
    Afinal já sei quem foram os "artistas" que limparam os pesqueiro :)...parabéns.
    Quanto ao negrão, olha que era um bom pitéu!!!

    Forte abraço e força neles!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Ainda não foi desta que o pesqueiro foi limpo lol tem que vir temporal para isso ;)

      Um abraço,

      Eliminar
  5. Ola Armando parabéns pela pescaria e pelo convívio que entre amigos e sempre magnífico.
    Um abraço.
    Filipe.

    ResponderEliminar
  6. Bela teca amigos, pescar uns peixes até se esquece o frio :).
    No sábado também fui e nem escama.

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,

      É uma bela teca, podia até ter corrido melhor, mas já foi bem bom assim.

      Um grande abraço,

      Eliminar