Seguidores

2013/02/17

Robalo a conta-gotas

Sábado o cenário era fantástico

Os últimos dias têm sido de grande esperança, o mar acalmou finalmente e desde 6ª feira que as condições para spinnar têm sido razoáveis, e digo razoáveis porque o peixe insiste em andar foragido das nossas praias, fazendo cair por terra toda a esperança que alimentou insistentes idas ao mar.

Tomando em consideração todas as previsões Sábado era dia de apostar, não fosse também o inicio de mais um fim-de-semana e estavam combinadas duas sessões, uma de manhã e outra ao fim do dia.

De manhã encontrei me com o Paulo, tínhamos passado os últimos dias a falar desta acalmia do mar que iríamos ter no fim-de-semana, a esperança de se tirar um peixe era grande e bem cedo começamos a lançar as nossas amostras nas ondas, calcorreando os locais que tão bem conhecemos.

Era ainda noite, a luz do dia ainda iria demorar e sem vermos onde a amostra caía lançávamos naquela escuridão na esperança que um cabeçudo viesse ao nosso encontro para nos fazer correr a adrenalina nas veias por alguns instantes.

O mar estava com óptimo aspecto, ainda pouco podíamos ver mas percebia-se que estava fantástico, não era para mais, tinha caído para 1,4m e a ondulação vinha certinha com um período curto tal como estava previsto, sinónimo de peixe na costa.

Fomos sondando alguns spots, a maré estava nas duas últimas horas da enchente e o dia ainda tardava para nascer num céu encoberto de nuvens, insistíamos e jogávamos no escuro as nossas melhores apostas, mudávamos de cor, insistíamos e nada, nada, nada e mais nada... Parecia impossível.

Com o nascer do dia fomos percebendo a cor da água, tal como previsto estava óptima  num tom esverdeado, a meio caminho entre lusas e tapadas, no ponto de rebuçado para dar um peixe, a esperança era grande e a vontade comandava os nossos lançamentos.

Colocávamos as amostras nos pontos quentes de cada spot mas na verdade não tínhamos sinais deles, não os víamos correr nas ondas nem sentíamos qualquer toque, parecia impossível, um cenário fantástico e nada de nada!

Entretanto o Carlos apareceu e juntou-se a nós, mas mesmo com mais um a ajudar não dávamos com eles ou então eram eles não queriam aparecer.

O tempo para mim estava contado, às 9 tinha compromissos, por isso não poderia ficar a manhã toda e já vislumbrava mais uma grade neste início de ano que tem sido bem pesadinho.

Entretanto o Paulo chama por mim e saca de uma amostra que eu lhe tinha pintado já há algum tempo... "vou pescar com esta, está um bom dia para a experimentar..." a amostra tinha sido recuperada por mim, pintada numa cor pensada para dias como o que tínhamos pela frente e assentava como uma luva naquele cenário e respondi ao Paulo, "...agora lixaste-me bem... Olha que vais tirar um peixe com isso...".

Fizemos mais uns lançamentos naquele spot e depois mudamos, fomos explorar outras pedras onde a água tinha um aspecto fantástico.

O local era mais fundo e apostei num vinil, o Paulo continuava com a amostra pintada por mim e lá metemos as amostras de molho.

Pouco tempo tinha passado e ouço o Paulo, PEEIIIIIIXXXEE, tinha um robalo na ponta da linha e pelo bater da cana era um bom peixe.

O problema agora era cobrar aquele peixe, depois de uma luta jeitosa o Paulo com ajuda de um par de ondas coloca o peixe a seco numa zona de escoa, onde as pedras pareciam untadas com óleo, mas conseguimos rapidamente colocar o grip na boca do peixe.

Era um belo peixe acima dos 60cm, tinha atacado a amostra já nos últimos metros e dado uma boa luta, o Paulo mais uma vez tinha conseguido tirar um robalo da cartola e eu tinha razão, aquela amostra tirava peixe naquele cenário.

Aqui está o Paulo com esse belo Robalo.

Pouco depois dei o dia por encerrado enquanto o Paulo e o Carlos continuavam a pesca mas sem mais nenhum encontro imediato de ultimo grau, os robalos andam envergonhados, provavelmente com muita comedia ao largo, continuam a não encostar com a força que esperamos, este inverno os robalos andam a conta-gotas.

1. Bom peixe, muitos parabéns. De terra as coisas andam mais difíceis este ano, sem dúvida. Um abraço. Filipe.

1. Boas Filipe,

Muito obrigado, eles andam difíceis mas já o ano passado assim era e depois começaram a sair com mais frequência, há que insistir e não ter problemas em gradar, eles vão aparecer!

2. Muitos Parabéns !

Peixe já muito bom para os dias que correm ;)

Cumprimentos

1. Boas Inácio,

É verdade, já não foi mau, devagarinho as coisas vão se endireitando e eles vão começando a sair.

Eliminar
  3. Pois é Armando! Andam mesmo a conta gotas, lá se tira um peixe de vez enquanto e mesmo assim é preciso lá ir varias vezes para encontrar um...
    Não sabemos se este ano ainda vai melhorar mas acho que não...
    Força aí.

1. Boas Pedro,

Tem que se insistir e não se pode desistir nem desanimar, todos sabemos que faz parte da pesca e mesmo a conta-gotas eles vão saindo a quem tem mais saber ou sorte.

Este fim de semana fiz quatro sessões de pesca e foram 4 grades, até dói carregar com tudo mas as recompensas vêm ai, temos que acreditar!

Este ano até nem tem sido muito mau, com todo o temporal que temos tido no mar e dias de muito vento, acho que é uma questão de tempo, a partir de Março vai melhorar!

4. Zé teixeira17/02/13, 23:44

Também por lá andei toda a manhã e nem um toque...há dias assim

Zé Teixeira

1. Boas José,

A pesca é mesmo assim, a altura também não é a melhor mas há que insistir, eles algum dia vão encostar.

5. Boas

Tb Andei na zona e nada, para principiante é mau, ;-(

Urbano

1. Boas Urbano,

Se para quem já pesca à muito tempo tem sido dificil não será nada fácil para quem começa.

O inicio é sempre uma grande travessia do deserto onde as grades nos acompanham de forma mais pesada mas vai ver que mais tarde ou mais cedo tudo se altera e eles começam a dar ar da sua graça.

Eliminar
  6. São poucos, mas deste com ele e deu para matar o chibo!

Abraço

7. Boas Manuel, deu mesmo e não tem sido nada fácil.

Um abraço!

8. Bom dia,

Como um desconhecido de vossa parte e principiante numa arte na qual você e seus amigos dominam muito bem,
    venho por este meio desculpar-me por ontem dia 16/02/13 ter estado como um intruso, num local quase que
    sagrado para vocês. Sei muito bem que a praia não tem dono, porém eu estava ali num local, que depois apercebi-me que
    seria ocupado de imediato por um de vocês e que assim que ele saiu, foi logo ocupado por si.
    Não sei se ali daria mais peixe ou não, porém vocês lá sabem.
    Assim, da próxima vez que eu estiver por ali, não fiquem chateados em pedirem-me para sair para outro local, que eu não
    me importarei com isso. Sou amante da pesca, porém sou uma pessoa que não tenho muito tempo para isso, infelizmente.
    E quando o faço, é apenas para relaxar um pouco e esquecer por alguns momentos os problemas que tenho.
    Portanto um abraço e até a próxima.

Obs: Chegaram a pegar alguma coisa ?

1. Meu caro Fernando, não tem nada que se desculpar, todos temos licenças para pescar e os spots são públicos, quem chega primeiro aproveita, não dá nada muda-se para outro.

Nunca fiquei nem ficarei aborrecido por encontrar alguém num dos spots por onde pesco, isto da pesca é mesmo assim, não existem direitos adquiridos embora muita gente pense o contrário, o que não é o meu caso, o mar é de todos e se alguém ocupa um lugar mais ou menos privilegiado é porque chegou lá primeiro e naquele momento é seu de pleno direito, nunca incomodei, nem pedi a alguém para sair, não faria qualquer sentido, existem sempre outras possibilidades a explorar e às vezes o peixe sai onde menos se espera.

Como deve ter reparado no local existem várias zonas quentes e o peixe anda por todo o lado, uns dias sai num lado outros dias sai noutro lado, é mesmo assim, se não fosse assim era uma guerra e não tinha beleza nenhuma, nem servia para relaxar como refere.

Apareça por lá sempre que quiser, nunca tenha problemas nem se acanhe connosco, como deve ter reparado a nossa atitude perante a pesca é positiva, mesmo não tirando nada como foi o caso o tempo é sempre bem passado.

Naquele fim de dia não deu nada para ninguém, é mesmo assim, quando o peixe não quer nada connosco não adianta insistir.

Vá sempre que possa e um dia terá uma boa recompensa.

9. Olá Armando,

Tenho sido um visitante assíduo do blog mas é a primeira vez que efetuo um comentário. Sou também um amante de spinning de mar e águas interiores aos Achigãs. Quanto ás pescarias e após algumas grades os robalos começaram a aparecer, no sábado lá me safei com 2 peixes em Gaia. Vamos ter esperança que isto vai melhorar.

Abraço,
    José Cunha

10. Olá José,

Seja muito bem vindo ao Predadores ao Spinning, espero que este espaço seja sempre do seu agrado e que continue a aparecer e intervir.

Esta altura é fraca, os achigãs também andam menos activos nesta época e o robalo anda envergonhado, mas vai melhorar de certeza tal como refere!