Seguidores

2012/12/31

Com o ano a dar as últimas!!!

Pois é isto aqui por cima não tem estado fácil, muito tempo de mar bruto e com poucas abertas para pescar, um mês de Dezembro com muito chuva e muito mau tempo que acaba por prejudicar o spinning de costa mas beneficia e muito tudo o que é águas interiores, os rios aumentam os seus caudais, as barragens aumentam a sua altura e a água traz vida nova a todas essas massas de água pelo pais fora, espero que 2013 seja um grande ano para as trutas e achigãs.


Entretanto o pessoal já começa a stressar de tanto tempo em terra sem uma pesquinha, o mar tem estado cão e naõ permite grandes aventuras, ainda ontem estive para lá ir mas olhava para as previsões, torcia o nariz e não fui.

Hoje também não me estava a apetecer e fiquei por casa quando do nada cai uma mensagem por volta das 10h da manhã no meu telemóvel, mau...

2012/12/28

Best of 2012 C&R

Durante 2012 muitas foram as vezes que libertamos peixe, a bitola dos 42 cm foi quase sempre respeitada para o Robalo mas muitas vezes não valorizamos o acto de libertar, nem sempre estivemos com a câmara à mão.

Embora estivéssemos sempre conscientes da importância de libertar, desvalorizamos o registo da libertação e muitos peixes foram libertados sem direito ao seu minuto de fama aqui no blog e sem servirem de exemplo, uma situação a rever durante o próximo ano.

De entre todos os C&R do ultimo ano um fica na memória, não aparece no video mas não quero deixar de lembrar o C&R do Ricardo Martinho de um peixe com mais de 4 Kg durante o encontro PcA na Polvoeira, foi um momento fantástico!!!!!

Deixo-vos o video...

2012/12/24

Boas Festas

Mais um ano está a chegar ao fim e um outro se avizinha, com o Natal pelo meio, uma época de reflexão, de encontros e reencontros, de festa e alegria.

Um ano novo se aproxima cheio de duvidas e receios para todos nós com a sombra de uma crise que não é nossa mas que temos que suportar e nos pedem para a pagar. É um touro dos grande que vem por ai e temos que lhe pegar pelos cornos com toda a nossa força e temos que estar preparados para suportar a violenta pancada!

Teremos que ter força e coragem para os tempos que ai vêm mas acima de tudo, com todas as dificuldades que possamos vir a ter  espero que nunca se percam amizades e que a vontade de pescar continue, num constante reencontro com o Mar que nos proporciona sempre momentos fantásticos que acabam por fazer esquecer tudo o resto que nos possa entristecer.

A ultimo encontro deste 2012 realizou-se no Sábado, com a malta a encontrar-se a partir das 4 da tarde para uma pescaria seguida de jantar e convívio.

O primeiro a chegar foi o Paulo que viu actividade e muita gaivota a mergulhar e nem pensou duas vezes, fez-se ao mar mas não estava fácil.

Eu com uma deslocação de ultima hora para os lados de Famalicão acabei por me atrasar e quando cheguei já todos se equipavam e o Paulo pescava à meia hora. O João, o Carlos, e o Bruno já lá estavam, o Paulo Sereno não podia aparecer e o Ricardo ia chegar mais tarde.

Foi equipar num abrir e fechar de olhos e lá fomos lançar uns ferros e vinis pesados pois o mar e o vento eram consideráveis e não permitiam outra coisa.

Ia-mos pescando mas o clima era de festa e pouco se pensava em peixe, as condições não permitiam tais pensamentos, o vento era cada vez mais forte e acabamos por desistir da pesca por volta das 7 da tarde!


A foto foi tirada quando fechamos a pescaria, nesta ultima noite de pesca onde o convívio foi mais importante, o peixe não esteve presente mas a malta pouco se importou, era o nosso encontro de Natal e a diversão foi grande, entre mar, pesca, bilhar e jantar, reinou a boa disposição entre todos.

Agora voltamos em Janeiro com toda a força, cheios de vontade logo que este mar caia e permita pescar, tenho a impressão que o inicio de Janeiro vai ser explosivo!!!! 
A todos queremos desejar um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

2012/12/19

Best of 2012

Ultimamente temos tido um tempo muito invernal, muito vento, muita chuva que é um bom pronuncio para o ano novo que se avizinha e também um mar incrível  forte e agitado, com grande ondulação que impossibilita qualquer aventura costeira na busca de um belo robalo.

2012/12/10

Ao Domingo há que ter fé !!!!

Domingo os predadores saíram mais uma vez ao spinning, tínhamos combinado o encontro bem cedo mas sem definir ainda onde ir, haviam muitas ideias mas pouco definidas, ninguém estava com fézada em nenhum lugar.

Ás 6:30 lá nos encontramos para o café de praxe, eu o Paulo e o Ricardo, o João desta vez não pode aparecer, logo ele que tinha sugerido um novo pesqueiro para explorar, acabou por ser o Paulo a sugerir o local a explorar, já lá tínhamos estado uma vez e com o mar que estava era dia de lá voltar, era a fézada do Paulo, o único com fé em algum spot novo.

2012/12/05

Robalo com 6,25 Kg - Novo recorde - A pescaria do mês de Novembro

Quando vamos pescar tenho a impressão que devemos sair todos de casa da mesmo forma, no silêncio com um só pensamento, vamos a eles".

Tenho a sensação que todos nós pensamos em tirar aquele barrote que nunca saiu ou que já não sai há algum tempo, fazer uma boa pescaria, adivinhar onde eles andam e quando entrarão, perceber qual o melhor spot para cada hora e decidir por onde começar, eu pelo menos penso nisso e isso diverte-me tanto quanto tirar um peixe!

Quando estou em frente ao mar envolvido pela vontade de pescar muitas vezes dou comigo a pensar nas pescarias que fiz, nos locais onde saiu este ou aquele peixe, de bons momentos e com prazer revivo na minha imaginação momentos apaixonantes de grandes capturas, este Robalo não me sairá da cabeça tão cedo!

2012/12/04

Nem de propósito, um barco naufragou!!!!

Pois é, nós alertamos no domingo, ninguém quis saber, hoje um dos barcos que anda naquela zona naufragou e podia ter acabado em tragédia!!!

QUANDO É QUE A PÕEM TERMO A ESTA POUCA VERGONHA????

2012/12/02

Só o polvo passava por tanta rede!

Hoje foi mais um Domingo de pesca entre amigos, desta vez estava tudo combinado com o João e com o Ricardo e lá nos encontramos bem cedo para um café.

O mar tem andado alterado ultimamente e não tem dado para pescar, hoje o mar caía para 1.8 e podia ser que eles encostassem, as águas tem andado muito tapadas, muito muito escuras e com um mar alto nem sequer se tem tentado!

Depois de escolhido o pesqueiro, montamos material e começamos o nosso dia de pesca!