Seguidores

2013/05/23

Timidamente vão aparecendo

Embora não tenha escrito muito ultimamente temos feito algumas pescarias, têm acontecido principalmente ao fim de semana, com algumas capturas mas sem conseguirmos nenhum peixe acima dos 50cm, muitos cachotes e robalos abaixo dos 42cm.



Há noticias que eles estão a entrar e que vêm por ai, a água começa a ter aquele aspecto divinal que promete peixe e os próximos dias serão de insistir com muita vontade, hoje ao final do dia talvez consiga escapar e fazer uns lançamentos e sábado de manhã lá estarei em frente ao mar para mais um encontro zen em busca do robalo perdido.

Para já ficam algumas fotos das ultimas pescarias com o Ricardo e o Carlos em grande, de mão quente a dar neles, curioso foi no sábado com a água tapada, mais parecia café que água do mar. Com aquela água eu apostei nas zagaias e insistia com grande fé enquanto o Ricardo e o Carlos permaneciam fieis aos vinis, contra todas as teorias o peixe atirou-se aos vinis e mais uma vez eles safaram a grade com os Black Minnow.

Deixo-vos as ultimas fotos e um video com algumas das libertações.







16 comentários:

  1. enhorabuena por las capturas y un saludo desde asturias..

    ResponderEliminar
  2. Boas Armando,

    As últimas pescarias que tenho efectuado têm resultado em belas grades…ainda ontem ao fim da tarde com o mar 5* (pena foi o vento) nem um toque. Vamos tentando que eles vão atacar proximamente.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,

      O mar tem estado muito bom nos últimos dias mas o peixe de porte parece que não anda por cá, ainda ontem fizemos um fim de tarde e mais uma vez o que saiu foi pequeno, na medida mas pequeno e devolvido ao mar.

      Vamos insistindo pode ser que isto mude.

      Um abraço,

      Eliminar
  3. Olá amigo Armando,

    Mais um bom relato ao que já nos tem habituado 5*, vale sempre a pena pescar com amigos, nem que sejam mikis para nos dar alguma alegria na ponteira da cana :).

    Abraço a todos os predadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,

      Pescar com amigos por perto é sempre bom, pelo menos dá para divertir nem que seja com uns mikis como dizes.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boas Armando!
    Passei para dar os parabéns, não pelas capturas mas sim pelas devoluções...
    É bom saber que ainda há pessoas conscientes.
    Parece que há muita gente que ainda não se apercebeu da crise em que
    estamos a passar, não estou a falar da crise financeira mas sim piscatória,
    está a ficar uma situação seriamente preocupante...
    Saúde da boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Muito obrigado pelas tuas palavras.

      A pesca consciente é cada vez mais importante, não é que considere os pescadores desportivos responsáveis pelo estado das coisas, mas o que é certo é que também contribuímos em cada captura.

      A situação é mesmo preocupante e pelo andar da carruagem pouco falta para chegarmos a um ponto de não retorno.

      A pesca profissional excessiva, os estudos sobre stocks de peixes irreais que servem os interesses de lobbys apenas preocupados no lucro enquanto por cá andam e a ausência de leis que defendam períodos de desova reais são factores que muito contribuíram para o estado em que a pesca se encontra e comprometem o futuro.

      Basta ver o que sai de peixe por esse pais fora, os barcos cada vez com menos, nós pescadores desportivos cada vez com mais grades carregadas, se olhar por essa Europa fora e compreendermos como é que os outros estão muito à nossa frente nesse aspecto, por cá continuamos a acreditar que os stocks são os mesmos e que o peixe não encosta porque não tem condições mas que está todo lá, para sair um dia, seremos sempre uns eternos sonhadores a roçar a irresponsabilidade.

      É um discurso muito complicado este com decisões que não são fáceis de tomar, mas uma coisa é certa, cada vez será mais difícil pescar pela nossa costa, se não se põem um travão para o bem da pesca, se não a natureza tratará de corrigir irremediávelmente para o nosso mal.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Boas Armando, parabens ao pessoal pelas capturas..:-) e mais vale pequeno do que grade..hahaha.
    Um grande abraço amigo

    Luis Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis,

      Obrigado, o pequeno sempre foi melhor que nada, e no estado em que as coisas andam é uma sorte sair mesmo um pequeno na rifa, sim rifa porque cada vez mais isto da pesca tem a ver com a sorte lol

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Pois é Armando vão saindo alguns, também me safei esta semana. Mas as águas andam lusas... Um abraço, Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe,

      Tem dado para safar, mas podia ser bem melhor.

      As águas tanto andam completamente lusas como tapam com a nortada, não temos tido dois dias iguais mas a tendência é que limpem, vem ai um verão sereninho.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Pois sempre deu para passar um bom bocado!:)
    Esperemos que pelos menos estes sejam pescado um dia por pescadores conscientes e desportivos e não em alguma competição ou pescador profissional que passa o peixe sem medida, mas como tem que intervir não faz nada...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,

      Grandes verdades Manuel, grandes verdades...

      É pena que a FPPD continue no paleolítico, continuado a matar em competições desportivas, em termos federativos estamos ainda na idade da pedra, há ia-me esquecendo onde anda o falado campeonato nacional de spinning???? Tando blá blá blá é no que dá.

      Com todo o respeito por quem trabalha, tenho que deixar um desabafo em relação aos profissionais, meus senhores abram os olhos, respeitem a vossa profissão e sejam os principais interessados no futuro saudável dos recursos do mar, neste momento a ganância consegue ser mais forte que a inteligência e qualquer dia vão ter que arranjar outro trabalhinho pois daqui a pouco tempo "peixe" só se for de aquacultura.

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Muito bom video... muito bom mesmo amigo Armando.
    Esse local é fantástico para a pratica do spinning... espetacular.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis,

      São locais fantásticos realmente, só é pena o robalo já não andar tanto por lá, isto anda muito fraco de peixe e dá muito que pensar.

      Um grande abraço,

      Eliminar