Seguidores

2012/08/25

Cavalas à mitraillette

Fui noutro dia convidado pelo meu amigo Paulo para ir pescar uma cavalas à boia, fiquei indeciso pois sem ser com amostras não me agrada pescar e acabei por aceitar o convite mas durante a tarde andei a pensar no que fazer para tornar uma pesca à bóia, que para mim é fastidiosa, em algo mais activo que não me aborrecesse.

Lembrei-me que em tempos tinha experimentado pescar com Mitraillete no Mediterrânio com uns amigos italianos, na altura com aquilo pescava-se em determinadas zonas robalos, que por lá crescem muito menos que no Atlântico, mas uma coisa eu recordava ... na embalagem fazia referência à maquereau, a nossa cavala.

Acabei por comprar um Mitraillette para a cavala, este vinha com 6 anzois nr 4 e uma mosca esverdeada em cada anzol, como lastro decidi usar uma zagaia de 20g e retirei os triplos da zagaia, assim servia só para lançar e afundar o tandem.

Dos 6 anzois que existem devemos cortar 3 pois apenas podemos pescar com 3 anzois, devem-se cortar os doi primeios e o ultimo junto à zagaia.
Depois do trabalho lá nos encontramos na Foz para o nosso fim de dia às cavalas, o mar estava muito calmo, ondulação 0.4 e vento inexistente, a maré estava a baixar e o caudal do Douro fazia-se sentir rumo ao mar, fomos para a ponta do molhe na parte virada a norte e lá começamos a nossa pesca, o Paulo com sardinha no anzol, eu com plumas.
A coisa até correu bem, as cavalas não eram muitas mas num dos lançamentos acabei por engatar 3 de uma só vez, uma em cada anzol, eram as minhas primeiras cavalas, mas que inicio magnifico, tinha-me estreado e a engenhoca acabava por resultar, o Paulo com a bóinha acabou por gradar e eu acabei por me divertir, afinal também se podem pescar cavalas com amostras!!!!

A foto é fraca mas foi tirada já noite dentro com o telemóvel que têm uma resolução muito fraquinha.
A noite acabou já perto das 23 com uma francesinha e um fino na frente de cada um, tinhamos encontrado a forma perfeita de terminar a nossa pescaria!

4 comentários:

  1. Boas amigo armando,um grande pescador trás sempre inovações na cabeça,foi assim que a pesca evolui,grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado nypter, um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Diogo Moutinho10/09/12, 17:46

    Olá Armando! Grande ideia! Dessa forma o material do spinning também dá para acompanhar outros colegas que praticam outras modalidades.
    Diga-me só uma coisa, neste caso com a mitraillette basta lançar e recolher certo? Não é necessário aguardar?

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo,

      Sê bem vindo ao Predadores ao Spinning!!!!!

      No caso da mitraillette desde que tenha um pequeno chumbo na ponta (em função do cw da cana)basta atirar e recolher!

      Mas, tal como se faz com uma zagaia, um vinil ou uma amostra, se animarmos sempre podemos tornar a montagem mais produtiva.

      No caso desta montagem aconselho lançar, esperar que afunde e depois recolho, começo por contar 5 segundos e em cada lançamento vou aumentando 1 segundo até que sinto que toca o fundo, depois recomeço, 5, 6, 7 e por ai fora.

      A recolha faço com toques de ponteira mais ou menos abertos para criar uma animação em dentes de serra com maior ou menor amplitude!

      As paragens deixam a montagem afundar por ser pesada não suspende e também isso se pode utilizar para procurar o peixe em diferentes camadas!

      Espero ter ajudado, um abraço!

      Eliminar