Seguidores

2012/05/31

Amostras - Novidades Efttex 2012


Analizando todas as novidades que estão a concurso para a melhor amostra 2012 venho mostrar as 3 que mais me agradaram.


Rapala Balsa Extreme Minnow
Rapala Balsa Extreme Minnow

2012/05/30

Savagear Real Eel

A Savagear prepara-se para lançar mais um vinil desta vez na Efttex em Paris, falamos do novo vinil Real Eel, uma enguia muito real, ultra realista como eles a apelidam.

2012/05/28

Grigas - Hand craft lures


Tive conhecimento há alguns dias atrás através do forum Pesca com amostras da existência de amostras criadas e desenvolvidas em Portugal, de forma artesanal através das mãos de um jovem, Afonso Gregório, um dos fundadores da Grigas Lures que desenvolve amostras para pescar ao spinning.

O impacto foi grande de dois jerkbaits feitos de forma artesanal com muita qualidade ao ponto de me interessar pelo trabalho realizado por estes dois jovens que a meu ver merece ser destacado no panorama nacional das Hand Craft Ludres.

2012/05/22

As grades e os predadores aos spinning

Sempre que me dirijo ao mar levo a ilusão que irá ser mais um dia daqueles, com belas capturas, boas lutas e satisfação total, mas as ultimas saídas para pescar não têm passado disso, de ilusões!

Sábado passado o mar mais parecia um lago, derretido e sem mexer uma gota, com águas muito cristalinas, onde tudo foi experimentado sem êxito, vinis, passeantes, jerkbaits grande e pequenos, minows e gosts minnows, de tudo um pouco mas do peixe nem se sentiu escama, contudo valeu pelo tempo passado e pelo convívio com os amigos habituais.


2012/05/20

Shimano Rarenium Ci4+

Depois de lançar mais um topo de gama, o Vanquish, a Shimano acaba de lançar um novo carreto da sua gama média, o Rarenium Ci4+ nas versões de 1000, 2000, 2500, 3000 e 4000, caracterizados por uma grande leveza.

2012/05/17

Achigã / Black Bass Abertura 2012

Ontem 16 de Maio foi o dia da abertura à pesca do achigã, terminou o defeso, o peixe desovou e já se pode pescar, no entanto nem em todo pais isso se passa, no norte a temperatura evolui mais lentamente e com isso as águas das albufeiras só mais tarde reúnem as condições para que o achigã desove.

2012/05/15

Cachotes, truta e novo recorde


Sábado fiz uma manhã de pesca em conjunto com o meu amigo Paulo Ribeiro, as expectativas não eram grandes, mas mesmo assim vontade não faltava para tirar um peixe.

Começamos por um dos pesqueiros favoritos e fomos tentando a sorte, estávamos na ultima hora da preia-mar a agua estava cristalina e o mar quase chão, eram condições difíceis, mesmo assim tentamos vinis, jerks, superficiais, poppers, atiramos com tudo lá para dentro mas eles não queriam sair.

2012/05/14

Robalos de Komomo

Ontem fui pescar, tinha pouco tempo pois os compromissos com a familia estavam marcados para bem cedo mas mesmo assim fui um par de horas, o dia estava com razoáveis condições para spinnar, embora a agua estivesse muito cristalina a ondulação de 0.8 e ausência de vento eram um bom sinal, encontrei-me com o meu amigo João Pinho para um café, antes de começar a pescar, onde metemos conversa em dia, falava-mos da pescaria de sábado (que colocarei aqui amanhã).

2012/05/13

Duo Press Bait Kamuy 110

Ontem sai para pescar, as condições para o spinnar eram boas e a pescaria estava combinada, além disso  tinha na ideia experimentar uma nova aquisição, a Duo Press Bait Kamuy 110.

Encontro bem cedo como é habitual, com café para acordar e por a conversa em dia e depois toca a pescar, tinha as duas ultimas horas da enchente pela frente com um mar muito derretido, ondulação de um metro e sem vento.

2012/05/10

Spinning com Vinis - Parte 4 - Material


Quando pescamos com vinis o nosso punho e braço têm normalmente muita acção devido às animações que tentamos criar, por essa razão neste tipo de pesca a ligeireza do conjunto com que pescamos é um dos factores mais importantes a ter em conta.

2012/05/09

70 Predadores ao Spinning

Isto da pesca é mesmo assim, maior parte de nós pesca quando pode se o tempo e o mar o permitirem, já não é a primeira vez que chegamos ao pesqueiro bem de madrugada e damos meia volta pois estamos sem condições para pescar, e quanto custa quando há muita vontade!!!!

2012/05/07

Spinning com vinis - Parte 3 - Montagens e animações


Black Minnow da Fiiish

Depois de definir quatro tipos de vinis fundamentais para a pesca ao spinning com vinis no mar
deparamo-nos com uma questão, como utilizar esses vinis?

É aqui que entramos no campo das montagens e animações, conhecimentos que temos que dominar para uma correcta tomada de decisões durante a acção de pesca.

As montagens podem ser divididas em montagens sem peso, também denominadas “weightless”, ou então montagens lastradas,  com peso, que pode ser com cabeçote de chumbo também chamado de “jig heads”, ou então com o peso afastado do vinil onde existem duas montagens oriundas da pesca ao achigã que têm a sua aplicação prática de forma distinta na pesca em mar.

2012/05/02

Spinning com vinis - Parte 2 - Tipos de vinis

Os vinis/softbaits são divididos numa ampla gama de amostras flexíveis, worms, stickbaits, jerkbaits, swimbaits, criatures, tubes e lizards, imitando praticamente tudo o que exista como presa para o predador, desde peixes presa a caranguejos, vermes e enguias, todos em materiais flexíveis que lhes dá uma vida própria dentro de água, impregnados com sal, feromonas e sabores, com cores naturais e em alguns casos holográficas tornam-se fatais para o predador.

2012/05/01

Spinning com vinis - Parte 1 - Onde e quando utilizar


A pesca de predadores ao spinning tem nas amostras o seu ponto chave, são elas que estabelecem o primeiro contacto com os peixes e a sua capacidade de imitar presas reais e de provocar o ataque do predador são dos factores mais importantes para o sucesso desta pesca.

As amostras  têm evoluído  ao longo dos anos, desde os tempos em que os senhores Heddon e Rapala começaram a criar amostras em balsa até aos dias de hoje foi percorrido um longo caminho tendo-se chegado à era do hiper-realismo com pinturas holográficas, sistemas de optimização de lançamentos e movimentos cada vez mais realistas criando  imitações quase perfeitas de peixes presa.