Seguidores

2012/04/28

Depois da tempestade vem ... o Robalo

Quem gosta de pescar sabe que ou tem condições de mar ou o melhor é nem sequer sair de casa, os últimos dias têm sido assim, mar muito levantado com 3 a 4 metros, muito tempestuoso e nada meigo, impossibilitando qualquer tipo de aproximação para uma pescaria.

Andei os últimos dias a seguir a sua evolução e sabia que hoje iríamos ter óptimas condições para uma sessão de spinning.


Bem cedo lá me encontrei com o meu amigo Paulo Ribeiro e depois de um café para aquecer que estava bem frio ai fomos nós até ao mar que estava realmente com uma boa ondulação, boa cadência, belos espumeiros, vento muito fraco, eram óptimas as condições e nós íamos pescar as duas ultimas horas da enchente e as duas iniciais da vazante, o cenário prometia.

Começamos por bater algumas zonas com vinis e amostras e nada se sentia, fomos alterando de spots, mudando amostras e não sentia-mos nada, o peixe ou não andava activo ou ainda não tinha entrado depois do temporal.

Já pescávamos há quase 3 horas e fui até uma pedra bem dentro do mar que tinha um belo espumeiro à sua frente, a zona era baixa com muita rocha, primeiro fiz uns lançamentos com uma Payo Seashot 14 e depois mudei para a minha Duo Tide Minow Slim 175 Tunning, faço meia duzia de lançamentos e PUUMMMM levo uma violenta pancada na amostra, até as orelhas abanaram, ai estava ele, afinal andavam por lá, mesmo no fim do período teórico de actividade mas a tempo de picar o ponto.

A pancada foi muito violenta e de imediato o robalo arrancou fazendo o carreto cantar, ZZZZ zzzz ZZZZZZ, eu sei que é o fado que todos gostamos mas hoje estava a ver que corria mal, como eu estava numa pedra mais dentro do mar, e o peixe arrancou para terra como um comboio, o mar ajudava o peixe a ir para terra e dificultava que eu o trouxesse até mim, ainda por cima eu não tinha grande mobilidade.

Aperto o drag e abrando o peixe que ao sentir-se preso começou a dar cabeçadas com toda a força, "é pa este é um dos bons" pensei eu, a minha Aspire Seabass andava à espera de uma ocasião destas e finalmente tinha a prova dos nove para a minha cana, um peixe bravo, de bom porte, uma situação muito difícil para controlar, o mar não ajudava e senti que iria ser muito difícil cobrar aquele peixe!

Ai entrou a regra numero 1, CALMA e a regra numero 2, PENSA e assim foi, com calma fui trabalhando o peixe, fechei mais um pouco o drag, o suficiente para parar as arrancadas do peixe e permitir apenas saída de linha quando o mar se juntava às forças deste valente.

O peixe era muito lutador, não gostava da prisão que sentia e as cabeçadas eram constantes juntamente com algumas arrancadas que voltavam a repor a distância entre nós, começou a vir mais frequentemente à tona e via a boca de fora, estava a ficar cansado e aos poucos o peixe foi se aproximando, finalmente pude ver o corpo todo, era uma bom peixe.

Tinha ainda duas grandes dificuldades para ultrapassar antes de colocar aquele peixe a seco, um conjunto de rochas atravessavam-se no caminho, semi-submersas a 5 metros de mim que faziam um caneiro no qual o peixe teria que entrar pelo sitio certo e depois tinha ainda que o tirar do mar num local um pouco complicado.

Com calma e paciência lá consegui fazer o peixe entrar pelo caneiro que eu queria e trazer-lo até mim, se antes tinha sido bravo quando me viu então é que foi, mais umas cabeçadas e ainda tenta arrancar outra vez, voltei a fechar o drag e rapidamente abeirei o peixe e  meti-lhe o grip na boca, tinha conseguido quase um milagre e com um sorriso de orelha a orelha ergui no ar o meu troféu!

Era um belo robalo, media 67cm e pesava 2,8 Kg, que proporcionou uma luta fantástica em condições muito difíceis, além de proporcionar um grande teste à Shimano Aspire Seabass que se portou lindamente e passou com distinção o exame final.





Ficha Técnica:
Cana: Shimano Aspire Seabass 270H
Carreto: Shimano Twinpower Ci4 4000 SFA
Multi: Sufix 832   0,15
Mono: Seaguar Ace 0,40
Amostra: Duo Tide Minnow 175 Slim - Cor H134 - Pala Tunning lol

12 comentários:

  1. É verdade, hoje apesar de ainda estar um pouco de mar eles andavam lá, hoje ficou o Paulo Ribeiro a seco e safámos-nos nós mas ele não se pode queixar que ultimamente é só alegrias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João, a pesca é mesmo assim, umas vezes somos nós outras são os outros, o importante é ir, divertir e esperar, as recompensas acabam sempre por chegar!!!

      Eliminar
  2. Parabens pelo peixe aqui por estas bandas nem vê los grande abraço para voçês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, eles andam por ai, é preciso dar com eles, eu tenho tido sorte!!!

      Eliminar
  3. Parabens Armando,
    Vejo que continuam a dar neles e a cana na verdade parece ser muito boa. Hoje fiz uns lançamentos na ria para a experimentar e tambem umas Duo 175 ( D72;D93 e a H134 igual à que foi sabiamente alterada)que adquiri numa loja hoje de manhã em Leça, uma vez que as condições aqui não eram boas.
    Tive a oportunidade de vêr em Canidelo que as condições eram muito boas, côr da água, mar e vento.
    Já me decidi pela Aspire Seabass e o cabo está mesmo à medida (cotovelo ).
    Obrigado pelas dicas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,

      Essas duo são amostras excelentes, das minhas preferidas, principalmente a H134 que é uma cor muito produtiva, a D93 e a D72 também, os robalos que se cuidem!
      Se achou o cabo à medida então vai adorar a cana, garanto-lhe que quem não vai gostar muito é o peixe, a cana não lhes dá grande hipótese.
      A cana na minha opinião é uma das melhores para esta prática, acho que não se vai arrepender!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Obrigado Armando,

    Hoje eu e o meu habitual companheiro de Spinning, o Ricardo, fomos experimentar as novas amostras bem cedinho ~6H15 e viemos muito desiludidos pois estavam reunidas aquelas condições ( mar + vento + céu encoberto + pesqueiros OK ) excepto os Labraxs que teimam em não aparecer! Encontramos pessoal do Surf Casting e Buldo e NADA, que é aquilo que o peixe faz!
    As amostras hoje em mar mostraram-se muito boas. Lançam mais que as Flash Minnow e as Maxrap e agarram mais que as Daiwa.
    Amanhã vamos teimar lá para as areias de S Jacinto a vêr se enganamos algum. Já é tempo!
    Este ano ao Spinning ainda só tirei um choco com 1.5Kg. Está a "crise" instalada.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José,

      Para mim lançam mesmo mais que as Daiwa Saltiga, então com vento não dão qualquer hipotese, são grandes amostras,pena custarem tanto mas acho que ainda têm uma mais valia, o nadar das DTM não as deixa prender tanto nas rochas, o que é uma enorme vantagem, também ai á frente de todas as outras, até agora só se comparam com elas as storm seabass thunder minnow 14.

      Não sei o tempo que tem de spinning mas o inicio é sempre difícil, há mesmo que fazer uma travessia do deserto à procura da nossa forma de apanhar o robalo, à procura dos pesqueiros que nos respondem, até que um dia se começa a fazer luz e se descobre, é isso que esta pesca tem de bom!!!

      Um abraço!!!

      Eliminar
  5. Parabens Armando.
    Buen relato e bonita lubina.
    Nunca e probado un equipo ligero. Tuvo que ser una gozada la lucha con ese robalo
    Un saludo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas David,

      Podes crer que é um gozo dos grandes tirar um robalo com material ligeiro, tens que experimentar um dia!!

      Saludos!

      Eliminar
  6. Boas Armando ;)

    Gostei do relato , muito bem detalhado e com um belo peixe...desse porte às vezes são os que dão mais trabalho!Estou a ver que eles ainda apresentam muita actividade aí para os vossos lados...continuem a dar neles !

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,

      Este deu mesmo muito trabalho, mas foi um gozo que não dá para esquecer!!!

      Por aqui felizmente eles ainda estão activos, que o tempo permita e voltamos a eles!

      Um abraço!

      Eliminar