Seguidores

2012/04/22

Manhã de robalos e mikis com C&R

Hoje tal como tenho vindo a fazer aos fins de semana encontrei-me com os meus amigos Paulo Ribeiro e João Pinho, para mais uma manhã de spinning!!!

O dia até correu bem com algumas capturas mas com uma novidade, ninguém gradou, o João Pinho que já algum tempo passava sem tirar um robalo hoje voltou à carga e começou com um  Miki ainda fora de medida e devidamente devolvido ao mar para um novo encontro daqui a uns anos, mas já la vamos!


A manhã foi esquisita, começou encoberta com um bom peixe de 53cm no arranque para o Paulo Ribeiro que saiu com uma rapala maxrap15 cor verde e depois acabei por tirar um bom peixe com 56cm e pouco mais que um kg com uma Westlab Lumbo de 12cm cor cavala, o peixe anda magro ainda não recuperou depois da desova.


A Westlab Lumbo foi uma agradável surpresa, já andava comigo há algum tempo e só hoje tive a vontade de lhe dar banho, é uma amostra que responde muito bem a um jerking forte e assim foi como sairam os peixes hoje, com ataques que se seguiam às pausas que intercalavam os jerks, foi divertido!

Por coincidência ou não estávamos na hora prevista de maior actividade marcada para a manhã e saíram ainda dois mikis devidamente devolvidos à agua, ambos com 36!!!!
Temos como principio devolver todos os peixes com menos de 42cm, seguiram a sua vida para um esperado encontro daqui a uns anos com mais uns quilinhos em cima, muita luta e adrenalina e já com a prole a correr no Atlântico!

A pesca lá continuou e realmente a grande festa foi quando o João Pinho tirou o seu peixe, era mais um miki  mas que lhe deu uma pequena luta e o prazer de ver a cana a bater, ao João os meus parabéns, que este seja o recomeço e principio para muitos mais!!!

O peixe como não poderia deixar de ser foi devolvido ao mar sendo o momento registado para mais tarde recordar.


Entre o nosso grupo foi adoptado esta medida, acima da medida legal, respeitando a ideia de cada um mas promovendo o respeito pelos 42 cm do robalo como medida biológica que deveria ser corrigida, mas mesmo que não seja em consciência deveria ser respeitada por quem pesca e gosta realmente do mar!

É preciso respeitar o tamanho biológico do robalo e permitir que um peixe reproduza pelo menos uma vez na vida e contribuir assim para um futuro melhor do robalo, que deveria ser mais protegido como acontece já em alguns países europeus, sendo o caso Irlandês o mais emblemático de todos, onde a pesca comercial do robalo é proibida sendo permitido apenas dois peixes diários a cada pescador lúdico, as costas são protegidas e vigiadas e assim o defeso que no caso Irlandês existe é respeitado.

A Irlanda de facto aprendeu que tem mais a lucrar com a protecção do seu património natural, por isso impôs restrições fortes e têm uma mão forte para com quem não respeita.

Talvez por isso a Irlanda é um dos maiores destinos europeus para pesca desportiva, não só para o salmão mas também para outros peixes como é o caso do robalo.

5 comentários:

  1. Paravens polas capturas e as soltas.
    Bonita xornada cos amigos. Que mais se pode pedir.
    Saudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado David, é verdade,que mais se pode pedir!!! Saludos!!!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelas capturas! Dois bonitos robalos e com algumas soltas que certamente já deram para retirar um belo prazer numa boa jornada de pesca.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio, obrigado, foi mesmo isso, uma bela jornada de pesca!

      Eliminar
  3. Não queria deixar este relato sem deixar de públicamente dar os parabéns ao nosso companheiro João Pinho... para ti fisher boy os meus parabéns pelo mikizito e por quebrares o enguiço. A partir de agora vais ver que as capturas vão acontecer com mais frequencia, e obrigado por me "aturares" em cada jornada.
    Abraço.

    ResponderEliminar