Seguidores

2012/06/25

São João com Pica

O tempo ultimamente não tem sido muito favorável à pesca, não só pelo nível de capturas que ultimamente tem sido relativamente baixo mas também por motivos de trabalho que não tem deixado muito tempo para a pesca, após duas semanas sem pescar chegou finalmente o dia de voltar, ao mar desta vez em plena véspera de São João.

As sardinhas já estavam  encomendadas para a noite, para serem assadas enquanto se aguardava pelo adversário de Portugal para a meia final, mas ainda era cedo para a festa e o dia nascia com a fézada de se pescar mais um robalo.



Encontrei-me com o meu amigo Paulo Ribeiro, bem cedo para tentarmos aproveitar as ultimas horas da enchente que era às 6h de Sábado, e depois de um bom café para acordar lá nos fizemos ao mar a tentar a nossa sorte.

O mar estava calmo, ondulação de metro, ausência de vento e pouca espuma sem ainda se ver a transparência água previa que tivesse um pouco tapada, amostras dentro d'água e lá fomos tentando a nossa sorte.

O tempo foi passando e o dia lentamente foi assumindo o seu domínio sobre a noite que terminava sem que um toque nos tivesse deixado, com umas condições tão boas parecia impossível não dar peixe.

Jerks, vinis, passeantes, zagaias, enfim de tudo um pouco sem sucesso, o Paulo enquanto insistia numa Westlab Ekoi na cor sardinha teve um bom toque, devia ser um bom peixe mas não quis vir conhecer a malta e pirou-se antes que a fateixa o ferrasse sem dó.

O Paulo ainda resmungou mas nada havia a fazer se não mandar as amostras outra vez a banhos e ver se os enganávamos.

Passado mais um pouco o Paulo ferra o primeiro, que ao fim de uma luta engraçada colocou a seco, tinha pouco mais que a medida mas ainda não estava dentro da medida biológica que defendemos e por isso foi devolvido para continuar a crescer e nos proporcionar um encontro um dia mais tarde com mais uns quilinhos e mais luta que é isso que todos queremos.

Deixo aqui o video da libertação deste bonito robalo, é sempre espectacular libertar, não tem a adrenalina de pescar mas libertar um belo peixe poupando-o à sentença mortal, quando não respeita as medidas mínimas, é uma obrigação de todos.



A pesca continuo por mais algum tempo, fomos mudando de pesqueiros e nada, senti vários toques, um deles de um bom peixe mas não cravou até que quando estava a trabalhar uma Saltiga 14 na cor laser sardine com um jerk mais forte sinto um toque e ferro, dispara a adrenalina e um pouco de fio, aperto o drag e sem perceber o que tinha na ponta da linha começo a lutar com o peixe, que entretanto vem á tona e deu para ver uma pica a enrolar-se para tentar libertar, fantástico, um Merlin como diz o João Pinho!

O peixe lutava, corria para um lado e para o outro e enrolava-se no fio, foi divertido, era o meu primeiro peixe agulha, a minha primeira primeira pica e tinha sido bem divertida.

Já o tinha visto várias vezes mas era peixe que nunca tinha pescado, tinha 78cm e foi uma bela surpresa:

O dia continuou, os robalos não se viram mais, continuamos a ter alguns toques que deviam ser peixes agulha que teriam entrado naqueles lados.

O São João tinha começado bem, ninguém gradou, ao menos isso, bons toques e ainda deu para ver um bom peixe a perseguir um patchinko mas não quis comer, não estavam fáceis naquela manhã cheia de barcos ao largo na pesca da sardinha, não fosse dia dela e o preço do cabaz ter chegado aos 300 Eur, o que não deixa de ser um escândalo que ninguém quer saber e encolhe-se os ombros à bom Português, se contasse isto ao meu falecido avô chamava-me tolinho, onde é que já se viu realmente?

São sinais dos tempos sem vergonha e sem escrúpulos onde tudo é feito pelo máximo lucro, uma vergonha esta que vivemos e cada vez mais iremos viver, por isso o melhor é ir pescar e descarregar energias no mar.


9 comentários:

  1. Ola Armando!

    Parabens pela pescaria de São João!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel, já vi que por ai o São João foi com trutas :) Um abraço!

      Eliminar
  2. Que bela pica Armando, parabéns! Espero que tenhas tido um bom São João ;)
    Já tenho saudades de uma pesquinha por aqui, mas o estudo não permite grandes avarias agora. Mesmo assim tenho aí uma novidade de umas horinhas que tirei para me distrair... assim que tiver tempo relatarei!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grade Nuno,

      Muito obrigado, o São João foi com pica de manhã e sardinha à noite, maravilha :)

      Tens que aparecer, mas deixa te dizer que os robalos também devem andar em exames pois também não têm aparecido :)

      Fico à espera dessa novidade, já estou a ver que saiu barrote outra vez, fico à espera no PCA por esse relato!!!

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Das duas, uma: ou o peixe fugiu com medo dos foguetes ou esqueceste de besuntar a amostra com feromonas de alho porro! eheheheheh Esses agulhas são óptimos na caldeirada ou alimados. Melhor ainda, é salgar e secar para acompanhar com umas loiras numa final de tarde de Verão...ui, ui!!!
    Quanto ao preço da Sardinha, é um dia de dádiva para os pescadores para compensar os dias em que as condições atmosféricas/maritimas não deixam ir ao mar, naqueles dias que não pescam nada ou quando um barco carregado de peixe vale €300. É um dia num ano.

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo PêJota,

      Agora é que foi, esqueci-me completamente dessas feromonas de São João, vou ver se ainda arranjo uns alhos porros para as esfregar :)

      Por estas bandas o robalo quase desapareceu, já não sai como nos meses anteriores, então os acima dos 3kg já não se vêem mesmo, mas as picas andam ai com força, mais que outra coisa!

      Está na hora de testar novos pesqueiros e fazer umas incursões aos verdinhos!

      Podem querer que com os hipermercados a vender peixe com 50% de desconto quase todos os dias qualquer dia não temos pescadores, não me lembro de ver tantos barcos ao largo com artes de cerco como este sábado, foi o dia de salvação para alguns, é como diz, um dia no ano.

      Um abraço!

      Eliminar
  4. O que mais importa é o dia bem passado amigo armando,e nisso tiveram tudo os meus parabéns principalmente pela libertação que é seempre um nobre acto grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Oh Sr Armando essa pica veio pela boca segundo me disseste. Entao nao é um Merlin mas sim um Marlin.

    Merlins são aqueles mágicos que vêm sem morder a amostra. No outro post escrevi "Merlin" entre aspas e propositadamente. Sou analfabeto mas não tanto!!!

    PS - Eliminei o comentário anterior pois com o sono escrevi poste em vez de post. Que me perdoem os mais sensíveis a nível gramatical.

    ResponderEliminar