Seguidores

2013/08/07

Robalo com Black Minnow 90

Numa das ultimas manhãs o Paulo convidou-me a fazer uma horinha antes de trabalhar, ele estava de férias e eu tinha o tempo tomado a partir das 9h por isso o encontro tinha que ser cedo para a manhã render.

O mar trabalhava lindamente, um aspecto robaleiro, daqueles que todos gostamos de ver e rapidamente montámos material e fomos tentar a nossa sorte.

Por perto estavam outros pescadores, a pescar com buldo e raglou, e mal começamos a pescar eles começaram a dar neles, ao fim de meia hora já tinham saído alguns peixes mas eu e o Paulo continuávamos a seco.

Sempre gostei da pesca ao spinning mas tenho que admitir em determinadas ocasiões o corrico com buldo ou chumbadinha fazem a diferença e naquela manhã estávamos perante um dia desses.

O Paulo acabou por capturar o primeiro mas era uma amostra de peixe ainda sem medida e prontamente devolvida ao mar.

Depois disso eu mudei de posto e fui para uma zona que permitia lançar um pouco mais fora, vi que os pescadores de corrico continuavam a dar neles e a malta a seco, estava a pescar com uma Black Minnow 120, que já considero pequeno mas fui à bolsa e peguei num Black Minnow 90 para ver se atinava com o que o peixe estava a comer, como se atiravam com força ao raglou mais pequeno podia ser que o BM90 estivesse mais dentro da medida que eles comiam naquela hora.

Lanço o vinil e fico surpreendido, ainda não tinha pescado com ele e ao ver como lançava bem longe fiquei animado e comecei a recolher, lentamente com ligeiros toques de ponteira aqui e ali, até que sofro um ataque e engato um peixe, cabeçadas e mais cabeçadas, deu para ver que era bravo mas nenhum troféu, foi uma luta engraçada e mostrou como o peixe anda a comer cheio de força.

Consigo um peixe com 44cm que me salvava a grade e logo de seguida volto a lançar, faço a mesma recolha e na zona do ataque anterior sofro nova pancada, mais um pensei eu, o peixe dá duas cabeçadas e solta-se, "...bem brincamos...", recolho o vinil e reparo que tinha ficado lá metade, lá se foi a arma secreta!!!

Como a manhã estava a chegar ao fim e a vazante já deixava muito pouca água para pescar acabei por me resignar e dar o dia por encerrado, estava feito, o peixe comia pequeno e se tinha tido a perspicácia de logo de inicio ir no sentido das presas mais pequenas talvez tivesse feito mais uns peixes, mas já deu para animar e relembrar que quando a amostra com que pescamos não funciona não custa nada experimentar algo mais pequeno, pode estar ai a diferença, os Black Minnow 90 passaram a andar na bolsa para estas ocasiões!

Deixo aqui a foto e o video da libertação!


6 comentários:

  1. Boas Armando, parabéns pelo peixe amigo e o grande pescador, para mim, é aquele que perante qualquer situação, sabe ler e adaptar-se rapidamente, aumentando o seu sucesso na pesca.
    Fico feliz por ti amigo..:-)
    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  2. Boas Armando,

    Eu que regularmente ando no Verão com o buldo e os pingalins na mochila...esqueci-me de os levar para férias. Com eles na primeira semana, se não fosse mais tinha efectuado grandes pescarias de cavalas que constantemente atacavam o BlackMinnow 120...mesmo assim capturei algumas.

    Sábado lá estarei!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas amigo José Cunha,

      Tenho andado fugido lol, um destes dias apareço, é deixar passar as férias.

      Um grande abraço!

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    alguém me diz, p.f., se em Setembro ainda é mês para sacar uns robalos (zona de Mira e Fig. Foz)? E como?: amostra? isco?
    Obrigado, abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo,

      Setembro é um optimo mês para apanhar uns robalos, se conhece essas zonas então aproveite bem que eles andam ai!

      Como???? bem isso depende de cada um mas se ler o blog vai encontrar muitas dicas!

      Um abraço!

      Eliminar