Seguidores

2012/05/28

Grigas - Hand craft lures


Tive conhecimento há alguns dias atrás através do forum Pesca com amostras da existência de amostras criadas e desenvolvidas em Portugal, de forma artesanal através das mãos de um jovem, Afonso Gregório, um dos fundadores da Grigas Lures que desenvolve amostras para pescar ao spinning.

O impacto foi grande de dois jerkbaits feitos de forma artesanal com muita qualidade ao ponto de me interessar pelo trabalho realizado por estes dois jovens que a meu ver merece ser destacado no panorama nacional das Hand Craft Ludres.


Passemos então à apresentação, a GRIGAS LURES foi formada por dois jovens irmãos, Afonso Gregório e Francisco Gregório e dedica-se ao desenvolvimento e pintura de amostras de raiz ou então em modelos já existentes, tendo um site na internert www.grigaslures.com como montra de todo o seu trabalho.

Se por um lado os jerkbaits desenvolvidos pela Grigas Lures chamaram-me à atenção, por outro lado ao inteirar-me de todo o trabalho realizado por estes dois jovens pude apreciar as pinturas originais em amostras existentes no mercado para esse fim.

Jerk de 135mm; Peso de17g; Flutuante;
Sistema de transferência de  pesos 
A GRIGAS LURES apresenta um trabalho com grande valor, digno de reconhecimento e certamente um exemplo a apontar no fabrico e pintura nacional de amostras para spinning, onde alguns exemplos existentes no mercado pecam precisamente pelo acabamento e pinturas que comercializam.

O trabalho é feito de modo artesanal e as amostras a pintar podem ser dos modelos já disponibilizados pela GRIGAS LURES ou então podem ser de fabrico próprio, esculpidas a partir de um pedaço de madeira.

Pode aida ser feita a recuperação de amostras que perderam a pintura ou amostra adquiridas mas que queremos uma pintura personalizada, amostra que podemos enviar directamente para serem pintadas exclusivamente pela GRIGAS LURES.

Para a pintura das amostras podemos escolher entre os padrões já existentes ou um novo padrão por nós pensado, quantos de nós não gostaríamos de ter a amostra Xyz num padrão exclusivo, com as cores pensadas por nós, ou então aquela amostra que tirou uns bons peixes mas está já toda raspada da rocha e bem merecia uma cara lavada.

Pois bem com a GRIGAS LURES isso é possivel e todos os padrões são pintados sempre com arte, dedicação e qualidade.

De muitos trabalhos que pude ver por essa net fora de grandes artesãos mundiais, a Grigas Lures não ficará atrás com os trabalhos que apresenta onde a qualidade de materiais e a arte estão de mãos dadas.

A assinatura do artesão, sobriedade acima de tudo
Num dos jerks que tive oportunidade de apreciar o detalhe é grande, todas as escamas são riscadas numa fina folha de alumínio, a pintura final é conseguida através de várias camadas e combinação de cores e o recobrimento final é feito com um verniz de altíssima resistência, que não se encontra na maioria das amostras comerciais existentes.

Cada amostra é assinada pelo artesão de serviço, Afonso Gregório, de uma forma subtil sem que a perca a sobriedade que toda ela transpira!

Deixo aqui algumas cores e trabalhos realizados pela Grigas Lures para que possam ter uma ideia da qualidade e acabamento realizados, sem duvida um trabalho a seguir com toda a atenção e certamente que terá o seu grupo próprio de apreciadores no mercado.












8 comentários:

  1. Já á uns valentes anos que conhecia o trabalho deles, na altura as amostras eram um pouco mais rudes mas hoje em dia estão bem feitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João Pinto,

      Agora fizeste-me rir, pela tua conversa eles já faziam amostras quando andavam de fraldas lol

      Sei que não é um trabalho recente mas evolui realmente muito e merece bem o destaque, pena é que quem conhece não divulgue aquilo que acho um bom trabalho!!!

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas Armando!!

    Já tinha visto alguns trabalhos deles !! Tem trabalhos muito bons !!!

    Obrigado pela partilha


    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jota,

      Ainda são muito jovens para a qualidade que apresentam, parece-me que têm pernas para andar, eu gostei do trabalho deles!

      Abraço

      Eliminar
  3. Sem dúvida que estes jovens merecem o meu aplauso, têm imenso tempo para evoluir, só espero que lhes seja dada a oportunidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas amostras, mas nem todas são feitas artesanalmente. A sua grande maioria é comprada sem cor, e é o próprio que as pinta, só isso. Mas mesmo assim, algumas estão verdadeiras maravilhas para os bass.

    Armindo Vale

    ResponderEliminar
  5. Muito boa tarde,
    É com enorme orgulho que vemos este artigo aqui publicado. Ainda não sabia da sua existência!
    Deixamos aqui um enorme agradecimento ao Armando Sousa pelo tempo que nos dedicou e pela ocupação do seu espaço virtual para falar de nós.
    Obrigado também aos que nos apreciam e têm vontade de se exprimir para o dizer aqui nos comentários.
    Dia 11 de Março deste ano foi quando decidimos dar um passo em frente e tornar uma vasta gama de pescadores a nível mundial mais satisfeitos. Verdade é que os protótipos antes eram mais "rudes", mas para se chegar à perfeição tem de se passar pelo nível mais baixo (tudo começa assim). As amostras feitas à mão que estão divulgadas aqui, neste site, são de excelente qualidade exterior mas ainda têm uns senãos e, por isso, é que ainda não começámos a vender. Um ponto fraco delas era o seu peso que não é o apropriado para uma amostra de mais alto nível e por isso tivemos que ir aos mercados mundiais arranjar fornecedores de esferas de tungsténio de alta densidade. Outro era o material com que foram fabricadas (balsa) que será substituido por "American Basswood". O Afonso garante que ainda consegue fazer melhor que o que está, agora, à vista. Por isso, aguardem mais umas semanas para ver os excelentes resultados quando terminarmos a produção dos primeiros novos protótipos !
    Senhor Anónimo, tem 100% de razão naquilo que afirma, não é mentira nenhuma. Nós primeiramente disponibilizámos esta vertente de pinturas de amostras e pretendemos continuar a fazê-lo com o enorme profissionalismo a que nos propomos. Contudo, o nosso grande objectivo é tornarmo-nos uma referência no que diz respeito a amostras 100% feitas à mão. Nós chegámos a um ponto e pensámos: "Isto é realmente mesmo muito bonito para não darmos a conhecer ao mundo". Não foi por acaso que só iniciámos o negócio agora. Antes não valia a pena comercializá-las. Estamos neste momento numa grande fase de investimento e temos agendado o início da comercialização destas amostras 100% hand crafted dentro de um mês. Esperemos que lhes seja dado o devido valor comercial, não se tratam de amostras feitas em série. Apenas serão feitas 10 amostras de cada conjunto (modelo+pintura) de modo a torná-las unicas e raríssimas no mundo. A assinatura não se consegue ver muito bem na foto mas o que estará sempre escrito será "Grigas", será essa a marca de autenticidade que todas receberão.
    Esperamos ter aqui em Portugal um bom grupo de apreciadores|colecionadores (sim, serão dignas de coleção) dos nossos trabalhos pois o nosso grande gosto é alimentar este espírito de pesca português. Gostamos muito de nos internacionalizar mas é com muito orgulho que fazemos felizes os nossos clientes portugueses!

    Um grande abraço a todos,
    Francisco Gregório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,

      Estou a ver que o Afonso não te contou o que fomos combinando nos bastidores do PCA, foi ai que este artigo começou e ai foi tudo tratado com muita antecedência.

      Antes de mais os meus parabéns, vocês são jovens, com talento e bem arrojados, espero e desejo que este vosso empenho tenha bons resultados, certo que vocês sabem bem o que fazer, as amostras falam por si!!!

      Fico a aguardar essas novas Grigas, com american basswood e esferas de tungsténio, estou certo que serão autênticas obras de arte!!!

      Parabéns, um abraço!!

      Eliminar