Seguidores

2012/06/02

Achigãs de Junho


Embora a abertura para a pesca aos achigãs tenha sido a 16 de Maio só nesta semana fiz a minha abertura em conjunto com o meu sogro Nelson.

Tudo combinado de véspera e cedo estávamos estrada fora em direcção ao pesqueiro escolhido para a ocasião.

O dia era solarengo e bem quente, com uma temperatura acima dos 30º  o que prometia pelo menos alguma actividade. 

Chegados ao pesqueiro reparamos imediatamente no nível baixo de água na barragem, as poucas chuvas deste inverno prejudicaram bastante a pesca em aguas interiores, os rios estão com baixo caudal e as barragens abaixo do nível normal para a época e ainda estamos em Maio, o que será no final de Agosto?

Será certamente extremamente prejudicial, não havendo solução para fazer chover vamos ter certamente tristes noticias nos próximos tempos.

Toda a situação que é muito negra terá com certeza repercussões graves para o próximo ano!!

Depois de ver as condições gerais da barragem tive a oportunidade de avistar alguns peixes, uns de bom porte e outros ainda aos pares em volta do ninho, provavelmente as ultimas desovas, mas tinha a certeza que a maior parte já tinha desovado.

Enquanto que no sul o tempo legal do defeso na pesca ao achigã está adequado à realidade existente, aqui pelas barragens do norte o achigã desova mais tarde e o defeso que existe é completamente desajustado da realidade, por essa razão seria benéfico um defeso até 15 de Junho para compensar essa diferença e proteger os peixes e as suas desovas.

Nesta altura o achigã ainda está muito desgastado com a desova e é uma altura de maior dificuldade para a sua captura, no entanto algumas foram acontecendo, de menor porte é certo mas animadoras, eis o video da libertação de um dos achigãs capturados.



O dia continuava e embora se pudessem ver alguns peixes bem a cima de quilo eles não mostravam qualquer interesse e obviamente não ligavam às nossas amostras e o dia continuou sem qualquer captura de significativo valor, eis mais dois palmeiros soltos após a sua captura, o ultimo quis soltar-se à força.




Depois fiquei sem bateria e sem possibilidade de continuar a registar as capturas que ia fazendo, tendo tirado ainda alguns peixes mas todos de menor tamanho, o maior teria uns 25cm e soltou-se mesmo antes de lhe meter a mão, muito abaixo daquilo que pode ser um bom dia aos achigãs!!!!

Temos que esperar ainda mais cerca de 15 dias até que o peixe comece a ficar mais activo, que os ninhos se desfaçam e que os peixes percam o sentido do ninho e da desova para que retornem devagar à sua actividade e alimentação normal.

Já agora deixo aqui um apelo ao pescar e libertar, pratiquem-no vão ver que recompensa libertar, infelizmente pela barragem pude ver pescadores com pequenos exemplares, o mais grave para mim foi tratarem-se de pescadores jovens que deviam ter outra mentalidade e atitude para com a pesca, certamente ainda não reflectiram que um dia hão-de querer levar um filho ou um neto à pesca e a unica coisa que vão pescar será algas certamente, por isso nunca será demais referir...

"PESQUE E SOLTE HOJE PARA O SEU FILHO PESCAR AMANHÃ, 
A FOTOGRAFIA É A MELHOR FORMA DE LEVAR O PEIXE PARA CASA!!!"

2 comentários:

  1. Pois é amigo o meu padrinho é de beja e esteve cá de fim de semana,foi com ele que me iniçiei na pesca com os meus 8 ou 9 anos,perguntei lhe pelos achigãs,e como dizem lá em baixo
    -Ainda tão muito manhosos....

    ....grande abraço,amigo.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Nuno, estão muito manhosos, mais duas semaninhas e voltam ao normal!!!
    Abraço!

    ResponderEliminar