Seguidores

2013/01/29

Trutas & Salmões - Abertura do Rio Minho 2013

O sempre imponente Minho
O tempo passa depressa, quase um ano depois da ultima abertura da pesca à truta e salmão no Rio Minho voltamos a falar sobre este grande rio salmonídeo Português.

Mas para quem espera por uma abertura sabe bem que o tempo passa num abrir e fechar de olhos e chegou a hora de começar a preparar o material para mais uma temporada.

Este ano a abertura será geral a 1 de Março, mesmo no Minho que no ano anterior pode abrir as suas àguas a 15 de Fevereiro.

Com as chuvas que têm caído os caudais estão elevados e com certeza as trutas mariscas e os possíveis salmões entraram em força este ano, vem ai uma época com boas capturas, estou certo disso mas sejamos responsáveis.


As trutas atingiram nos últimos anos níveis preocupantes, sendo verdade que em alguns rios elas continuam a aumentar a sua presença, na maioria dos casos isso não é verdade e melhor prova existe se não o nível de capturas inferiores a 19 cm que se registam ano após ano, trutas muito pequenas que mesmo que as libertemos muito provavelmente estaremos a comprometer a sua vida, principalmente quando não pescadas com anzóis sem farpa num principio de pesca sem morte.

As medalhas/amostras com fateixa são fatais na maior parte das vezes, não que a truta morra desse contacto mas das infecções por ele provocadas.

Por isso deixei já à alguns anos de me envolver por algumas massas de água onde a única coisa que iria fazer era importunar e agredir alguns exemplares preciosos da Salmo Truta Ibérica, a truta geneticamente mais antiga em todo mundo, um património que devemos nos preocupar em preservar.

Contrariamente à pesca do Robalo no mar que não têm qualquer defeso, a truta tem um grande defeso, muito à custa dos níveis a que chegou, quase desapareceu dos nosso rios e só a introdução pode em alguns casos permitir que ressurgissem por esses rios fora.

Pesqueiras históricas ao longo do curso do Minho
À excepção de meia dúzia de rios que ainda têm trutas autóctones tudo o resto é repovoado, em alguns casos com espécies geneticamente "impuras" em relação às Salmo Trutas ibéricas, repovoamentos feitos por quem devia ter outra atenção para com a fauna e flora local.

Em muitos casos fazem-se repovoamentos só para que se possa pescar, sem grande conhecimento de causa, para gáudio de "meia dúzia" de pessoas  que gostam de pescar à truta, mas não deveria ser assim.

Estando o país no estado em que está não é de estranhar que ninguém queira verdadeiramente saber destes problemas ao nível das autoridades competentes, fechar os olhos custa muito menos aos cofres do estado.

O Minho ainda continua a ser o grande rio salmonídeo nacional, já foi muito mais vivo mas ainda continua a albergar uma grande quantidade de trutas e alguns salmões, felizmente este ano a capitania decidiu interditar a pesca em alguns poços conhecidos ao longo do rio, que todos conheciam e onde se avistavam grandes exemplares, grandes reprodutores, que devia ser mais protegidos e acabaram por serem capturados nos últimos anos, mas nem tudo está bem mais uma vez no edital para o rio Minho.

Assim em anexo ao edital para este ano existe uma grande quantidade de locais onde a pesca ficou interdita, 16 no total, uma necessidade para o bem da truta, do salmão e do pescador, só assim se poderá continuar com o mito do Minho, uma medida que aplaudo e espero continue pelos próximos anos.

A pesca ao Salmão e a Truta abre no dia 1 de Março, tal como todas as águas interiores, ao contrário dos anos anteriores que a abertura deixou muita gente surpresa ao realizar-se no Minho 15 dias mais cedo que nas outras massas de água, este ano não será assim, abre em todo lado a 1 de Março.

Por outro lado o período de pesca ao Salmão termina a 31 de Maio enquanto que a pesca à Truta poderá realizar-se até 31 de Julho.

Mas mais uma vez deparo-me com uma situação revoltante, indigna para um pais democrático e intolerável para todos que gostam da pesca de salmonídeos, este ano os profissionais podem começar a pescar a 11 de Fevereiro, quando abrir já tudo foi dizimado pelos profissionais, COMO É ISTO POSSÍVEL?????PORQUÊ????

Não se percebe e não é admissível tal incongruência por parte da capitania, é grave esta situação por parte de uma autoridade competente, além do desrespeito por quem tem licença para pescar e reclama a igualdade é um desrespeito de todos os princípios de igualdade e direitos de um estado democrático, não percebo esta distinção muito sinceramente, PORQUÊ????

Salmão com mais de 5 Kg capturado por
pescador Espanhol no rio Minho
O edital continua a ter erros graves no que respeita às medidas mínimas de captura, 19 cm para a Truta fário, 30 cm para a Truta Marisca e 55 cm para o Salmão.

Essas medidas não respeitam a idade adulta de cada um dos exemplares, toda a comunidade cientifica sabe disso mas ou por falta de interesse ou por falta de informação nada se altera, era necessário preservar este património, medidas que permitam os peixes reproduzir, medidas que contribuam para uma maior proliferação destas espécies pelo rio Minho, mas tudo continua desta forma, como se tudo estivesse bem.

Na verdade a truta fário deveria ser proibida de capturar ou ter uma medida mínima de captura como já teve de 30 cm, desta forma permitindo a captura de trutas com 19 cm mais tarde ou mais cedo irá desaparecer dos nossos rios, por outro lado a truta marisca deveria ter uma medida mínima de 36 cm enquanto o salmão deveria ser também proibido de pescar, ou então ter uma medida mínima de 60 cm.

Uma truta fario de 46 cm capturada e devidamente
devolvida ao seu habitat no ultimo ano
Mas ninguém parece saber o que representa a medida biológica de uma espécie, simplesmente a ignoram, por outro lado no Minho é proibido por edital pescar a truta arco-íris, uma espécie invasora,  assim como outras espécies invasoras como é o caso do achigã, da carpa ou da perca sol, uma verdadeira praga nacional, estão a perceber a lógica? Eu também não!

É este o panorama da pesca no rio Minho, muitas incongruências, quando poderia ser feito um trabalho mais cuidado com um rio que já foi dos melhores rios salmonídeos da Europa.

Relativamente à licença é necessário tirar licença de pesca para o Troço Internacional do Rio Minho na Capitania do Porto de Caminha.

Para tal é necessário preencher o formulário disponibilizado pela Capitania de Caminha, fazer o pagamento da licença por cheque ou transferência bancária e enviar os documentos por fax ou por mail para a Capitania do Porto de Caminha, sendo a licença enviada por correio no prazo de 4 dias.

Todas as informações podem ser pedidas directamente à Capitania com os seguintes dados:

Capitania do Porto de Caminha
Largo Pero Vaz - 4910-131 Caminha
Tel. 258 719 070 Fax. 211 938 453
mail: capitania.caminha@marinha.pt


Para terminar deixo um conselho, pesque com consciência, liberte hoje para o seu filho poder pescar amanhã, a fotografia é a melhor forma de levar um peixe para casa.

Libertar é tão emocionante como pescar.




7 comentários:

  1. E eu que o diga grande amigo, o rio minho alem da sua beleza tem esses peixes fantásticos..Sou natural de vila prais de ancora e apartir do dia um de março não perdo o ... um abraço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Isso é que é um grande privilégio, robalos, trutas e salmões num raio de 10 Km, que maravilha, se eu vivesse nessa posição estratégica também não perdoava, grande terra Vila Praia de Ancora.

      Com sorte ainda nos encontramos pelo Minho a partir de dia 1.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Mais um excelente post Armando!
    Também tenho a paixão das trutas. Pesquei-as com medalhas e com o buldo e mosca durante muitos anos; aliás, o meu gosto pela pesca com artificiais nasceu assim há muitos anos.
    Os meus pais chegaram a ter casa de férias em Vila nova de Cerveira e fiz muitas aberturas no Rio Minho, quer de barco, quer da costa. Há 2 ou 3 anos que não pesco lá, mas guardo excelentes recordações e muitas saudades.
    Lembro-me sobretudo da paisagem e da serenidade proporcionada pelos cenários... inevitavelmente, porque não liberto udo o que pesco, recordo o sabor único de uma boa truta marisca grelhada na brasa - muito melhor que robalo!
    Subscrevo os conselhos que deixas, mas infelizmente com a actual legislação, por muito conscientes que sejam os pescadores lúdicos, os profissionais tratarão de não deixar muito para "estragar"... infelizmente...

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado José Pedro,

      O Minho é realmente um paraíso incrível, desconhecido de muitos, vale a pena um dia de trutas por lá.

      Esse gosto pelas trutas tem de o levar de volta ao Minho, só faz bem!

      Independentemente das prevaricações feitas por outros devemos manter uma postura coerente e responsável, só assim podemos contribuir para que continuem a existir trutas e salmões no Minho.

      Os profissionais são protegidos por leis mal elaboradas e apenas aproveitam os erros para ganharem a vida, a Angula e a Lampreia ainda os tenta muito mais que as trutas e os salmões, o rendimento é muito maior, além disso não podem subir assim tanto no rio, felizmente, mas mesmo assim estragam muito.

      Se o Minho fosse bem protegido seria um paraíso de pesca que poderia atrair muito turismo para essa região perdida na fronteira, casos como os da Irlanda, Escócia ou Noruega, para não falar de alguns casos no pais vizinho e em França são bons exemplos, todos altamente protegidos, contribuindo bastante para o desenvolvimento dessas zonas através do turismo.

      Mas por cá a miopia de quem governa é grande, não se consegue ver assim tão longe e compreender os nossos grandes recursos.

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Bom dia Armando,

    Uns colegas convidaram-me para a abertura à truta marisca no Minho.
    Assim agradeço alguns conselhos pois não tenho a menor experiência sobre este assunto.
    Por ex: Que material? cana, carreto, amostras,etc.
    Obg

    Abraço

    José F Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Pinto,

      Se vai começar pode para já contar com a sorte de principiante, ela é real no Minho, vai ver que vai tirar uma valente pintona!!!

      O material para o Minho deve ser escolhido em função de como se quer pescar, existem muitas diferenças de pescador para pescador, há quem goste de pescar com canas pequenas para usar todos os locais possíveis, há quem goste de canas maiores para os locais mais largos e poder atingir os fios das correntes, é um pouco relativo.

      Deixo-lhe o que eu uso, o meu ideal para o spinning no Minho:

      Uso uma cana de 2,10m a 2,40m em função das zonas onde vou pescar, 2,10 para zonas com muita vegetação e lançamentos mais curtos, 2,40 para zonas abertas e mais largas, as canas têm um CW entre 5 e 35g, para poderem lançar amostras normais de 7g e 10g ou mais pesadas de 20 a 25g (principalmente as colheres afundantes) nas zonas de maior corrente.

      Quanto ao carreto uso um carreto 2500 (numeração shimano), com um multi filamento 0,12 e um terminal em fluocarbono, por afundar mais rápido em 0,24.

      Relativamente às amostras existe um numero infinito de soluções mas as mais usadas continuam a ser as rapalas, não se esqueça que todos os peixes devem ter pelo menos 7cm e anzóis ou fateixas dentro da lei.

      As rapalas, original e countdown em 7 cm de 7 e 8g nas cores RT, TR e GFR são eficazes, a GFR quando as aguas andam mais tapadas.

      As medalhas devem ser numero 3 e 4 para zonas mais paradas, 5 e 6 para zonas com mais corrente.

      A Blue Fox tem um conjunto de medalhas muito variado e bom, as Vibrax SYB, SYR, GYR e CYR são muito utilizadas, lembre-se sempre que as trutas são como as mulheres, gostam de ouro e prata ;-) além dessas cores as BYR também utilizo, depois existe um grupo enorme de escolhas que devem ser escolhidas ao gosto de cada um, tendo em conta os peixes presa que existem no Minho.

      Tem as Shallow super vibrax para pescar entre os 0,2 e 0,5m, cores S e C no tamanho 3.

      Tem também as Salmon Super Vibrax para zonas mais profundas, cores como RBS, OBS e BYR.

      Depois tem ainda as Mepps, além de muitas outras marcas, mas da Mepps também que gosto bastante, nas cores em prata, cobre ou ouro, com ou sem pintas pretas ou vermelhas por fim as Celta são muito boas também, na cor pena de gaio, verde com riscas pretas sobre medalha dourada ou prateada.

      Se precisar de mais alguma informação contacte por mail pf.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Obrigado Armando.

    Por hora já tenho material suficiente. Agora é ir e vêr como é.

    Boa Abertura

    Abraço

    José F Pinto

    ResponderEliminar