Seguidores

2013/03/20

Robalo com vinil

No fim de semana tive encontro marcado para outras águas numa pescaria às trutas pelo centro do pais, o peixe tem andado desaparecido desta parte da costa e a motivação para voltar ao mar não era grande, no entanto o peixe acabou por sair , com o Paulo a marcar posição com um belo robalo e a mostrar como se deve acreditar.

Ontem tinha uma parte livre da amanha e acabei por ir pescar mais o Ricardo, tínhamos encontro marcado para as 6h, de forma a aproveitar as ultimas horas da enchente, lá nos encontramos à hora combinada e depois de um café fomos até o mar ver se eles realmente andavam por lá.


O dia começava a raiar e o mar estava mesmo de feição, tinha uma boa ondulação na ordem do metro e meio  com um período curto e certo a criar bons espumeiros, assim como meia dúzia de fieiros mar a dentro nas zonas por onde escoava, com vento fraco e com o céu meio encoberto tínhamos as condições óptimas para pescar, FINALMENTE tínhamos um mar à maneira à nossa frente.

O Ricardo começou a atacar com uma amostra e eu experimentava um vinil numa nova cor, branco, lombo amarelo e barriga laranja, ideal para aquela hora do dia e lá fui batendo a zona em busca deles.

Do cimo de uma pedra lanço o vinil a uns 50 metros e deixo afundar, começo a recolher e animo com ligeiros toques de ponta, um dente de serra curto e nervoso a ver se activava algum cabeçudo e ao passar junto de uma pedra, pummmmm, lá estava ele, andava à caça e atirou-se ao vinil com toda a força.

A luta foi curta e sem grande história, o peixe tinha engolido completamente o vinil e pouco resistiu, era um peixe a sair ao fim de tantas tentativas goradas, neste ano que se apresenta bastante fraco em termos de capturas.

Ainda não eram 7 da manhã e já estava um peixe a seco, a manhã prometia, mas na verdade estava completamente enganado em pensar que mais viriam, acabei por bater todas as zonas, todos os pontos quentes, atirei-lhes com vinis, zagaias e com quase todas as amostras da bolsa, mas nada, nem mais um toque, este que tinha saído era uma vez mais um cardume de um.

Neptuno permitiu uma pequena acalmia neste últimos dias para que pudéssemos voltar a sentir o gosto de tirar um peixe, mas ele este ano anda zeloso e a impor um defeso natural para bem do robalo e de pescas futuras, agora vai enfurecer-se mais uma vez, já a partir de amanhã, só acalmando se tudo correr bem daqui a uma semana.

Por isso como o tempo vai piorar, com muito vento, chuva e o mar a levantar para mais de 4 metros não poderemos pescar na orla marítima antes de meados da próxima semana,  ainda bem que a época das trutas já abriu, vai estar um fim de semana encoberto e chuvoso, bem ao jeito para ir ao encontro delas!

Deixo-vos a foto desta ultima captura.





6 comentários:

  1. Há! Estás a ver, este já tinha destino marcado... Foi um, mas pelo menos para os dias que correm... já não está mau...:)

    Pena não ter te dado mais combate, mas pelo menos não foi chibo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel,

      Isto tem andado tão mau que sair um peixe é quase dia de festa.

      Este inverno castigou-nos bem, vamos ver se com a primavera que acaba de chagar as pescarias se podem fazer!

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Bom peixinho Armando! Tenho um savage novo com essas cores, dos maiores, para ir atrás das corvinas do Tejo... Pelos vistos as cores fortes fluorescentes também resultam por aqui. Parabéns! No fim-de-semana também vamos às trutas! ;)
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa José Pedro,

      Foi precisamente com essa medida que este saiu, engoliu tudo, a cor no inicio do dia é boa e prova foi dada pela positiva.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Buen robalo y bonito blog amigo, lo seguiré a partir de ahora.
    Un abrazo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Salah,

      Seja muito bem vindo, muito obrigado pelo comentário.

      Un saludo para Cadiz!

      Eliminar