Seguidores

2012/09/29

Tenryu Red Dragon Express

Ultimamente o tempo para pescar tem sido pouco, além de as condições meteriológicas não terem ajudado muito, tenho passado algum do meu tempo livre em busca de uma nova cana para este inverno que por ai vem, muito tenho lido, estudado e testado, esta semana foi a vez de testar um mito das canas de spinning, a Tenryu Red Dragon Express projectada pela equipa francesa da ultimate fishing, que a desenvolveu para a pesca do robalo pelas costas do Atlantico com amostras artificiais.

Muito se tem escrito e publicado sobre esta cana mas tudo muda de figura quando lhe pegamos e sentimos realmente o que temos nas mãos, tive a oportunidade de a testar e assim fiz, pois entendo que é a única maneira de podermos ter a certeza se uma cana está ou não ajustada ao nosso estilo de pesca.



Esta cana foi projectada e concebida já a alguns anos e é uma referência nas canas de topo para spinning costeiro, tem vindo a ser melhorada pela marca com novidades principalmente ao nível de passadores, porta carretos e punho, acompanhando no tempo a evolução que os componentes têm sofrido.

É uma cana com 290cm, com um CW de 20 a 60g e pesa cerca de 190g, 9 passadores fuji sic tagle-free, porta carretos fuji encastrado no punho em eva, tem uma ponteira muito sensível e um blank "heavy" potente e semi-parabólico.

Em acção de pesca a cana é excelente, nota-se a sua leveza e a precisão com que permite controlar as amostras, sejam elas superficiais, jerkbaits ou mesmo vinis, testei-a com várias amostras de 15g a 34g, com vinis de 20 e 40 g e com zagaias até ás 55g que lançou sem qualquer problema, com toda a força, mostrando que talvez ainda consiga elevar um pouco mais esse valor.

É uma cana muito potente a lançar as nossas amostras, não exigindo grande esforço por parte do pescador que facilmente lança quer as amostras mais leves quer as mais pesadas bem para lá dos 55 metros, tendo atingido em algumas amostras valores de lançamento superiores aos 70 metros, caso das Daiwa Saltiga 17 e Duo Tide Minou 175 Slim e cerca de 90 metros com um jig de 28g (estes valores foram conseguidos com um carreto Twinpower 4000 SWA e fio multifilamento Sufix 832 0,18, com um vento lateral de norte um pouco limitante com cerca de 15Km/h).

É uma cana com uma ponteira extremamente sensível que permite animar passeantes e vinis com grande precisão, sem que se torne uma tarefa fastidiosa devido à sua leveza.

O punho em eva é muito ergonómico mas um pouco grande para o que estou habituado, desde que pesco com a Aspire Seabass que me habituei ao punho mais curto que permite um outro controlo da cana sem comprometer a luta com o peixe, este punho da Tenryu se fosse um pouco mais curto ia mais ao meu agrado, incomodava-me nas animações pois ao roçar quer no nosso corpo que no braço interfere no que estamos a fazer, no entanto para a maioria dos pescadores este é o comprimento ideal.



Enquanto testava o lançamento e animação de vinis consegui cravar um peixe e deu para ver como se comporta, não foi uma grande captura, tinha cerca de 40cm e um quilo, mas o era bravo e da forma que atacou o vinil até pensei que fosse maior mas o importante é que a cana foi testada com peixe.

É elástica a suportar as investidas do peixe sem ser demasiado branda, percebe-se que mesmo um peixe maior não alterará muito esta condição e a cana pouca margem deixa ao peixe, este talvez uns dos seus pontos fortes e de maior distinção para com outros modelos desenvolvidos em especial para o robalo, por outro lado a potência do blank é bem notória permitindo pescas bem mais pesadas.

Com isto tudo leve nas mãos do pescador sem se tornar cansativa ou nem nos destruir as costas, pesado só mesmo o seu preço, uma cana cara que dá muito que pensar antes de qualquer um se atravessar na sua compra.

Muito sinceramente gostei da cana, não estando certo ainda que seja esta a minha opção para as minhas pescas de inverno, nem sei se a diferença para outras canas mais económicas justifica a sua compra, mas a este nível outras vozes se levantam, a Daiwa Morethan AGS Blue Backer 99MH ou a Megabass Shadow XX são fortes concorrentes, mas sem duvida estamos perante uma grande cana, onde tudo foi fabricado com pormenor, com grande qualidade e onde mesmo a sua cor vermelha não é inocente.

4 comentários:

  1. Boas Armando,
    Tenho devorado toda a informação sobre as Tenryu.
    Lendo variadíssimas opiniões fica-me esta na memória: "alcança a fama, deita-te na cama..." Paga-se a cana mais o nome Tenryu.
    Muitas opiniões vão no sentido de ser uma excelente cana, mas cara. Existem no mercado canas tecnicamente mais evoluídas a preço mais convidativo.
    Ab.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Raúl,

      Essa é uma grande verdade, a fama vende muito mas este artigo tem esse objectivo de desmitificar uma pouco esta cana, que é uma boa opção de muita qualidade.

      Muito obrigado pela lista que me enviou, são sem duvida grandes opções e algumas serão aqui apresentadas com o tempo, foi uma grande ajuda para a minha tomada de decisão!

      As opções existem umas mais em conta outras mais pesadotas para a carteira, na hora da escolha é importante termos ideia do que queremos e depois procurar o que existe e experimentar se possível, só assim se consegue!

      Um grande abraço!

      Eliminar
  2. Boas!
    Será com toda a certeza uma grande vara, mas no valor de mercado paga-se muito a marca... prefiro canas de marcas menos prestigiadas e com qualidade semelhante, a um preço bastante mais acessível!

    De toda a forma é uma boa análise Armando, obrigado!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Nuno,

      Estou de acordo contigo, a marca paga-se sempre nestes casos e muitas vezes o problema está em encontrar soluções à altura, vamos andando e vamos vendo, tenho ai algumas opções para testar e apresentar aqui depois, para já o fumo é negro, mas quero ver se consigo fazer um bom investimento para este inverno, uma cana acima dos 3m, com um cw potente e um peso pluma :)

      Um grande abraço!

      Eliminar