Seguidores

2012/06/09

Robalo de fugida


Após gradar nas ultimas vezes que pesquei não faltava vontade de quebrar o enguiço e como de costume hoje bem cedo levantei-me para ir fazer mais uma pesquinha com o meu amigo Paulo Ribeiro, o dia nasce cedo e ás 5:30 já tomávamos café, bem preparados para mais uns lances.

O mar estava um pouco levantado, céu encoberto e vento fraco de este, tudo tal como eu gosto, o meu amigo dizia-me que hoje ia dar peixe, eu com os meus botões pensava "acho bem que sim"  e lá fomos fazer uns lances.



O mar estava a trabalhar bem, o aspecto que tínhamos à nossa frente era bom e prometia, a moral levantou-se e estávamos animados, primeiro lançamos uns vinis num spot que já nos deu muitas alegrias mas eles não andavam por ali, nesse spot o mar batia um pouco mais e com a maré ainda a subir decidimos por bem mudar para um local mais tranquilo.

Mudamos de spot e trocamos dos vinis para amostras, o Paulo com uma Rapala Maxrap 17 e eu com a minha Saltiga 17 Chart Bone, uma das que gosto de começar o dia quando há pouca luz e necessito de lançar mais longe, neste spot o robalo costuma aparecer por trás de uns cabeços mais distantes na preia-mar.

Lancei meia duzia de vezes e uma vez por outra lá vinha onda com banho á mistura, o mar não estava alto como previa o windguru mas de qualquer forma tinha ondulação cerca de 1.4 que de vez em quando proporcionava uns chuveiros valentes a molhar a malta.

Comecei com recolha rápida, seguida de outros lançamentos com um jerking mais lento, até que comecei a fazer paragens um a dois metros antes dos ditos cabeços, numa dessas paragens vejo que se levanta uma onda e para não apanhar banho viro costas e preparo-me para recuar alguns metros, e PUM "bolas prendeu...não... Peixe! Peixe! Peixe! tinha ferrado um robalo e já não recuei mais, foi mais uma chuveirada, o que vale é que tinha mesmo um robalo na ponta da linha, começou por dar umas cabeçadas e tentar correr, sai algum fio, o carreto começa a cantar mas fecho-lhe o drag, não era nenhum bicho de meter respeito e achei que tinha de o tirar rápido da água, estava no meio de um set das grandes.

Fechei o drag, controlei o peixe e com calma coloquei-o a seco, um belo robalo de 46 cm, o enguiço estava quebrado!!!



Voltamos à pesca e bem animados fomos tentando tirar mais algum, pescamos ainda durante algum tempo mas nada, a maré continuava a subir e as condições para o spinning naquele spot começavam a ser limites, por isso decidimos trocar para outro spot...para a praia.

Fomos para a praia, hoje com o tempo que estava não deveria haver problema com banhistas, lançamos e lançamos mas nada, o mar tinha muita força para as amostras, e acabamos por desistir e dar a pescaria por encerrada!

Uma manhã de sábado bem animada, com a sorte de ter encontrado mais um cardume de um robalo, vamos ver para a semana como é que corre!

Cana: Shimano Aspire Seabass 270H
Carreto: Shimano Twinpower Ci4 4000 SFA
Multi: Berkley Nanofil 0,17
Mono: Seaguar Aso 0,40
Amostra: Daiwa Saltiga 17 Chart Bone

4 comentários:

  1. Bom cabeçudo amigo de certeza que para a semana aparecem mais grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, eles andam por ai, a ver vamos! Abraço!

      Eliminar
  2. Esses "cardumes" já não passam por aqui a algum tempo ! Sempre que fossemos a pesca houvesse um cardume desses já não era nada mau =)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode bem querer que sim Inácio, era muito bom mesmo ter sempre um cardume destes para pescar, mas se assim fosse de certeza a pesca não era tão interessante como é!!!!
      Abraço

      Eliminar