Seguidores

2012/03/06

Salmão do Rio Minho de 5 Kg

Foi divulgado pelo site espanhol "Turismo en Portugal" (turismoenportugal.blogspot.com) a captura de um grande exemplar de salmão no Rio Minho.

A captura foi realizada por um pescador espanhol na zona de Monção, o salmão capturado pesava cerca de 5 kg e media 90 cm, sem duvida um grande troféu este salmão do atlântico mas desconhece-se com que técnica foi pescado.


Pela imagem disponível parece-nos tratar-se de um exemplar já bastante evoluído, de grande valor para reprodução, mas desconhecemos se o Salmão foi libertado ou não.

Vamos pensar que sim, vamos pensar que a consciência deste pescador libertou este magnifico exemplar, isso sim seria uma grande captura pois a foto está ai para a posterioridade e o Salmão continuaria a reproduzir no rio Minho, potenciando o desenvolvimento do Salmão do Atlântico neste paraíso salmonideo Português que só não é um dos melhores rios salmonideos da Europa porque no passado quer as autoridades portuguesas quer espanholas não o souberam preservar. 

Felizmente nos últimos anos tem se vindo a desenvolver um grande trabalho quer pelas autoridades nacionais quer espanholas para devolver o Salmão ao Minho, esperemos que resulte e que estes belos peixes continuem a aparecer nas águas do rio Minho!

Mas não quero terminar sem deixar aqui um apelo, é certo que pescar um troféu destes é uma grande alegria para qualquer pescador, mesmo uma grande emoção, no entanto emoção maior será libertar um peixe destes, sabendo que tivemos o nosso momento com este magnifico peixe mas tivemos a capacidade de não o sacrificar, ajudando à preservação da sua espécie nas águas do Minho, sem nunca esquecermos que devemos pescar e libertar hoje para os nosso filhos o poderem fazer amanhã, a fotografia é a melhor forma de levar o peixe para casa!

Armando Sousa

2 comentários:

  1. Boas Armando,

    Não sabia que tinhas um blog, está muito apelativo, vou seguir atentamente, um abraço e a ver se marcamos uma pescaria.

    JP

    ResponderEliminar
  2. Olá João,

    Ainda está tudo muito fresco, a ideia surgiu no ano passado e em Janeiro nasceu, isto não dá para parar lol, mas espero sinceramente contribuir positivamente para a pesca ao spinning!!!

    Um abraço,

    Armando

    ResponderEliminar