Seguidores

2012/03/29

Há dias assim, Robalo de 4Kg

Há dias que saímos para pescar e por momentos pensamos "tão bem estava eu a dormir", principalmente quando chegamos ao mar e nos deparamos com condições difíceis para o spinning.

Hoje foi uma manhã assim, tinha combinado com o meu amigo João ir fazer uma pesquinha de manhã no tempo que havia livre e assim foi, encontramo-nos como de costume bem cedo e ás 7h já pescávamos, mas com condições de mar muito difíceis, maré cheia, ondulação de 1.5, mar forte e bem batido fazia-nos stressar sempre que nos aproximávamos mais para pescar!

Segurança acima de tudo e sem se conseguir muito pescar foi-se passando o tempo sem grandes resultados, o mar estava assim.



O tempo passou e o João teve que ir embora, fiquei só com aquele cenário pela frente, caminhando pedra fora em busca de uma zona onde pudesse estar mais tranquilo, e curiosamente onde o mar estava a bater mais descobri que escondia uma zona mais protegida onde se podia fazer uns lançamentos tranquilamente.

A zona parecia-me funda mas fazia um grande espumeiro, decidi colocar um vinil e tentar a minha sorte!

Tinha na noite anterior preparado mais uma invenção, resultado de experiências anteriores, depois de comprar um vinil Storm Ultra Eel e o ter experimentado não gostei muito do cabeçote e ontem á noite fiz um mix entre o cabeçote da Savagear Sandeel e o corpo da Storm Ultra Eel 18cm na cor AYU, que me agradou bastante, mas por achar um pouco comprido cortei-o 1.5cm e coloquei no cabeçote da Savegear.

Foi este o Mix que coloquei na ponta da linha, comecei a lançar com uma animação dente de serra mais agressiva e depois fiz a mesma animação mas com uma cadência mais lenta, e numa das vezes depois do Mix afundar levanto a cana levo uma valente pancada, parecia pedra mas eu sabia que ali era impossível ser pedra e ferrei, logo de seguida a pedra mandou quatro cabeçadas bem fortes e ZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz  o carreto começou a debitar fio e a acusar quem estava lá em baixo!!!

Era um valente robalo que estava ferrado na ponta da linha, foi uma sensação incrível sentir de imediato tanta força, o robalo arrancou mar dentro como um comboio sem paragem aparente, o drag bem regulado lá cantava o fado do ZZZZzzzzzz que tanto gostamos e fui apertando o drag a ver se abrandava a besta, mas era forte e não queria parar!!!

Já me começava a preocupar com o fim da linha, aperto mais um pouco o drag, consigo abrandar o comboio e começo a recolher, a speedmaster seabass dobrava toda e aguentava as investidas do bicho, ele dava cabeçada atrás de cabeçada sem se cansar, a luta era espectacular e eu sabia que tinha ferrado um bom peixe!!!!!

Fui recolhendo fio até que consegui ver o peixe, estava ainda a cerca de 50 m veio á tona e bateu-se mais um pouco, eu mantive sempre a cana em tensão e fui recolhendo a linha, com muita calma fui trabalhando o bicho mas ele não se rendia e volta a pirar-se mar dentro, mais uma arrancada, o drag no limite e ele levava linha e dava mais umas cabeçadas, continuei a trabalhar aquele valente lutador e finalmente consegui aproximá-lo mais, já estava a cerca de 10 metros e agora o problema era como o tirar da água...

As ondas ainda batiam forte e numa vaga maior ele volta a arrancar, “…meu deus mas quanta força tem este gajo??????..." pensei eu, nova luta muitas cabeçadas e com muita paciência lá veio ele, estava bem ferrado mas temia que toda a luta pudesse fragilizar a boca e perder o peixe, com muita calma mantive o robalo á minha frente alguns segundos e esperei por uma onda mais forte, a mais de 3 metros de altura era impossível tirar aquele bicho a peso da água.

Ele já dava sinais de cansaço e para minha sorte veio um set de ondas mais fortes que iam bater forte e chegavam quase aos meus pés, numa primeira coloquei o peixe sobre umas pedras, aguentei a água e na segunda onda levantei-o bem até ás pedras á minha esquerda e lá ficou, estava a seco e tinha conseguido ganhar aquele combate com tão nobre lutador, não cabia em mim de contente, pelo barrote que tinha á minha frente e pela adrenalina de toda a luta que tinha terminado a meu favor depois de durar um bom tempo!!!



Media 76cm e pesava 4,1 Kg era um macho, o esperma ainda escorria da barriga e além do mais era o meu novo recorde de robalo ao spinning, afinal ficar a dormir é que não dá peixe de certeza!



Ficha técnica:

Cana: Shimano Speedmaster Seabass 300H+
Carreto: Shimano Twinpower 4000 Ci4
Multi: Berkley Fireline XDS 0,19
Mono: Berkley Vanish 0,41
Amostra: Cabeçote Savagear Sandeel 29g
    Vinil Storm Ultra Eel 18cm (Cortado para 16,5cm)


Armando Sousa

14 comentários:

  1. Parabéns amigo... aqui está um belo exemplo de insistencia e dedicação pela pesca. Sempre te disse o depois do primeiro tudo se torma mais facil.
    Em relação á Ultra Eel, curiosamente também já tinha pensado em cortar um bocado.
    Abraço

    P.S. sabado há mais, o João Pinho tem que ter lugar para uma foto no teu blog, só falta mesmo a captura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo, foi muito tempo realmente agradar, agora este mês de Março tem sido um vê se te avias, eles não param de sair,ainda bem que assim é, à que aproveitar!!!!

      Eu achei que a ultra eel ficava mais natural um pouco mais curta, se foi disso ou não não sei, o que é certo é que resultou, e que gosto deu tirar o peixe com o meu mix savagear/storm!!!!

      Quanto a Sábado o João se for vai tirar peixe porque eu só vou falar com ele, contigo só vou abrir a boca para dizer bom dia se não lá se vai o peixe eh eh eh!!!!

      Eliminar
    2. Depois de ter ferrado peixe onde tiras-te este monstro de 4,1kg, quero mais um vez te felicitar. Conseguis-te meter a seco um grande peixe num spot extremamente complicado, e isso só os grandes pescadores o conseguem, parabéns novamente.

      Eliminar
  2. Parabéns Armando, pena a obrigaão ter chamado por mim e eu ter de te deixar mas se ficasse ainda apanhava eu o peixe de maneira que ainda bem que vim embora. :-)

    Tou para ver quando quebro o jejum. E tem de ser um cabeçudo para ser digno de ir para o blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, sábado se puderes ir vais ver que canta para ti dessa vez, à que ter fézada e acreditar, eles andam lá!!!!

      Eliminar
    2. Hum não me parece mas a ver vamos, jaá andei mais entusiasmado com isto do que ando.

      Eliminar
  3. Parabéns é um excelente peixe. Fico feliz por ti Armando. Um araço e força a dar neles.
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, vontade não falta para dar neles, um abraço!!!

      Eliminar
  4. Belo peixão, parabéns!
    É com esta boa gente que se aprende. Quando for grande tb quero um desses!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Paulo não brinques comigo lol

    Eu quando for grande quero fazer mergulho e embarcada como tu eh eh eh eh

    Um abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. Faltava eu dar-te os Parabéns.

    Foi um excelente peixe num dia difícil.

    Por vezes é mesmo no final do dia que eles entram e anda um gajo a levantar-se de madrugada, hoje andei por lá tal como o Paulo e muitos outros e foi mesmo nos últimos lançamentos que tirei 2 de Kg mas como sou esperto á brava levei a câmara e não levei o cartão de memória... Inteligente :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Joao Pinto, obrigado pelo teu comentári!!!

      Hoje também me levantei cedinho e estive por lá mas não tive a mesma sorte, vamos ver como é com as próximas jornadas!!!

      Eliminar
  7. Que belo exemplar Armando! Custa muito levantar cedo mas momentos como este certamente fazem esquecer a nossa cama !

    Muitos parabéns pela captura e pelo novo record!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. ola bom peixe parabens

    ResponderEliminar